último dia antes do fim.

Cara unifesp,
último dia antes do fim.
Hora também de fazer a sua contribuição para o fim (últimos dias para doações: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/producao-do-fim)
Tenhamos todos um bom fim

1

Descrição da imagem: visualização de cartas do jogo supertrunfo do fim, a ser usado na intervenção Fim

2

Descrição da imagem:um verso de Manuel António Pina, dentro de um quadrado preto de Maliévitch; lê-se "e a minha voz, agora silenciosa porque nestes tempos / fala-se de mais são tempos de poucas palavras"

Miniproposição de Fim

Retomando procedimentos desenvolvidos e já testados em experiências anteriores de pesquisa, formação artística, deformação acadêmica e perturbação de situações e de passantes, o Grupo de Estudos de Deriva pretende, em sua nova intervenção/performance, transtornar o fim do semestre para materializar medos de um certo fim: o fim da forma de vida (como "Lebensform" mas também — por que não? — como "Lebensstil") do acadêmico de humanidades, literatura e artes — algo possível de ser imaginado quando se considera, a partir de evidências diversas, a emergência de uma mentalidade protofascista e moralista majoritária, que chega agora ao poder muito desconfiada, com alguma razão, das práticas de liberdade e de autopoiesis necessárias para ensino, pesquisa e extensão em humanas dignos desses nomes. Não se trata apenas de um risco para a instituição acadêmica, o que parece óbvio desde já, mas também para as formas de vida que a atravessam e a alimentam.

Seguindo os propósitos gerais do Grupo de incentivar descompromissadamente a errância e o dissenso intelectuais na instituição acadêmica onde atua, os objetivos específicos de "Fim" são imunizatórios e (auto)críticos e, assim, justificáveis a partir de pressupostos teóricos sobre a experiência estética do trágico, cruzados com a teoria situacionista da criação e da perturbação de situações. Diante do maior dos medos, o medo da extinção, propõe-se não a fuga, mas a própria criação controlada da extinção, para que um enfrentamento se dê numa espécie de tragédia situacional encenada, performada e performativizada.

Nos três dias de intervenção, pretende-se materializar e explicitar tanto o fim temido quanto a fragilidade daqueles que o temem, também incapazes de ter impedido seus preâmbulos eleitorais mais recentes. "Fim" consiste em um conjunto de ações (v. abaixo) na Unifesp/Guarulhos que ocorrerão nos dias 4, 5 e 6 dezembro. As ações (performáticas e/ou cênicas) acontecerão sobretudo (mas não apenas) das 17h às 20h horas, no espaço chamado aquário (as ruínas transparentes de uma livraria que nunca existiu). Ali, material coletado nas redes sociais entre o primeiro e o segundo turno das últimas eleições presidenciais serão oralizados e gameficados. A intervenção se encerrará com a literalização, ainda que em tinta, da extinção e do fim possíveis de serem imaginados e agora muito temidos. Os espectadores atestarão sua presença e participação por meio de um jogo proposto em uma das ações, o que significa que a audiência terá seu testemunho do fim oficialmente certificado, de acordo com o grau de participação nele.

▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎ ▪︎

▪︎ grupo de estudos da deriva ▪︎
▪︎ (e sua fantástica fábrica de acting outs) ▪︎
▪︎ convida o campus todo para ▪︎