Quarta, 10 Mai 2017 16:34

Situação do Hospital São Paulo é discutida em reunião com secretário municipal de Saúde

Encontro ocorreu em 8 de maio na sede da secretaria

Por José Luiz Guerra

Na tarde do último dia 8 de maio, a Reitoria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Conselho Gestor e a Diretoria do Hospital São Paulo, hospital universitário da Unifesp (HSP/HU/Unifesp), reuniram-se na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o titular da pasta, Wilson Pollara. O encontro teve como objetivos discutir a situação do hospital e buscar soluções conjuntas para o enfrentamento da crise.

Além do secretário, estiveram presentes na reunião, por parte da Unifesp, a reitora Soraya Smaili, o vice-reitor Nelson Sass e a assessora de gabinete Gabriela de Brelàz. Representando o HSP/HU/Unifesp, estiveram presentes o presidente do Conselho Gestor, Rimarcs Ferreira, e o diretor-superintendente José Roberto Ferraro.

Soraya iniciou a reunião explicando ao secretário o contexto atual no qual o hospital se encontra, reforçando seu caráter de instituição de ensino. A reitora pediu apoio ao secretário em relação ao repasse de verbas do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), fundamental para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e assistência. “A Unifesp tem a cessão do prédio do Hospital São Paulo por 25 anos. Este acordo está registrado. E sendo um hospital universitário e um ente federal, ele pode receber os recursos do REHUF regularmente, como ocorre desde 2010”. Ainda de acordo com Soraya, a gestão da verba federal é feita pela universidade e pelo Conselho Gestor do HSP/HU/Unifesp, seguindo as recomendações dos ministérios da Saúde e Educação. “Estamos à disposição para negociar, mas precisamos de uma resposta, pois estamos com nossos programas de residência médica e multiprofissional prejudicados e teríamos que cortar mais leitos”, completou.

“Manter o Hospital São Paulo fechado é um prejuízo para a cidade”, disse José Roberto Ferraro. No entanto, segundo o diretor, é necessário que a instituição adeque os atendimentos de acordo com o orçamento disponível. Pollara se colocou à disposição do HSP/HU/Unifesp para ajudar na articulação com os ministérios da Saúde e Educação, visando a liberação dos recursos federais e também se propôs a conversar com a pasta estadual da Saúde, órgão responsável por cerca de 10% do orçamento anual do hospital, a fim de verificar quais as possibilidades de trabalho conjunto.

Em paralelo, o secretário propôs novas parcerias entre a SMS e o HSP/HU/Unifesp, com contratos adicionais nas áreas de ortopedia, cardiologia, medicina de urgência e psiquiatria. Novas reuniões poderão ocorrer em breve para este fim.

Reitoria da Unifesp e Diretoria do HSP/HU/Unifesp reunidos com o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara

Lido 10490 vezes Última modificação em Quinta, 23 Novembro 2017 12:26