NOTÍCIAS

Doutor pelo PPG-PO Unifesp-ITA, Felipe Simoyama, Recebe Prêmio Checcini de Melhor Tese de Doutorado do ITA em 2023

São José dos Campos, 29 de junho de 2024 — No último sábado, dia 29 de junho, o doutor Felipe Simoyama, formado pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) em associação da Unifesp com o ITA, foi agraciado com o prestigioso Prêmio Checcini de Melhor Tese de Doutorado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2023. Este reconhecimento é um testemunho do impacto e da qualidade do trabalho desenvolvido por Simoyama.

prêmio felipe2

A tese vencedora, intitulada "LOCATION MODELS TO OPTIMIZE FLOOD MONITORING NETWORKS", foi defendida no Programa de Pós-graduação em Pesquisa Operacional ITA-Unifesp e apresenta soluções inovadoras para a otimização de redes de monitoramento de alagamentos em grandes cidades. O trabalho de Simoyama tem impacto significativo nas áreas científica, social e ambiental.

Até o momento, a tese já resultou na publicação de três artigos em revistas científicas de excelência, todas classificadas como Qualis A1 pela Capes. A pesquisa foi orientada pelo professor Luiz Leduino de Salles-Neto, docente e atual coordenador do PPG-PO, e pelo  Dr. Leonardo Bacelar Lima Santos, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Líder do Projeto Ativamente da Enactus Unifesp SJC é Selecionada para o TOP10 "Universitário do Ano" da Enactus Brasil

São José dos Campos, 31 de maio de 2024 — É com grande orgulho que anunciamos que Clara, uma das líderes da Enactus Unifesp SJC, foi uma das 10 selecionadas para o prestigiado TOP10 "Universitário do Ano" da Enactus Brasil, uma organização que celebra o impacto e a inovação dos universitários no empreendedorismo social.

Em apenas dois meses no time da Enactus Unifesp SJC, Clara assumiu a liderança do Projeto Ativamente, estruturando-o do zero. O projeto, focado em estimular a neuroplasticidade em idosos residentes de uma ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos), oferece oficinas estimulantes com o auxílio da tecnologia. Atualmente, está em desenvolvimento um aplicativo que utiliza a realidade virtual para potencializar os benefícios das atividades propostas.

 

fotoenactus

Clara em uma das oficinas. (Fonte: Projeto Ativamente).

Leia mais...

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

INFORMES

Programa de Orientação Acadêmica (POA)

Divulgação POA

Chamada para Processo Seletivo - Doutorado PPGPIT

 

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP – Campus São José dos Campos TORNA PÚBLICO os requisitos, procedimentos e o funcionamento do Projeto de Tutoria Acadêmica neste campus para as unidades curriculares especificadas no item 5 deste Edital.

 

Ficha de inscrição para seleção de tutoria acadêmica 1-2024 UNIFESP/São José dos Campos

CLIQUE AQUI PARA EDITAL

Formulário voluntários ingressantes 2024

Discentes voluntários para evento de recepção dos ingressantes do ICT 2024

A Recepção dos ingressantes 2024 será realizada de 04 a 08/03. O Programa de Monitoria Institucional fará apresentações nos dias 05/03, terça-feira, às 17:00 e 06/03, quarta-feira, as 21:00.
 
Venho, cordialmente, convidar os discentes que tenham participado do Programa de Monitoria, em qualquer UC do ICT, para conversar com os ingressantes numa das atividades agendadas da Monitoria.
 
Basta responder ao formulário até sexta-feira dia 01/03/24.
 
Acesse:
 
Muito obrigada! 
Profa. Dra. Ana Maria do Espírito Santo Slapnik
Programa de Monitoria Institucional
Coordenadora
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de São Paulo Unifesp

Abertas as inscrições para o PICME para medalhistas OBMEP/OBM

Para os medalhistas OBMEP/OBM estão abertas as inscrições para o PICME (programa de iniciação científica e mestrado) através do site https://picme.obmep.org.br.

Esse programa é destinado a medalhistas em olimpíadas de matemática, e concede bolsas de iniciação científica do CNPq para os alunos selecionados realizarem um projeto de pesquisa na área de matemática, orientados por um professor da Unifesp.

Abaixo segue o calendário:

30 de janeiro a 15 de maio de 2024 Período de inscrições no site do PICME
01 de março de 2024 (com 2ª chamada em 01 de abril de 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 1ª ENTRADA
01 de abril 2024 Data limite para candidatos postulantes à 1ª entrada: Multimedalhistas e/ou graduação na área de matemática e alunos com entrada no ensino superior anterior a 2024.
Até 05 de abril 2024 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
15 de maio 2024 Término das pré-inscrições ao PICME 2024
01 de agosto de 2024 (com 2ª chamada em 01 de setembro 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 2ª ENTRADA
Até 06 de setembro 2024 Divulgação do resultado da seleção para 2ª entrada

 

Mais informações sobre o PICME podem ser encontradas no site do picme:  https://picme.obmep.org.br/

 

Aluna do ICT-Unifesp exibe trabalho na exposição The Legacy of Andreas Vessalius, na Irlanda

Melissa Grant, aluna do Bacharelado de Ciência e Tecnologia do Campus São José dos Campos, está na Irlanda, estudando na University College Cork (UCC), através do programa Ciência sem Fronteiras. Ela está cursando as disciplinas da área de Neurociência, sua principal área de interesse.

Melissa_Grant_exposição.jpg

A estudante conta que na disciplina de Neuroanatomia, em que ela normalmente desenha como forma de estudo, um colega viu o seu trabalho e sugeriu que ela conversasse com o professor André Toulouse, um dos organizadores da exposição, que celebra os 500 anos do anatomista Andreas Vessalius. “Conversei com o professor, mostrei alguns dos meus desenhos e ele se interessou. Pediu que usassem a minha vista inferior do cérebro e cerebelo na exposição. Fiquei feliz em disponibilizar o meu trabalho", conta Melissa.

The Legacy of Andreas Vesalius Symposium & Art Exhibitioné uma exposição organizada pelo Departamento de Anatomia e Neurociência daUCC e mostraa evolução de arte em anatomia ao longo da história. Conta com impressões de ilustrações de obras de Andreas Vessalius, Netter, Grey, arte anatômica contemporânea como Danny Quirk, entre outras.Estará aberta para visitação no Brookfield Health Sciences Complex and Jennings Gallery, Irlanda, até dezembro. Mais informações sobre a mostra podem ser encontradas no site http://www.ucc.ie/en/vesalius/ .