Mariana Martins Villaça

É professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo, na área de História da América Independente, desde 2009. Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou pós-doutorado em 2009. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq "História e Historiografia das Américas (séculos XIX e XX)" e integra os Grupos CNPq "História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação" e "Cinema latino-americano". Suas pesquisas na área de História da América abarcam os seguintes temas: Tropicalismo; Arte e Política na América Latina; Política cultural, cinema e música popular em Cuba; Revolução Cubana; Nuevo Cine Latinoamericano, cinema e regime civil-militar uruguaio.

Currículo Lattes