Fórum da Almanack (2020-2021) nos quais a "Independência na América"

42166c88 2ba1 4d16 af7b 6f0b8dc6cf21

[descrição do cartaz 1 texto branco sobre fundo vermelho e livros sobrepostos Revista Almanack convida para o FÓRUM "Independências, guerras e geografias do Estado na América no Século XIX (2020-2021)"

14 de outubro, às 10 horas (BR)
Ivana Frasquet (Universidade de Valencia, Espanha) El Trienio Liberal en México
João Pimenta (USP, Brasil) O Brasil e as Independências da América entre 1820 e 1822

ec1a8d29 0eb4 4439 b6b2 55c719ecc95e

[descrição do cartaz 2 texto branco sobre fundo vermelho e livros sobrepostos Revista Almanack convida para o FÓRUM "Independências, guerras e geografias do Estado na América no Século XIX (2020-2021)"
15 de outubro, às 10 horas (BR)
Luis Miguel Glave Testino (El Colegio de América, Universidad Pablo de Olavide, Espanha)  Definiendo nuevos espacios o la larga marcha hacia la creación y emancipación de Bolivia
Vitor Peralta (CSIC, Espanha Los tres escenarios externos de la independencia peruana 1810-1826

Nos próximos anos, vários espaços na América Latina irão comemorar 200 anos de suas independências. Para refletir sobre o momento histórico do espaço americano escolhemos três eixos para debate. O primeiro é político e nos coloca na ordem dos acontecimentos: a declaração de independência. Para melhor compreender o que aconteceu, é também necessário compreender a guerra de uma perspectiva social, um cenário que mobilizou os homens e construiu identidades ao longo do século XIX. Finalmente a guerra, como um vetor de politização, explica a construção e consolidação dos estados nacionais ao fim do oitocentos. São estes os temas que discutiremos nos encontros do próximo Fórum da Almanack (2020-2021) nos quais a "Independência na América" será recordada. O primeiro eixo, "A independência na década de 1820", ocorrerá entre os dias 14 e 15 de outubro às 10 da manhã. (hora de Brasília).