Céu de Marias: Autoras do século XVII

Captura_de_Tela_2021-05-31_as_13.47.13.png

As inscrições seguem até o dia 18 de julho

Céu de Marias: autoras do século XVII é uma proposta de leitura conjunta de poemas de três autoras seiscentistas: Maria do Céu (1658-1753?), Violante do Céu (1601-1693) e Maria de Mesquita Pimentel (1586-1663?) que são pouco conhecidas e menos lidas. A ideia é adentrar no universo mimético de suas produções poéticas de modo direto e prazeroso pela leitura comentada de alguns poemas escolhidos em sua obra.

A jornada compõe-se de três sessões em dias diversos, com duração de duas horas cada, nas quais as pesquisadoras Ana Maria Côrtes e Tamires Barbosa e a professora Maria Carvalho apresentam brevemente a autora e mostram em tela poemas que serão lidos e interpretados em conjunto com o auditório (virtual). Após a leitura e interpretação conjunta, haverá também o debate com o auditório online.

 

As datas das sessões serão:

20 de julho: poesia de Maria de Mesquita Pimentel

27 de julho: poesia de Violante do Céu

05 de agosto: poesia de Maria do Céu

Horário recorrente: das 17h30 às 19h.

 

Faça sua inscrição em: https://sistemas.unifesp.br/acad/proec-siex/index.php?page=INS&acao=2&code=19709

 

Este evento é uma atividade acadêmica do Grupo de Pesquisa CNPQ "Lírica de agudeza". Transmissão pelo Google meeting.

 

[Descrição do Cartaz]

Em fundo azul royal, se lê centralizado em letras brancas: "Céu de Marias: autoras do Século XVII". Em letra menores e abaixo: "Maria do Céu, Violante do Céu e Maria de Mesquista Pimentel. Abaixo e em letras um pouco menores: "Dias 20, 27 de julho e 5 de agosto, das 17h30 às 19h - Inscrições via SIEX"

Ao centro uma obra pintada sobre azulejo, de um vaso nas cores laranja e azul, com duas aves uma em cada lado do vaso. Dentro do vaso um arranjo de flores e folhagens. As tonalidades de toda a pintura são laranjas e azuis. O azulejo é branco.

Ao fim do cartaz o logo do Grupo de Estudos Lírica de Agudeza; da CNPq; o nome da Unifesp e um QR Code que leva a site para se inscrever.