as Áfricas

É com imensa satisfação que divulgamos o link de acesso ao E-book “As Áfricas e suas Diásporas”.

O acesso é gratuito e deve ser realizado pela plataforma da Unifesp

Este livro é o produto de esforços coletivos ligado ao curso de pós-graduação lato sensu “As Áfricas e suas diásporas”, coordenado pela Profa. Dra. Fabiana Schleumer e o Prof. Dr. Gilberto da Silva Francisco, no âmbito da parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp).

O objetivo do curso era apresentar aos cursistas uma gama variada de reflexões sobre o continente africano e também sobre a diáspora africana, incluindo debates sobre História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea que trataram, criticamente, a experiência de populações africanas e de pessoas africanas na diáspora.

Tal temática foi abordada a partir de contribuições variadas (História, Arqueologia, Antropologia e Literatura). Dessa forma, este livro é o resultado da reunião de contribuições variadas de docentes e, majoritariamente, de cursistas, que produziram textos discutindo problemas relacionados a questões enquadradas na ampla periodização acima indicada, mobilizando debates sobre História da África, ensino, inclusão digital, práticas e manifestações culturais, religiosidade e questões étnico-raciais.

O acesso é gratuito e deve ser realizado pela plataforma da Unifesp através do seguinte link: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67033