NOTÍCIAS

No Consu, membro do CPEC apresenta panorama atualizado sobre a Ômicron

Nova variante é responsável por 90% das novas infecções em SP; maioria dos casos são leves

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Edital de chamamento público nº 01/2022

Acesse o edital e para mais informações clique aqui.

Prováveis Formandos 2° semestre 2021

Clique aqui para acessar a Lista de Prováveis Formandos do 2° semestre de 2021. 

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Retorno Presencial das Atividades da Unifesp Campus Guarulhos - EFLCH

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Comunicado sobre o Retorno das Atividades Presenciais

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Aprovados PROFHistória

Aprovados

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ABI - Resultado Final

Informamos a publicação do resultado dos pedidos de recurso e o resultado final dos Editais de Escolha de Grau – 2021 para os cursos ABI - Ciências Sociais, Filosofia, História e Letras.

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Nota de Repúdio NAE

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Processo Seletivo - Programa de Pós-Graduação em História da Arte

O Programa de Pós-Graduação em História da Arte publicou, no dia 27/10/2021, o edital de seleção de Mestrado- ingresso em 2022.

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Nota oficial do Departamento de Educação

Nota de pesar – falecimento da servidora Cláudia Maria Silva da Cruz

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EVENTOS

Comité International d'Histoire de l'Art (CIHA) - São Paulo - 2022

O Departamento de História da Arte- EFLCH informa que o CIHA (Comité International d'Histoire de l'Art) acontecerá de 17 a 21 de janeiro em São Paulo de forma híbrida.

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  1. Agenda Campus GRU
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A Direção Acadêmica da EFLCH está aqui para comunicar a você estudante de Graduação ou de Pós-Graduação, que seguimos trabalhando no Campus Guarulhos a distância.

Contato direto com a Direção Acadêmica da EFLCH:

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: 5576-4848 voip: 6009/6005

Para ser atendido com maior agilidade, enquanto permanecer o período de trabalho remoto, procure o setor específico para sua demanda [Acesse aqui]

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podcasts






Notícias

Notícias do Estágio (atualizado em 18/06/2020)

Caros(as) alunos(as), 

  1. Está suspenso o atendimento presencial no setor. Todas as solicitações e dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail: . Todos os e-mails serão respondidos regularmente no mesmo prazo que já adotamos normalmente no atendimento presencial.
  2. Para assinatura de contrato remunerado de estágio, proceder conforme orientações contidas na aba “Estágio não obrigatório”.
  3. A emissão de termos de Residência Pedagógica e Estágio Curricular de Ciências Sociais está suspensa enquanto durar a suspensão das aulas. 
  4. Esta notícia e as futuras divulgações que se fizerem necessárias serão publicadas aqui na página do Estágio. 

Guarulhos, 25 de março de 2020.

Setor de Estágio.

Estágio não obrigatório

 

Orientações para assinatura de documentos de Estágio Remunerado (estágio não obrigatório)

 

* Na Universidade Federal de São Paulo, é obrigatório que a empresa contratante possua convênio de estágio vigente ou utilize os serviços de uma empresa agente de integração que possua convênio vigente com a Universidade. 

A Universidade não assina documentos com data retroativa. 

 

Há duas possibilidades para efetivação da assinatura institucional da Direção Acadêmica EFLCH:

 

1. Contratos com Agentes de Integração (autorizados a utilizar o próprio modelo de termo de compromisso)

  • Nube: utiliza a plataforma AssineBem para assinatura digital dos documentos de estágio.
  • Companhia de Estágios: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.
  • CIEE: utiliza a plataforma Docusign para assinatura dos documentos de estágio.

Os documentos desses agentes de integração devem ser liberados pela empresa na plataforma utilizada para assinatura da Universidade.

 

2. Contratos Diretos (Convênio direto entre Empresa e UNIFESP)

Agentes de integração que não podem utilizar o próprio modelo do termo de compromisso (modelo não analisado pela Procuradoria Federal).

Os documentos de estágio no modelo da Unifesp serão assinados na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Para isso, seguir os seguintes passos:

2.1. O(a) estudante deve preencher o formulário de pré-cadastro para estágios: clique aqui

2.2. O RH da empresa deve enviar uma via do documento de estágio em PDF devidamente assinado pelo representante da empresa e pelo estagiário(a) e uma via em WORD, editável, sem assinaturas para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • O RH da empresa deve enviar o termo devidamente preenchido e assinado no mínimo 10 dias antes da data de início do estágio.
  • Caso a empresa ainda não tenha o modelo de termo de compromisso da Unifesp, deve enviar e-mail para o Setor de Estágio solicitando.

