Terça, 18 Abril 2017 14:16

Unifesp e Prefeitura de Osasco reforçam ações conjuntas para consolidação da Eppen

Orçamento para a construção do campus definitivo foi um dos temas abordados

Por Daniel Patini

ReuniaoPrefeituraOsasco 2
Da esq. p/ a dir.: vice-diretor do Campus Osasco, Julio Cesar Zorzenon; deputados federais Valmir Prascidelli e Renata Abreu; prefeito Rogério Lins; reitora Soraya; e diretora do Campus Osasco, Luciana Onusic (Foto: Secretaria de Comunicação - Prefeitura do Município de Osasco)

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Prefeitura de Osasco, em prol da consolidação do campus definitivo da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen/Unifesp) - Campus Osasco, a reitora Soraya Smaili reuniu-se, no dia 17/4, com o prefeito Rogério Lins, secretários de governo e deputados federais na sede do Poder Executivo Municipal.

Durante o encontro, foram discutidas várias ações e os desafios que ainda precisam ser enfrentados de forma conjunta, como a busca por orçamento para o andamento da obra dentro do prazo esperado, a construção da escola de educação infantil municipal, o apoio para viabilização da moradia estudantil, obras de drenagem e o fortalecimento da zeladoria do local. Em relação ao atual campus, foram abordadas questões relacionadas à segurança, ao transporte público e à manutenção do entorno de sua área.

Além da reitora, estavam presentes representando a universidade o pró-reitor adjunto de Planejamento, Pedro Arantes, a diretora do Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (Etagae), Tania Mara Francisco, a assessora de Gabinete da Reitoria, Gabriela de Brelàz, a diretora e o vice-diretor do Campus Osasco, Luciana Onusic e Julio Cesar Zorzenon, respectivamente, e a arquiteta do campus, Haluane Santana.

Pela Prefeitura de Osasco, participaram da reunião, juntamente com o prefeito, o secretário de Serviços e Obras, Claudio Monteiro, a secretária de Educação, Ana Paula Rossi, o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Carlos Piteri, o secretário de Segurança Pública, Valdeci Magdanelo, a secretária de Planejamento e Gestão, Dulce Helena Cazzuni, dentre outros. Os deputados federais Renata Abreu e Valmir Prascidelli também estavam no encontro.

ReuniaoPrefeituraOsasco 1

A reitora relembrou o processo de expansão da Unifesp e fez um breve histórico da EPPEN no município, cujas atividades começaram em 2011, em um prédio cedido pela prefeitura. "Foram dados passos importante nesses últimos anos, mas ainda precisamos continuar nos esforçando para garantirmos a nossa consolidação. Quanto mais essa parceria e a mobilização pela liberação do orçamento federal forem fortalecidas, maior será a nossa capacidade de realização pela cidade de Osasco", garantiu Soraya.

Luciana Onusic apresentou os cursos de graduação e pós-graduação, bem como os novos cursos, incluindo o de Direito, e os projetos de extensão oferecidos pela EPPEN. "Precisamos desse novo prédio para podermos expandir as nossas atividades", explicou a diretora. Já Pedro Arantes apresentou o projeto de urbanismo do campus e as características arquitetônicas do projeto do novo prédio e mostrou a atual situação da obra. A estrutura principal do campus, que é pré-moldada, já começou a ser montada no local. A obra tem valor previsto de R$ 71.2 milhões e está sendo executada pela Scopus Construtora e Incorporadora.

“O empreendimento constava no Plano Plurianual (PPA) do Governo Federal e no planejamento da expansão da Unifesp, mas não estão sendo repassados os recursos suficientes para a execução da obra conforme o cronograma, o que exige a mobilização da Unifesp, prefeitura, parlamentares e comunidade para que o novo campus seja concluído”, ele explicou.

Dando encaminhamento aos assuntos tratados, o prefeito, que recebeu a equipe de forma bastante receptiva, ofereceu seu apoio à Unifesp e ressaltou que essas demandas solicitadas serão analisadas internamente pela sua equipe e que dará todo apoio nas tratativas em Brasília e agenda de reunião com o ministro da Educação. Ele disse também estar muito satisfeito com o andamento dessa obra tão esperada pela cidade. “Tenho certeza que a consolidação do campus vai trazer muitos benefícios para a comunidade do entorno”, concluiu.

Após a reunião o prefeito e sua equipe, representantes da Unifesp, deputados federais e vereadores de Osasco visitaram o novo campus para acompanhar o andamento das obras.

ReuniaoPrefeituraOsasco 4 ReuniaoPrefeituraOsasco 3
Prefeito de Osasco, diretora do Campus Osasco e deputados observam a maquete do prédio; comitiva visita terreno da obra (Fotos: Secretaria de Comunicação - Prefeitura do Município de Osasco)

Lido 9741 vezes Última modificação em Quinta, 19 Dezembro 2019 12:29