Missa dos Quilombos, com Pedro Marques

Evento Missa dos Quilombos

Dia 29 de julho próximo, quinta-feira, às 17h, o projeto Texto e Contexto realiza mais um bate-papo sobre cultura e literatura africana e suas diásporas.


Neste encontro, conversamos com o professor, músico e poeta Pedro Marques. O tema será a Missa dos Quilombos, de autoria de Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra e música de Milton Nascimento, lançada em álbum em 1982. A ideia é destacar a importância dessa missa e do álbum para a compreensão das relações da música e da cultura brasileira com a religiosidade e as culturas de matriz africana, assim como sua relação com a herança colonial e escravista. Também está nos planos discutir como a celebração dessa missa e sua gravação se comunicam com a concepção de outras obras do gênero, como a Missa Luba (1958), do frei belga Guido Haazen, montada a partir de canções populares do Congo.

Pedro Marques é professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras da EFLCH-Unifesp/Guarulhos. Desenvolve pesquisas voltadas principalmente para a composição e apreciação de poesia, com frequente incursões pelos estudos da música e da canção.

A duração do evento será de 2h, com exposições, debate e perguntas dos participantes.

Participe! Divulgue!


Inscrições via SIEX:
https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/

Informações:
https://www.instagram.com/projtextoecontexto/
https://www.facebook.com/projtextoecontexto

[Descrição da imagem]

Cartaz em fundo bordô, com desenho de três rapazes negros vestidos com roupas africanas, orando, sobre fundo verde oliva. O título do evento está escrito em branco, em formato circular e distribuído em torno ao desenho, formando uma espécie de templo, com o topo em formato de abóboda. O texto diz:

DISCUSSÃO – MISSA DOS QUILOMBOS E MISSAS NEGRAS
29 de Julho de 2021, às 17 horas

REALIZAÇÃO: PROJETO TEXTO E CONTEXTO
CONVIDADO: Prof. Pedro Marques

Logo em baixo, há uma foto pequena, também em formato de templo. Na foto, está o professor Pedro Marques, um homem de pele clara, cabelo bem curto, preto, e barba grisalha. Veste uma camisa branca e calça jeans. Ele está sentado em frente a duas estantes de livros.

Mais abaixo, ao fim da página, pode se ler, também em branco:

Inscrições pelo Siex.
Informações:
Instagram — @projtextoecontexto
Facebook — /projtextoecontexto

Ao lado direito destas informações tem uma pequena bandeira com três listras horizontais, nas cores vermelho, preto e verde-oliva.