Cadastro e empréstimo de livros

Cadastro para empréstimo domiciliar

Docentes, discentes e servidores da UNIFESP (Campus Guarulhos) podem se cadastrar para fazer empréstimo domiciliar.
Para os discentes, é necessário documento de identidade com foto e atestado de matrícula. O cadastro é válido para o período em que o usuário estiver vinculado à nstituição (no caso de discente, deverá estar devidamente matriculado) e deve ser renovado periodicamente. 

Empréstimos

O empréstimo de livros no autoatendimento será efetuado mediante login (usuário e senha) cadastrado na biblioteca. Qualquer outro serviço, como troca de senha, deverá ser realizado mediante apresentação de documento de identidade com foto.
O limite de empréstimos simultâneos e prazos de empréstimos são:

Categoria

Itens

Tempo de empréstimo

Docentes

7

14 dias corridos

Pós-graduandos

Graduandos

5

7 dias corridos

Funcionários

Os itens de consulta local não poderão ser emprestados, são: obras de referência; obras raras; coleção didática (selo azul); produção científica (selo vermelho); periódicos; teses e dissertações.

Renovações

Um item pode ser renovado por até 10 vezes pelo catálogo online desde que não haja reservas solicitadas por outro usuário. Excedido esse limite, o usuário deverá devolver o item à biblioteca.
É possível fazer renovações de item emprestado se o mesmo não tiver sido reservado por outro usuário. Havendo reserva de item emprestado, o sistema de gerenciamento da biblioteca bloqueia automaticamente a renovação do item, neste caso, o exemplar emprestado deve ser devolvido.

Reservas

A reserva de obras constitui um mecanismo para atender às necessidades de usuários de modo que todos tenham acesso a títulos muito demandados em quantidade insuficiente para realizar empréstimos simultâneos a todos os usuários, assim, obras em reserva não podem ser renovadas, devem ser devolvidas para atender a solicitação de outro usuário.

Obras emprestadas poderão ser reservadas caso todos os seus exemplares estejam emprestados. A reserva deverá ser feita no catálogo online.

Quando um exemplar for devolvido, ficará disponível por um dia ao primeiro usuário da lista de espera. Neste período não será permitido empréstimo para outro usuário.

Penalidades

O usuário suspenso não poderá utilizar os serviços de empréstimo, renovação ou reserva de livros. Casos sujeitos à penalidade:

  • Atraso na devolução: dois dias de suspensão para cada dia de atraso (desconsiderar dias não úteis) na devolução do item. Exemplos: se o usuário devolveu três itens, todos com três dias de atraso, será suspenso por 18 dias; Se o usuário devolver o item com 1 dia de atraso, será suspenso por 2 dias (1 dia de atraso X 2 = 2 dias de suspensão). OBS: caso haja mais de 1 item em atraso, calcular a suspensão gerada para cada item e somar os resultados para obter a suspensão geral, conforme exemplo: 3 livros em atraso, sendo o primeiro com com 1 dia de atraso, o segundo com 2 dias de atraso e o terceiro com 1 dia de atraso: 

    1º livro - 1 dia de atraso x 2 = 2 dias de suspensão
    2º livro - 2 dias de atraso x 2 = 4 dias de suspensão
    3º livro - 1 dia de atraso x 2 = 2 dias de suspensão
    Suspensão total: 1º + 2º + 3º = 2 + 4 + 2 = 8 dias de suspensão
  • EEB (Empréstimo entre Bibliotecas) entregue em atraso implica em suspensão do serviço à Comunidade EFLCH. O(a) usuário(a) que provocar esse prejuízo ficará afastado(a) pelo dobro do período de afastamento aplicado à Biblioteca EFLCH. 
     
  • Perda de chave do guarda-volumes: o usuário deverá providenciar uma nova cópia, e estará sujeito a suspensão de dois dias a cada dia sem reposição da chave;
  • Uso indevido do guarda-volumes: suspensão de dois dias;

  • Perda, roubo ou devolução de itens danificados (rasurados, rasgados, molhados) : o item deverá ser reposto por outro equivalente, definido pela direção da biblioteca. Depois da notificação, o usuário tem 30 dias para apresentar o B.O. (Boletim de Ocorrência) com descrição da obra furtada e realizar a reposição do item. Se não for reposto, ficará suspenso pelo período de atraso da devolução. Se o estudante não repuser a obra num período de 6 meses, o cadastro será cancelado e serão tomadas medidas legais por extravio/dano ao patrimônio público;

  • Em casos de suspensão por um tempo maior do que 30 dias, informe-se na biblioteca sobre penalidade alternativa.