Terça, 28 Abril 2020 09:59

Pesquisa analisará os efeitos do período de quarentena na saúde dos estudantes da Unifesp

Serão avaliados aspectos como segurança alimentar e nutricional, atividade física, ansiedade e comportamento alimentar

Por Juliana Cristina

Pessoa utilizando um notebook em uma mesa com uma xícara de café e um pote de álcool em gel
(Imagem ilustrativa)

Pesquisadores do Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão realizando uma pesquisa com intuito de avaliar os efeitos do período de quarentena na saúde dos estudantes universitários da instituição.

Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar pandemia, diferentes medidas têm sido tomadas como tentativa de minimizar os impactos causados pela covid-19. O isolamento social e o período de quarentena estão entre as recomendações para contenção do avanço da doença. No entanto, evidências científicas sobre os efeitos dessas medidas na saúde ainda são escassos. Por isso a importância desse estudo, além da questão do fornecimento de indícios mais consistentes para a saúde pública e para formuladores de políticas.

A pesquisa avaliará aspectos como consumo alimentar, segurança alimentar e nutricional, atividade física, ansiedade e comportamento alimentar em estudantes com idade entre 18 e 30 anos, regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Unifesp.

O estudo será aplicado de forma on-line e está em sua primeira fase, ou seja, os estudantes estão sendo convidados a participar via redes sociais. Os interessados devem responder o formulário, clicando aqui.

Os questionários serão respondidos no início do estudo e em intervalos de vinte dias – procedimento que será repetido até o fim da quarentena. Após o término do período de quarentena, três e seis meses depois, os participantes serão convidados novamente a responderem os questionários, a fim de determinar os efeitos na saúde após esse período.

Todos os participantes devem concordar com o termo de consentimento livre e esclarecido que apresenta os detalhes da pesquisa. Os resultados serão divulgados por meio de relatório, preservando o anonimato dos participantes. É esperado que aproximadamente 550 estudantes participem do estudo e tenham, pelo menos, dois questionários respondidos.

A pesquisa está sendo conduzida pelo professor Daniel Henrique Bandoni, do Departamento de Saúde, Clínica e Instituições do Instituto de Saúde e Sociedade (ISS/Unifesp) - Campus Baixada Santista, e foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Lido 7283 vezes Última modificação em Quarta, 24 Mai 2023 13:11