Segunda, 22 Outubro 2018 10:14

Unifesp e UFABC promovem encontro sobre a democracia e a educação pública

Evento faz parte do calendário de atividades que ocorrem nas universidades federais

“Estamos em amplo movimento em defesa da Constituição Federal, a chamada Constituição Cidadã, e em defesa de todos os direitos que lutamos, garantimos e que desejamos que sejam preservados daqui para frente”, reforçou Soraya Smaili, reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), durante a abertura do Encontro em Defesa da Educação Pública, da Democracia e da Vida. Em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC), o evento foi realizado na sexta-feira (19/10), no anfiteatro da Reitoria da Unifesp, e fez parte do calendário de atividades das universidades federais que ocorre em um contexto de defesa dos 30 anos da Constituição Federal de 1988.

“Somos defensores da educação como preceito, direito de todos e um dever do Estado como já diz a nossa constituição”, continuou Soraya. “Nós também entendemos que este é o momento para reafirmamos o nosso compromisso, mais do que a defesa, com a democracia, o debate de ideias, a liberdade de expressão e de cátedra e o respeito à vida.”. A reitora aproveitou a ocasião para apresentar a comunidade Unifesp a carta, lida na íntegra, assinada por ela e pelo vice-reitor, Nelson Sass, em defesa da autonomia universitária (veja aqui).

“Temos que reconhecer já o caráter estratégico das instituições públicas de ensino superior, na defesa de uma mudança estrutural capaz de tornar as sociedades mais justas, democráticas, igualitárias e sustentáveis”, afirmou Dácio Matheus, reitor da UFABC. “Precisamos reivindicar a autonomia que permite às instituições públicas de ensino superior exercerem seu papel crítico e propositivo perante a sociedade, sem que existam limites impostos pelos governos da hora, pelas crenças religiosas, pelo mercado ou pelos interesses particulares. A luta pela preservação do caráter público das instituições de ensino superior, da gratuidade do ensino, do amplo acesso, da inclusão com a garantia de financiamento público estatal. O encontro enseja, na verdade, um momento de reflexão”, finalizou.

Reitores da Unifesp e UFABC
Soraya Smaili, reitora da Unifesp, e Dácio Matheus, reitor da UFABC

“A defesa da educação pública, da universidade, da democracia e da vida não deve significar que o estado atual da educação pública, da universidade, da democracia e da vida sejam plenamente bons; deve significar que, na verdade, se estão ameaçados, por outro lado urge também melhorá-los”, comentou Renato Janine, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) e professor visitante da Unifesp. Janine foi responsável pela coordenação da mesa de debate que contou com a participação da Esther Solano, da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN/Unifesp) – Campus Osasco, Nelson Marconi, da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP) e Tales Ab’Saber, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/Unifesp) – Campus Guarulhos.

Encontro em Defesa da Educacao Publica da Democracia e da Vida
Da esqueda para direita: Nelson Marconi, Esther Solano, Renato Janine e Tales Ab’Saber

Após a exposição dos convidados, foi aberta a discussão para o público presente. O encontro foi finalizado com a leitura da nota pública da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) contra a violência, em defesa da democracia (saiba mais aqui).

Estavam também no evento o vice-reitor da UFABC, Wagner Carvalho, representantes das reitorias de ambas as universidades, técnicos-administrativos e estudantes.

Dando continuidade a esta ação, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Unifesp promoverá, na quarta-feira (24/10), debate intitulado “As democracias perante a emergência da extrema-direita: que resposta?”. A atividade, aberta e gratuita, será realizada a partir das 9h no Anfiteatro Leitão da Cunha da Unifesp (veja mais informações aqui).

Lido 10689 vezes Última modificação em Terça, 27 Novembro 2018 12:30