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Notícias do Estágio (atualizado em 18/06/2020)

Caros(as) alunos(as), 

  1. Está suspenso o atendimento presencial no setor. Todas as solicitações e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: . Todos os e-mails serão respondidos regularmente no mesmo prazo que já adotamos normalmente no atendimento presencial.
  2. Para assinatura de contrato remunerado de estágio, proceder conforme orientações contidas na aba “Estágio não obrigatório”.
  3. A emissão de termos de Residência Pedagógica e Estágio Curricular de Ciências Sociais está suspensa enquanto durar a suspensão das aulas. 
  4. Esta notícia e as futuras divulgações que se fizerem necessárias serão publicadas aqui na página do Estágio. 

Guarulhos, 25 de março de 2020.

Setor de Estágio.

Estágio não obrigatório

Orientações para assinatura de documentos de Estágio Remunerado (estágio não obrigatório)

 

Há duas possibilidades para efetivação da assinatura institucional da Direção Acadêmica EFLCH:

 

1. Contratos com Agentes de Integração

  • Nube: utiliza a plataforma AssineBem para assinatura digital dos documentos de estágio.
  • Companhia de Estágios: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.
  • CIEE: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.

Os Agentes de Integração possuem as orientações necessárias para validar o contrato e coletar a assinatura no campus Guarulhos.

 

2. Contratos Diretos (Convênio direto entre Empresa e UNIFESP)

Os documentos de estágio no modelo da Unifesp serão assinados na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Para isso, o discente deverá seguir os seguintes passos:

a) Preencher o formulário de pré-cadastro para estágios: clique aqui 

b) Após preencher a planilha, enviar o contrato de estágio digitalizado (devidamente assinado pelo estudante e pela empresa) para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

c) Após enviar o e-mail, o estudante e a pessoa responsável pela assinatura do contrato da empresa deverão solicitar acesso externo ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Unifesp por meio do link: clique aqui 

  • É fundamental que os dados pessoais do(a) discente estejam corretos e que seja fornecido um e-mail válido. 
  • O acesso externo precisa de validação. Após o cadastro, aguarde o e-mail informando que seu cadastro foi validado.
  • O e-mail recebido terá um texto similar ao que aparece na imagem abaixo:

 

print estágio final

 Observações sobre os documentos a serem providenciados:

  • Para estudantes: como seus dados já constam como estudante da UNIFESP, não é necessário fornecer os documentos listados.
  • Para empresas: basta enviar uma digitalização simples dos documentos listados dos responsáveis pela assinatura do contrato para o e-mails informado (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) em resposta ao e-mail recebido anteriormente, conforme imagem acima.

d) Após cumprir o passo c, empresa e estudante deverão aguardar notificação por e-mail do setor de Estágios para assinatura eletrônica da documentação.

e) Para assinar, cada uma das partes cadastradas (discente e responsável pela assinatura do contrato) deverá acessar este link com o usuário e senha e selecionar o documento de assinatura. Depois, clicar no ícone e digitar a mesma senha de acesso do sistema SEI.

f) Após assinatura das partes externas, o documento será liberado para a assinatura da Direção Acadêmica.

g) Encerrada a fase de assinatura pela Direção Acadêmica, o setor de Estágios encaminhará ao discente a via da documentação assinada eletronicamente, contendo validação digital, que deverá ser encaminhada por ele à empresa.

 

RESUMO ESQUEMÁTICO DO FLUXO DO PROCESSO DE ESTÁGIO

esquema estagio

 

Pedagogia

O Programa de Residência Pedagógica é um programa inovador de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Unifesp, para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. Sua inovação baseia-se na participação sistemática de grupos de graduandos – os Residentes –, em práticas pedagógicas nas escolas públicas de Educação Básica, por tempo determinado.

As atividades de Residência foram concebidas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas. É intenção do PRP proporcionar experiências significativas para a formação teórico-prática dos graduandos, articulando a formação inicial e continuada, desenvolvendo a gestão democrática e o trabalho coletivo com compromisso social, ético, político e técnico do futuro profissional em Educação, além de contribuir para a superação da distância entre teoria e prática, usualmente, presente na formação desses profissionais. 

O PRP está organizado em dois grandes blocos: docência e gestão educacional. Os graduandos realizam a Residência em Docência nas seguintes etapas da Educação Básica: 

  • Educação Infantil (EI): compreende experiências em creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas, que atendem crianças de 4 e 5 anos;  
  • Ensino Fundamental (EF): compreende os anos iniciais (do 1º ao 5º ano);
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): compreende a alfabetização e os anos iniciais do EF;
  • Gestão Educacional: abrange outras etapas e modalidades e também ambientes de gestão centrais nas administrações públicas: Educação Infantil (EI); Ensino Fundamental (EF); Ensino Médio (EM); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Profissional Técnica (EPT) e Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação.

Termo de compromisso Residência Pedagógica:

Para a solicitação do termo de compromisso de Residência Pedagógica, o estudante deverá:

  1. Preencher o formulário: clique aqui
  2. Retirar o termo (sala 36 - Prédio Arco). Prazo para retirada: 5 dias úteis após o preenchimento do formulário.

Documentação do Estágio em Pedagogia: