Jorge Luiz Barcellos da Silva

Categoria: Docentes - Educação Acessos: 5374

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é professor Adjunto I do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos, responsável pelas unidades curriculares Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Geografia, Práticas Pedagógicas Programadas e participa como Professor-Preceptor no Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia; credenciado como orientador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIFESP - Linhas de pesquisa: Políticas Educacionais e Formação de Educadores); Coordenador de Área de Gestão de Processos Educacionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID/UNIFESP 2013; Coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos; integrante do: Observatório de Educação (OBEDUC Edital n 49/2012 ), Projeto : Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID; Laboratório Interdisciplinar para Formação de Educadores da UNIFESP (LIFE Edital nº 35/2012), ambos financiados pela Capes. Tem experiência na área de Educação como professor da escola básica (ensino fundamental , médio e educação de jovens e adultos), professor do ensino superior ( formação de professores e orientação de estágio em curso de licenciatura ), coordenação pedagógica de cursos de bacharelado e licenciatura, coordenação de cursos de formação ministrado para professores da educação básica, execução de projetos de formação para o magistério na educação básica e possui produção na área. Enfase de pesquisa encontra-se no Ensino de Geografia com destaque aos seguintes temas: Formação de professores e práticas curriculares, política pública de formação de professores Teorias e métodos da Geografia, História da Ciência geográfica e as trajetórias do Ensino de Geografia no Brasil. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.