Estágio não obrigatório

 

Orientações para assinatura de documentos de Estágio Remunerado (estágio não obrigatório)

 

* Na Universidade Federal de São Paulo, é obrigatório que a empresa contratante possua convênio de estágio vigente ou utilize os serviços de uma empresa agente de integração que possua convênio vigente com a Universidade. 

A Universidade não assina documentos com data retroativa. 

 

Há duas possibilidades para efetivação da assinatura institucional da Direção Acadêmica EFLCH:

 

1. Contratos com Agentes de Integração (autorizados a utilizar o próprio modelo de termo de compromisso)

  • Nube: utiliza a plataforma AssineBem para assinatura digital dos documentos de estágio.
  • Companhia de Estágios: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.
  • CIEE: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.

Os documentos desses agentes de integração devem ser liberados pela empresa na plataforma utilizada para assinatura da Universidade.

 

2. Contratos Diretos (Convênio direto entre Empresa e UNIFESP)

Agentes de integração que não podem utilizar o próprio modelo do termo de compromisso (modelo não analisado pela Procuradoria Federal).

Os documentos de estágio no modelo da Unifesp serão assinados na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Para isso, seguir os seguintes passos:

2.1. O(a) estudante deve preencher o formulário de pré-cadastro para estágios: clique aqui

2.2. O RH da empresa deve enviar uma via do documento de estágio em PDF devidamente assinado pelo representante da empresa e pelo estagiário(a) e uma via em WORD, editável, sem assinaturas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2.3. Após as etapas anteriores, o(a) estudante e a pessoa responsável pela assinatura do contrato da empresa deverão solicitar acesso externo ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Unifesp por meio do link: clique aqui 

  • É fundamental que os dados pessoais do(a) estudante estejam corretos e que seja fornecido um e-mail válido. 
  • O acesso externo precisa de validação. Após o cadastro, aguarde o e-mail informando que seu cadastro foi validado.
  • O acesso externo é válido para assinatura em documento/processo específico, por prazo determinado.
  • O e-mail recebido terá um texto similar ao que aparece na imagem abaixo:

 

print estágio final

 Observações sobre os documentos a serem providenciados:

  • Para estudantes: como seus dados já constam como estudante da UNIFESP, não é necessário fornecer os documentos listados.
  • Para empresas: basta enviar uma digitalização simples dos documentos listados dos responsáveis pela assinatura do contrato para o e-mail informado (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) em resposta ao e-mail recebido anteriormente, conforme imagem acima.

 

2.4. Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, o(a) estudante deverá encaminhá-lo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que o cadastro seja liberado.

2.5. Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, o(a) representante da empresa deverá encaminhá-lo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., colocando os documentos solicitados em anexo para que o cadastro seja conferido e liberado.

2.6. Para assinar, cada uma das partes cadastradas (estudante e responsável pela assinatura do contrato) deverá acessar este link com o usuário e senha e selecionar o documento de assinatura. Em seguida, clicar no ícone e digitar a mesma senha de acesso do sistema SEI.

2.7. Após assinatura das partes externas, o documento será liberado para a assinatura da Direção Acadêmica.

2.8. Encerrada a fase de assinatura pela Direção Acadêmica, estudante e empresa receberão a via da documentação assinada eletronicamente, diretamente pelo sistema SEI.

 

RESUMO ESQUEMÁTICO DO FLUXO DO PROCESSO DE ESTÁGIO

estagio fluxo

3. Prazo para realização dos trâmites até o recebimento da via assinada do contrato: 10 dias úteis.