Curso: O Estrangeiro em Freud e Walter Benjamin - Cátedra Edward Saïd

curso_walter_benjamin.jpeg

No curso com a Profª. Drª. Alessandra Affortunati Martins, a articulação de Freud com Benjamin visará aprofundar o caráter estrangeiro inerente à linguagem da tradução e o lugar em que o estrangeiro se situa, o limiar. Diferente da noção de fronteira, simples divisória identitária entre dois territórios distintos, Benjamin amplia e concede densidade a um lugar de passagem. Analisaremos como desse suposto “não-lugar” nascem outrasformas estéticas e éticas. A partir da análise de alguns textos de Walter Benjamin sobre fascismo e modernidade será possível elucidar a vivacidade dos debates anticolonialistas e não-identitários mencionados e observar os meandros da clínica psicanalítica e da política contemporânea, pautada em aspectos identitários de sujeitos suplantados pela lógica unívoca da mercadoria.

Autores de referência: Freud e Walter Benjamin

Objetivos: Apresentar alguns conceitos fundamentais da filosofia de Walter Benjamin e da psicanálise de Freud em sua interconexão e relacionar aspectos das décadas de 1920-30 da Europa com questões tratadas na contemporaneidade.

Metodologia: Aulas expositivas, apresentação de materiais audiovisuais e discussões em aula.

Justificativa: O curso traz questões de outros tempos e espaços que mostram outras camadas de nosso presente, ampliando o repertório para interpretação do contexto contemporâneo.

Avaliação: Presença nas aulas, participação, entrega de material exigido para algumas aulas (preparação de leituras e questões).

Plataforma: Goggle Meet

As inscrições vão até 1º de agosto, inscreva-se em: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=1&code=20349