Desinformação

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O fenômeno:

desinformacao

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Desinformação: Ação ou efeito de desinformar. Informação inverídica ou errada que é divulgada com o objetivo de induzir em erro. [Fim da descrição]

 

O contexto:

pos verdade

 Fonte: Dicio

[Descrição do cartaz] Pós-verdade: Conjunto de fatos ou informações que, sem fundamento e propagados de maneira repetitiva, são tidos como verdadeiros. Contexto em que se desvaloriza a verdade objetiva, comprovada pelos fatos, aceitando qualquer discurso como correto. [Fim da descrição]

 

Como identificar notícias falsas:

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Fonte: IFLA 

[Descrição do cartaz] Como identificar notícias falsas. CONSIDERE A FONTE. Clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato. LEIA MAIS Títulos chamam a atenção para obter cliques. Qual é a história completa? VERIFIQUE O AUTOR. Faça uma breve pesquisa sobre o autor. Ele é confiável? Ele existe mesmo? FONTES DE APOIO? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história. VERIFIQUE A DATA. Repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente. ISSO É UMA PIADA? Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor. É PRECONCEITO? Avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento. CONSULTE ESPECIALISTAS. Pergunte a um bibliotecário ou consulte um site de verificação gratuito. Tradução: Denise Cunha. [Fim da descrição]

 

Guia para avaliar Fontes de Informação:

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Fonte: Turnitin

[Descrição do cartaz] Guia para avaliar fontes de informação. Origem: De onde é esta fonte de informação? Para fontes digitais: Qual é o domínio? .com, .co, .org, .gov, .net? Para fontes impressas: Quem publicou? Foi uma editora, universidade, ou outra fonte reconhecida? A fonte é primária ou secundária? Autor: Quem é o autor da fonte de informação? Quão qualificado é o autor para escrever sobre este tema? O autor é patrocinado por uma organização? Objetivo: Qual é o objetivo desta fonte de informação? Qual é o público-alvo? Por que este conteúdo foi redigido? Para informar? Para opinar? Para entretenimento? Para persuadir? Para vender algo? Perspectiva: Com que intenção este conteúdo foi escrito? Qual é o ponto de vista do autor? Qual é o tom da redação? O texto é tendencioso ou imparcial? Parece haver alguma intenção por trás?Qualidade acadêmica: Qual é o rigor acadêmico da fonte de informação? O conteúdo está apoiado por evidências? Existem referências a outros trabalhos? O autor cita fontes bibliográficas confiáveis? A informação foi revisada por pares? Relevância: Quão relevante é a fonte de informação? Quando o conteúdo foi publicado? Quão atual é a fonte de informação e/ou quando foi atualizada pela última vez? A fonte atende às necessidades da sua tarefa? A tarefa requer uma visão geral ou algo específico? A tarefa requer fontes primárias? — 2021 Tumitin, LLC. Todos os direitos reservados. [Fim da descrição]

 

Melhores dicas para navegar na infodemia:

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Fonte: OMS

[Descrição do cartaz] Melhores dicas para navegar na infodemia. 1. Avalie a fonte. Quem compartilhou a informação com você e de onde ela foi obtida? Mesmo que sejam amigos ou família, você ainda precisa examinar sua fonte. 2. Vá além das manchetes. As manchetes podem ser  intencionalmente sensacionalistas ou provocativas 3. Identifique o auto. Pesquise o nome dos autores online para ver se eles são reais ou confiáveis. 4. Verifique a data. É atualizada e relevante para os eventos atuais? Uma manchete, imagem ou estatística foi usada fora de contexto?  5. Examine as evidências de suporte. Histórias confiáveis confirmam suas  reivindicações com fatos  6. Verifique seus vieses.  Avalie se seus próprios vieses podem estar afetando seu julgamento  naquilo que é ou não é confiável 7. Use verificadores de fatos. Consulte organizações confiáveis de verificação de fatos, como a International Fact-Checking Network e os meios de comunicação globais focados em desmascarar a desinformação. [Fim da descrição]

 

Guia de como identificar notícias falsas:

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Fonte: BBC

[Descrição do cartaz] Guia de como identificar notícias falsas (antes de mandar para o grupo de família ). Leia a notícia inteira, não apenas o título. Investigue a fonte. Se for uma corrente sem autoria, desconfie e, de preferência, não compartilhe. Se houver nome de autor ou veículo, pesquise em um buscador como o Google ou Bing.Digite o título em um buscador. Se for verdadeira, é provável que outros veículos de imprensa estejam reproduzindo. Se for falsa, pode ser que veículos de checagem já tenham identificado o boato. Pesquise também os fatos e números citados. Verifique o contexto, como a data de publicação. Divulgar uma notícia bem antiga também é um tipo de desinformação. Pergunte para quem te mandou a notícia de quem recebeu e se conseguiu verificar a informação. Investigue a imagem em um buscador. Se recebeu uma foto, salve-a em seu computador e carregue em https://images.google.com ou em outro buscador. Verificar em que outros sites ela foi publicada pode dar pistas de sua veracidade. Desconfie de áudios. Tente resumir o áudio e buscar por suas palavras-chave no Google. [Fim da descrição]

 

Para saber mais:

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