Detecção de Plágio

Temas como integridade acadêmica e boas práticas de pesquisa têm pautado importantes discussões sobre os modos de produção de conhecimento científico. Neste sentido, softwares de detecção de similaridades, os famosos anti-plágio, têm sido utilizados como uma ferramenta de apoio aos pesquisadores e instituições que buscam excelência em suas práticas acadêmicas.

Mais do que punir quem incorre em práticas duvidosas, estes softwares propiciam possibilidades de educação acerca dos modos de se produzir ciência, auxiliando, por exemplo, na compreensão sobre a relevância de citar adequadamente as fontes utilizadas em um trabalho acadêmico.

Recentemente, a UNIFESP contratou o serviço da empresa TURNITIN, software anti-plágio; no entanto, dispõe de uma quantidade limitada de “senhas” de acesso, o que levou à criação de duas modalidades, visando melhor administrar o uso do software:

Modalidade 1: solicitações gerais de usuários
Enquadra-se nesta modalidade as solicitações gerais de usuários que necessitam submeter qualquer tipo de produção textual (exceto TCC, dissertações e teses) ao software antiplágio TURNITIN.

PASSO A PASSO:
1- O usuário envia um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. solicitando a submissão de um trabalho no software TURNITIN;
2- O assunto do e-mail deve ser: Envio de relatório TURNITIN;
3- O corpo do e-mail deve conter o número de cadastro de usuário na Biblioteca EFLCH (para os usuários cadastrados a partir de 2016, este número corresponde ao número do CPF);
4- O relatório gerado pelo software é enviado ao solicitante.

Modalidade 2: solicitações de orientandos de graduação e pós (TCC, dissertação e tese)
Enquadra-se nesta modalidade as solicitações de alunos orientandos que necessitam submeter seus trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses ao software antiplágio TURNITIN.

PASSO A PASSO:
1- O(a) aluno(a) orientando(a) preenche este formulário;
2- O(a) professor(a) orientador(a) envia um e-mail para o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. notificando a Biblioteca EFLCH sobre a solicitação de seus orientandos;
3- O assunto do e-mail deve ser: Cadastro de alunos no TURNITIN;
4- O corpo do e-mail deve conter a data a partir da qual o(a) professor(a) deseja que o acesso ao software esteja disponível para o(a) aluno(a);
5- A Biblioteca EFLCH efetua o cadastro do(a) aluno(a) orientando(a) e seu acesso ao TURNITIN fica liberado pelo prazo de 30 dias corridos a partir da data informada pelo(a) professor(a) orientador(a).