Portal do Governo Brasileiro Atualize sua Barra de Governo

Centro de Formação de Educadores participa do V Congresso Acadêmico com mesa redonda sobre a BNCC

Convidamos a todos para participar da mesa redonda organizada pelo Centro de Formação de Educadores - CEFE intitulada "O papel da universidade pública na implementação da BNCC" que ocorrerá no V Congresso Acadêmico da Unifesp, campus Diadema, em 05/06/2019 às 14 horas.

A mesa contará com representantes da Secretaria Municipal de Educação de Diadema, Diretoria de Ensino de Diadema e do CEFE.

Release da mesa:

O trabalho colaborativo é princípio central da implementação da BNCC. Para tanto, precisam ser colocadas em pauta reflexões que busquem maximizar a colaboração entre entes federados assegurando que as propostas advindas dos debates respondam à garantia efetiva da aprendizagem dos alunos. Assim, a universidade é desafiada a demonstrar sua responsabilidade social por meio da construção de uma agenda propositiva que alavanque esse processo.  Nesse viés, algumas dimensões da implementação são fundamentais para serem colocadas à mesa:

1. Estrutura da governança: organização das diferentes instâncias para a implementação; possíveis formas de organização do trabalho em regime de colaboração; participação efetiva de diferentes atores no processo; planejamento da comunicação e mobilização do processo; formas de tomada de decisões.

2. Processo de (re)elaboração curricular: reflexões acerca do novo documento curricular; a formação integral, objetivos de aprendizagem/habilidades/objetos do conhecimento do novo currículo; a realidade local; Conteúdo/Temas/ Estratégias/Métodos/avaliação; fundamentação teórica.

3. Formação continuada: premissas para uma formação continuada que prepare os professores para o desenvolvimento das aprendizagens dos novos currículos; ações formativas; as principais necessidades de professores, equipes gestoras e formadores; os recursos disponíveis para a formação; formação continuada em regime de colaboração; as políticas de formação das redes.