2.3. Após as etapas anteriores, o(a) estudante e a pessoa responsável pela assinatura do contrato da empresa deverão solicitar acesso externo ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Unifesp por meio do link: clique aqui 

  • É fundamental que os dados pessoais do(a) estudante estejam corretos e que seja fornecido um e-mail válido. 
  • O acesso externo precisa de validação. Após o cadastro, aguarde o e-mail informando que seu cadastro foi validado.
  • O acesso externo é válido para assinatura em documento/processo específico, por prazo determinado.
  • O e-mail recebido terá um texto similar ao que aparece na imagem abaixo:

 

print estágio final

 Observações sobre os documentos a serem providenciados:

  • Para estudantes: como seus dados já constam como estudante da UNIFESP, não é necessário fornecer os documentos listados.
  • Para empresas: basta enviar uma digitalização simples dos documentos listados dos responsáveis pela assinatura do contrato para o e-mail informado (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) em resposta ao e-mail recebido anteriormente, conforme imagem acima.

 

2.4. Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, o(a) estudante deverá encaminhá-lo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que o cadastro seja liberado.

2.5. Após receber o e-mail de confirmação do cadastro, o(a) representante da empresa deverá encaminhá-lo para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., colocando os documentos solicitados em anexo para que o cadastro seja conferido e liberado.

2.6. Para assinar, cada uma das partes cadastradas (estudante e responsável pela assinatura do contrato) deverá acessar este link com o usuário e senha e selecionar o documento de assinatura. Em seguida, clicar no ícone e digitar a mesma senha de acesso do sistema SEI.

2.7. Após assinatura das partes externas, o documento será liberado para a assinatura da Direção Acadêmica.

2.8. Encerrada a fase de assinatura pela Direção Acadêmica, estudante e empresa receberão a via da documentação assinada eletronicamente, diretamente pelo sistema SEI.

 

RESUMO ESQUEMÁTICO DO FLUXO DO PROCESSO DE ESTÁGIO

estagio fluxo

3. Prazo para realização dos trâmites até o recebimento da via assinada do contrato: 10 dias úteis.

Pedagogia

O Programa de Residência Pedagógica é um programa inovador de estágios curriculares, desenvolvido pelo Curso de Pedagogia da Unifesp, para a formação de pedagogos que atuarão como professores e gestores educacionais. Sua inovação baseia-se na participação sistemática de grupos de graduandos – os Residentes –, em práticas pedagógicas nas escolas públicas de Educação Básica, por tempo determinado.

As atividades de Residência foram concebidas para constituir uma ação de formação inicial dos futuros profissionais e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação continuada dos profissionais de ensino das escolas envolvidas. É intenção do PRP proporcionar experiências significativas para a formação teórico-prática dos graduandos, articulando a formação inicial e continuada, desenvolvendo a gestão democrática e o trabalho coletivo com compromisso social, ético, político e técnico do futuro profissional em Educação, além de contribuir para a superação da distância entre teoria e prática, usualmente, presente na formação desses profissionais. 

O PRP está organizado em dois grandes blocos: docência e gestão educacional. Os graduandos realizam a Residência em Docência nas seguintes etapas da Educação Básica: 

  • Educação Infantil (EI): compreende experiências em creches, que atendem crianças de 0 a 3 anos, e em pré-escolas, que atendem crianças de 4 e 5 anos;  
  • Ensino Fundamental (EF): compreende os anos iniciais (do 1º ao 5º ano);
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA): compreende a alfabetização e os anos iniciais do EF;
  • Gestão Educacional: abrange outras etapas e modalidades e também ambientes de gestão centrais nas administrações públicas: Educação Infantil (EI); Ensino Fundamental (EF); Ensino Médio (EM); Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação Profissional Técnica (EPT) e Diretorias de Ensino e Secretarias de Educação.

Termo de compromisso Residência Pedagógica:

Para a solicitação do termo de compromisso de Residência Pedagógica, o estudante deverá:

  1. Preencher o formulário: clique aqui
  2. Retirar o termo (sala 36 - Prédio Arco). Prazo para retirada: 5 dias úteis após o preenchimento do formulário.

Documentação do Estágio em Pedagogia: