NOTÍCIAS

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

Aluno do ICT agraciado pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC

O aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Leonardo Farias Santos, foi um dos agraciados pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) por sua atuação no Bacharelado em Matemática Computacional. Informações e lista de agraciados: https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/ Abaixo algumas informações sobre o prêmio: Desde 2022, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) concede o Prêmio ao Mérito Acadêmico.

Trata-se de uma iniciativa criada para homenagear alunos que se destacam pela atuação acadêmica em Matemática Aplicada e Computacional em cursos de graduação em Ciências Exatas. A indicação dos estudantes à honraria é feita por um representante da universidade ou mesmo pelo coordenador de curso segundo as regras disponíveis no site da SBMAC(https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/).

A premiação consiste em um certificado de Mérito Acadêmico entregue ao estudante na ocasião da sua colação de grau. Os estudantes ganham desconto para inscrição e apresentação de trabalho em um evento promovido pela SBMAC, como os Congressos Nacionais de Matemática Aplicada e Computacional (CNMACs) e os Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMACs).

Cursos de graduação da Unifesp têm nota máxima no Guia da Faculdade 2023

Quatro cursos do ICT/Unifesp conquistaram 5 estrelas e três receberam 4 estrelas.

 

Leia mais...

INFORMES

Chamada para Processo Seletivo - Doutorado PPGPIT

 

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP – Campus São José dos Campos TORNA PÚBLICO os requisitos, procedimentos e o funcionamento do Projeto de Tutoria Acadêmica neste campus para as unidades curriculares especificadas no item 5 deste Edital.

 

Ficha de inscrição para seleção de tutoria acadêmica 1-2024 UNIFESP/São José dos Campos

CLIQUE AQUI PARA EDITAL

Formulário voluntários ingressantes 2024

Discentes voluntários para evento de recepção dos ingressantes do ICT 2024

A Recepção dos ingressantes 2024 será realizada de 04 a 08/03. O Programa de Monitoria Institucional fará apresentações nos dias 05/03, terça-feira, às 17:00 e 06/03, quarta-feira, as 21:00.
 
Venho, cordialmente, convidar os discentes que tenham participado do Programa de Monitoria, em qualquer UC do ICT, para conversar com os ingressantes numa das atividades agendadas da Monitoria.
 
Basta responder ao formulário até sexta-feira dia 01/03/24.
 
Acesse:
 
Muito obrigada! 
Profa. Dra. Ana Maria do Espírito Santo Slapnik
Programa de Monitoria Institucional
Coordenadora
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de São Paulo Unifesp

Abertas as inscrições para o PICME para medalhistas OBMEP/OBM

Para os medalhistas OBMEP/OBM estão abertas as inscrições para o PICME (programa de iniciação científica e mestrado) através do site https://picme.obmep.org.br.

Esse programa é destinado a medalhistas em olimpíadas de matemática, e concede bolsas de iniciação científica do CNPq para os alunos selecionados realizarem um projeto de pesquisa na área de matemática, orientados por um professor da Unifesp.

Abaixo segue o calendário:

30 de janeiro a 15 de maio de 2024 Período de inscrições no site do PICME
01 de março de 2024 (com 2ª chamada em 01 de abril de 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 1ª ENTRADA
01 de abril 2024 Data limite para candidatos postulantes à 1ª entrada: Multimedalhistas e/ou graduação na área de matemática e alunos com entrada no ensino superior anterior a 2024.
Até 05 de abril 2024 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
15 de maio 2024 Término das pré-inscrições ao PICME 2024
01 de agosto de 2024 (com 2ª chamada em 01 de setembro 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 2ª ENTRADA
Até 06 de setembro 2024 Divulgação do resultado da seleção para 2ª entrada

 

Mais informações sobre o PICME podem ser encontradas no site do picme:  https://picme.obmep.org.br/

 

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2024

Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO) recebe primeiro aluno por meio de programa de cooperação regional

Aluno do Haiti foi selecionado por meio do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB.

Virgilinx Gustave em evento 

Foto: Arquivo pessoal

Virgilinx Gustave, do Haiti, foi selecionado para a realização do curso de doutorado em Pesquisa Operacional, ofertado em parceria pelo ICT/Unifesp e o ITA, por meio de edital do Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB. O Programa é resultado da cooperação entre o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) e a Organização dos Estados Americanos (OEA), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DELP/MRE) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Lançado em 2011, o Programa é uma iniciativa de cooperação regional para o desenvolvimento da educação superior na América Latina e no Caribe. Seu objetivo é contribuir para a integração e fortalecimento da região das Américas por meio da concessão de bolsas de estudo de cursos completos de mestrado e doutorado, oferecidos pelas universidades brasileiras associadas ao GCUB para estudantes dos 34 países membros da OEA, exceto o Brasil, e formar líderes capazes de atuar em diferentes setores. São selecionados(as) alunos(as) com alto nível acadêmico, trajetória de liderança e alto potencial de impacto para o desenvolvimento socioeconômico de seus países de origem.

Virgilinx iniciou o curso de doutorado em Pesquisa Operacional no dia 01/03 e contou que está impressionado com a qualidade do ensino, com o caráter inovador das pesquisas e com a dinamicidade da comunidade de alunos(as). “É um ambiente de aprendizagem estimulante e colaborativo. As instalações e os recursos de pesquisa disponíveis no ICT/Unifesp e no ITA são de alto nível, permitindo que os(as) alunos(as) conduzam suas pesquisas em um ambiente instigante e inovador. Acredito que essa experiência me proporcionará uma excelente formação e a oportunidade de trabalhar ao lado de pesquisadores(as) renomados(as). Além disso, a possibilidade de obter um diploma duplo na Unifesp e no ITA é um grande benefício para os(as) alunos(as) do Programa”, afirma.

O professor Luiz Leduino Salles Neto, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO), informou que outros(as) três estudantes internacionais oriundos(as) de Angola, Moçambique e Colômbia foram aprovados(as) em editais lançados pelo GCUB para a realização de cursos de mestrado e doutorado no PPG-PO.

Saiba mais sobre o Programa Bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB neste link