Sexta, 03 Abril 2020 17:51

Unifesp recebe R$ 13,3 mi do MEC para direcionar ao Hospital São Paulo e a pesquisas sobre a covid-19

A Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), com o auxílio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), liberou para a Unifesp, hoje (3), crédito extraordinário no valor de R$ 13.300.000,00, para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional decorrente do coronavírus.

Destes recursos, R$ 9 milhões serão direcionados pela Unifesp ao Hospital São Paulo e ao Hospital Universitário (HSP/HU Unifesp) para instalação de 70 Leitos de UTIs, compra de novos EPI´s, de testes para diagnóstico, de medicamentos e de insumos de diversas naturezas para o atendimento à população e para abastecer a equipe de profissionais de Saúde do HSP e HU. Os demais R$ 4,3 milhões serão empregados na compra de insumos, na realização de pesquisas clínicas, epidemiológicas e básicas, além das pesquisas de novos medicamentos, instrumentos médicos e para aquisição de EPIs. O recurso já foi liberado por meio de Crédito Extraordinário diretamente no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

Os esforços da Reitoria também estão sendo direcionados junto à Secretaria de Estado da Saúde para obtenção de mais recursos, objetivando a instalação de pelo menos 30 leitos de UTI adicionais e novos leitos de internação.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, ressalta a importância dessa liberação depois de um mês de tratativas com o MEC para obter o recurso, o qual será utilizado para que as equipes de saúde e pesquisadores possam continuar a ter condições de enfrentar a pandemia. “ A nossa universidade está totalmente engajada, com servidores da área da saúde, professores-pesquisadores, técnicos, estudantes seguindo fluxos e orientações bem definidos para o combater a covid-19, assim, tendo todas as condições de superar esse momento que estamos vivendo”, ressalta.

Lido 4656 vezes Última modificação em Quarta, 06 Mai 2020 10:49