ORCID

O ORCID fornece um identificador digital persistente (um ID de ORCID) que você possui e controla, e que o distingue de todos os outros pesquisadores. Você pode conectar seu ID com suas informações profissionais - afiliações, concessões, publicações, revisão por pares e muito mais. Você pode usar seu ID para compartilhar suas informações com outros sistemas, garantindo o reconhecimento de todas as suas contribuições, economizando tempo e aborrecimento e reduzindo o risco de erros. (ORCID, 2020)

Passo-a-passo para obter seu ORCID:

1-    Registre-se

É simples e rápido se registrar

2-    Insira seus dados

  • Resumo de sua biografia profissional
  • Formação – graduação e pós
  • Vínculos empregatícios e/ou institucionais, antigos e atuais
  • Trabalhos de sua autoria
  • Bolsas de financiamento recebidas (Habilite a integração com milhares de agências de fomento para garantir a atualização automática de seus projetos financiados em seu ORCID.)
  • Habilite a integração com outros identificadores como o Crossref DOI, ResearcherID, Redalyc iD e Scopus iD
  • Importe seus trabalhos do Google Scholar para o seu Registro ORCID

3-    Use seu ORCID

  • Ao submeter artigos para revistas nacionais e internacionais
  • Em solicitações de financiamento
  • Para garantir que receba os créditos pelos seus trabalhos

Integre seu ORCID ao Currículo Lattes:

1-      Selecione no menu principal o campo “Dados gerais”

2-      Em seguida, selecione a opção “Identificação”

3-      Por fim, clique no item “Outros identificadores”

4-      Insira seu login e senha do ORCID e aguarde a validação da sua conta

5-      Após isso, autorize o CNPq o acesso ao seu ORCID e salve


REFERÊNCIAS

ORCID. For researchers. 2020. Disponível em: https://orcid.org/. Acesso em: 27 nov. 2020.

NETO, João Arlindo. ORCID no Lattes: ele voltou. 30 ago. 2019. Instagram: @lattes.curriculo. Disponivel em: https://www.instagram.com/p/B1yZJp4giAg/. Acesso em: 27 nov. 2020.

Google acadêmico

google academico capa

O Google Acadêmico é uma plataforma de pesquisa de literatura acadêmica.

A plataforma inclui livros, periódicos, artigos de conferência, pré-prints, teses e dissertações, resumos, relatórios técnicos e outras literaturas acadêmicas, entre elas, pareceres de tribunais, patentes e páginas HTML.

É possível filtrar os resultados de busca por data, relevância e idioma. E, se necessário, realizar uma pesquisa avançada, com mais opções de refinamento de busca.

Ao criar alerta, o usuário ou usuária passa a receber, por e-mail, novos resultados de busca relacionados ao termo de pesquisa de seu interesse.

A opção meu perfil, além de trazer visibilidade, permite ao pesquisador ou pesquisadora acompanhar as citações de seus artigos no Google Acadêmico.

Para salvar um artigo, basta clicar no ícone de estrela logo abaixo do resultado da pesquisa. Eles será enviado para Minha biblioteca, onde ficarão salvos todos os documentos marcados com estrela.

Por fim, métricas traz as principais publicações no Google Acadêmico, de acordo com o índice H. É possível filtrar por categorias (área do conhecimento) e idioma.

Comece a usar o Google Acadêmico

Redes sociais acadêmicas

As redes sociais acadêmicas são plataformas digitais que promovem redes de comunicação entre indivíduos direta ou indiretamente envolvidos com o universo acadêmico. Por meio delas, é possível:

  • Divulgar trabalhos científicos
  • Acessar trabalhos de outros pesquisadores
  • Contribuir para o movimento de acesso aberto na ciência
  • Promover divulgação e popularização científica
  • Aumentar a visibilidade de pesquisas acadêmicas
  • Aumentar a probabilidade de ser citado(a)
  • Produzir e acessar publicações relevantes
  • Receber feedbacks de membros da rede
  • Criar redes de relacionamento entre pares
  • Se manter atualizado acerca de sua área de atuação

RSA

ResearchGate e Academia.Edu são algumas das principais redes sociais acadêmicas.

Tutorial “Como usar o ResearchGate: o Facebook dos pesquisadores”

Tutorial “Como acessar a plataforma Academia.Edu”

Currículo Lattes

c lattes

O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país e do exterior, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia. (PLATAFORMA LATTES, 2020)

Devido a elevada quantidade de informações e campos de preenchimento, é comum que pesquisadores e pesquisadoras relatem dificuldades no gerenciamento de seus currículos Lattes. Frequentemente, são ministrados cursos, aulas e treinamentos acerca deste tema.

Neste sentido, a Biblioteca EFLCH recomenda o trabalho do Professor Dr. João Arlindo Neto, da UEL. Em seu Instagram, @lattes.curriculo, é possível encontrar inúmeras dicas para criação, preenchimento, atualização e correção do Currículo Lattes. Assista, também, ao treinamento completo “Como preencher o currículo Lattes”, ministrado pelo professor João Arlindo.

Em caso de dúvidas ou dificuldades quanto ao preenchimento do Currículo Lattes, você também pode contar com o apoio da Biblioteca EFLCH. Basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


REFERÊNCIA

PLATAFORMA Lattes. Sobre a plataforma Lattes. 2020. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/. Acesso em: 26 nov. 2020

Softwares anti-plágio

Softwares anti-plágio são importantes ferramentas no movimento pela integridade acadêmica e pelas boas práticas científicas.

Por meio deles, é possível gerar relatórios e identificar o percentual de similaridade entre os textos submetidos ao sistema e a base de dados do software.

Mais do que punir quem incorre em práticas duvidosas, estes softwares propiciam possibilidades de educação acerca dos modos de se produzir ciência, auxiliando, por exemplo, na compreensão sobre a relevância de citar adequadamente as fontes utilizadas em um trabalho acadêmico.

Conheça o TURNITIN, software anti-plágio contratado pela UNIFESP.

Para submeter trabalhos e gerar relatórios de similaridade:

Acesse o tutorial TURNITIN para professores.

Acesse o tutorial TURNITIN para alunos.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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