NOTÍCIAS

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

Aluno do ICT agraciado pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC

O aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Leonardo Farias Santos, foi um dos agraciados pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) por sua atuação no Bacharelado em Matemática Computacional. Informações e lista de agraciados: https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/ Abaixo algumas informações sobre o prêmio: Desde 2022, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) concede o Prêmio ao Mérito Acadêmico.

Trata-se de uma iniciativa criada para homenagear alunos que se destacam pela atuação acadêmica em Matemática Aplicada e Computacional em cursos de graduação em Ciências Exatas. A indicação dos estudantes à honraria é feita por um representante da universidade ou mesmo pelo coordenador de curso segundo as regras disponíveis no site da SBMAC(https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/).

A premiação consiste em um certificado de Mérito Acadêmico entregue ao estudante na ocasião da sua colação de grau. Os estudantes ganham desconto para inscrição e apresentação de trabalho em um evento promovido pela SBMAC, como os Congressos Nacionais de Matemática Aplicada e Computacional (CNMACs) e os Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMACs).

Cursos de graduação da Unifesp têm nota máxima no Guia da Faculdade 2023

Quatro cursos do ICT/Unifesp conquistaram 5 estrelas e três receberam 4 estrelas.

 

Leia mais...

Oficina discute habilidades para ingresso no mercado de trabalho e academia

A atividade foi realizada com alunos(as) do último ano do ensino médio de uma escola pública de São José dos Campos.

 oficina soft skills 1 portal

Leia mais...

Programa Mao3D promove Workshop de Empreendedorismo e Inovação na Biomecânica para meninas do ensino médio

A atividade abordou temas relacionados a próteses e órteses, impressão 3D e empreendedorismo na área.

workshop meninas 2023 1 

Leia mais...

INFORMES

Chamada para Processo Seletivo - Doutorado PPGPIT

 

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP – Campus São José dos Campos TORNA PÚBLICO os requisitos, procedimentos e o funcionamento do Projeto de Tutoria Acadêmica neste campus para as unidades curriculares especificadas no item 5 deste Edital.

 

Ficha de inscrição para seleção de tutoria acadêmica 1-2024 UNIFESP/São José dos Campos

CLIQUE AQUI PARA EDITAL

Formulário voluntários ingressantes 2024

Discentes voluntários para evento de recepção dos ingressantes do ICT 2024

A Recepção dos ingressantes 2024 será realizada de 04 a 08/03. O Programa de Monitoria Institucional fará apresentações nos dias 05/03, terça-feira, às 17:00 e 06/03, quarta-feira, as 21:00.
 
Venho, cordialmente, convidar os discentes que tenham participado do Programa de Monitoria, em qualquer UC do ICT, para conversar com os ingressantes numa das atividades agendadas da Monitoria.
 
Basta responder ao formulário até sexta-feira dia 01/03/24.
 
Acesse:
 
Muito obrigada! 
Profa. Dra. Ana Maria do Espírito Santo Slapnik
Programa de Monitoria Institucional
Coordenadora
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de São Paulo Unifesp

Abertas as inscrições para o PICME para medalhistas OBMEP/OBM

Para os medalhistas OBMEP/OBM estão abertas as inscrições para o PICME (programa de iniciação científica e mestrado) através do site https://picme.obmep.org.br.

Esse programa é destinado a medalhistas em olimpíadas de matemática, e concede bolsas de iniciação científica do CNPq para os alunos selecionados realizarem um projeto de pesquisa na área de matemática, orientados por um professor da Unifesp.

Abaixo segue o calendário:

30 de janeiro a 15 de maio de 2024 Período de inscrições no site do PICME
01 de março de 2024 (com 2ª chamada em 01 de abril de 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 1ª ENTRADA
01 de abril 2024 Data limite para candidatos postulantes à 1ª entrada: Multimedalhistas e/ou graduação na área de matemática e alunos com entrada no ensino superior anterior a 2024.
Até 05 de abril 2024 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
15 de maio 2024 Término das pré-inscrições ao PICME 2024
01 de agosto de 2024 (com 2ª chamada em 01 de setembro 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 2ª ENTRADA
Até 06 de setembro 2024 Divulgação do resultado da seleção para 2ª entrada

 

Mais informações sobre o PICME podem ser encontradas no site do picme:  https://picme.obmep.org.br/

 

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2024

Egresso do ICT/Unifesp destaca integração entre teoria e prática na pós-graduação

Emerson Aguiar concluiu o mestrado em Pesquisa Operacional, ofertado pelo ICT/Unifesp em parceria com o ITA, em março de 2018. Hoje, atua como especialista em modelagem e estatística na área de sinistros de automóveis.

Egresso

Emerson fez parte da primeira turma de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa Operacional (PPG-PO). Durante a graduação, ele desejava se tornar professor universitário e, por isso, queria ingressar no mestrado e no doutorado. “Conheci o ICT/Unifesp em um simpósio de Pesquisa Operacional. Conversei com alguns professores e percebi que a Unifesp poderia me tornar o profissional que eu queria com experiência prática e teórica”, afirma.

Emerson foi bolsista do CNPq durante o mestrado, o que, segundo ele, foi fundamental para conseguir se sustentar em São José dos Campos e concluir o curso. O egresso considera o mestrado como o período em que mais aprendeu em toda a sua trajetória. “Posso dizer isso pelos conhecimentos técnicos, mas acho que o principal foi em relação à forma de pensar. Tive contato com pessoas com formações e carreiras distintas. Aprendi com elas que a pós-graduação também forma profissionais de alta performance, para além da carreira acadêmica. Isso me trouxe ao local onde estou hoje”, assegura.

Atualmente, atua como especialista em modelagem e estatística na área de sinistros de automóveis da Porto Seguros. Segundo Emerson, “um sinistro indica que algo de ruim ou indesejado aconteceu com o segurado. Minha função é ajudar a tornar as decisões sobre as operações de sinistro mais inteligentes e fazer com que elas agreguem valor aos clientes. Gosto de dizer que o meu trabalho é transformar dados em bem-estar para todos os stakeholders da companhia”. Ele utiliza modelos de machine learning, otimização e simulação para, por exemplo, determinar a quantidade de operadores para atendimento, avaliação de fraude, recomendação de oficina, seleção de mix de peças, entre outros. “Todos esses modelos devem ser pensados para entrar em operação. Então, também é meu papel estruturar bem as demandas para que elas sejam passíveis de implementação”, complementa.

Para Emerson, o mestrado em Pesquisa Operacional possibilitou a construção de conhecimento prático sem perda de aprofundamento teórico. “Isso não é comum. Sem dúvidas, o curso contribuiu muito para a minha formação profissional. Posso dizer que a carreira que sigo hoje foi fundamentada nos conhecimentos que obtive durante o curso. Sem ele, com certeza não chegaria onde cheguei”, finaliza.