Detecção de plágio

Temas como integridade acadêmica e boas práticas de pesquisa têm pautado importantes discussões sobre os modos de produção de conhecimento científico. Neste sentido, softwares de detecção de similaridades, os famosos anti-plágio, têm sido utilizados como uma ferramenta de apoio aos pesquisadores e instituições que buscam excelência em suas práticas acadêmicas.

Mais do que punir quem incorre em práticas duvidosas, estes softwares propiciam possibilidades de educação acerca dos modos de se produzir ciência, auxiliando, por exemplo, na compreensão sobre a relevância de citar adequadamente as fontes utilizadas em um trabalho acadêmico.

Turnitin

Recentemente, a UNIFESP contratou o serviço da empresa TURNITIN, software anti-plágio; no entanto, dispõe de uma quantidade limitada de “senhas” de acesso, o que levou à criação de uma modalidade de acesso à plataforma, visando melhor administrar o uso do software:

Solicitações de acesso à plataforma

PASSO A PASSO:

1- O(a) aluno(a) preenche este formulário;
2- O(a) professor(a) envia um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. notificando a Biblioteca EFLCH sobre a solicitação de seus orientandos ou alunos de sua disciplina;
3- O assunto do e-mail deve ser: Cadastro de alunos no TURNITIN;
4- O corpo do e-mail deve conter a data a partir da qual o(a) professor(a) deseja que o acesso ao software esteja disponível e o nome da disciplina ministrada por ele(a);
5- A Biblioteca EFLCH efetua o cadastro das solicitações e envia ao professor(a) o nº de identificação da aula e a chave de matrícula;
6- O(a) professor(a) repassa o nº de identificação da aula e a chave de matrícula aos alunos;
7- O(a) aluno(a) recebe um e-mail Turnitin e, com o nº de identificação da aula e a chave de matrícula, efetua cadastro no TURNITIN;
8- O(a) aluno(a) fica liberado(a) a usar o software pelo prazo de 30 dias corridos a partir da data informada pelo(a) professor(a).

 

Tutorial

Clique aqui para ver o tutorial Turnitin

 

Outras ferramentas de detecção de plágio

AntiPlagiarist

AntiPlagiarist é gratuito. Verifica rapidamente vários documentos em busca de plágio. São aceitos PDF, arquivos HTML e diversos outros formatos de editores de texto, incluindo Microsoft Word.

O CopySpider

CopySpider é uma ferramenta freeware que promete detectar existência de plágios entre documentos disponíveis na internet.

Um documento possui plágio quando ele se adapta ou transcreve trechos de outros documentos sem apresentar conformidade com a norma de citações de referências (bibliográficas).

Plagiarism

Plagiarism apresenta os melhores métodos utilizados pela comunidade acadêmica para detecção de plágio. O site contém vídeos e artigos abrangentes sobre o tema, tais como: o que é plágio, quais os motivos que levam os estudantes a cometer plágio, se o plágio é considerado crime, sobre o que é uma citação e como deve ser feita, entre outros. Para ter acesso integral aos artigos é necessário fazer o download gratuito disponível no site

Plagiarism Detector

Plagiarism Detector é um software antiplágio que promete analisar rapidamente diversos documentos nos seguintes formatos: pdf, doc, docx, html, txt, rtf. Após a verificação, são gerados relatórios que indicam a ocorrência de plágio. Para utilizar o software é necessário fazer o download  disponível no site e realizar a instalação.

Plagiarisma

Plagiarisma é uma ferramenta online que detecta plágio ao inserir os trechos a serem verificados em uma caixa de texto ou realizando o upload do arquivo nos formatos: txt, htm, rtf, doc, docx, odt ou pdf. Também é possível fazer o download do software para Windows e Android..

Dupli Checker

Dupli Checker é um software gratuito que oferece ferramentas online para detecção de plágio. O software verifica apenas 1000 palavras por vez, portanto caso o texto for extenso é necessário dividi-lo em fragmentos.

Plagiarism Checker

Plagiarism Checker é uma ferramenta online e gratuita. Basta inserir o texto desejado no espaço numa caixa no próprio site para iniciar a análise. As frases com suspeita de plágio aparecem em vermelho, sendo possível clicar sobre elas para verificar a fonte original do texto. Também é possível obter um indicação de porcentagem da originalidade do texto.