NOTÍCIAS

Enactus Unifesp SJC Coloca Dois Projetos Como Finalistas em Competição de Destaque

O time Enactus Unifesp SJC faz parte de uma organização de jovens universitários dedicada a melhorar o mundo através da ação empreendedora.

photo 2024 05 13 00 01 36

Foto do time durante uma reunião geral. (Fonte: Enactus Unifesp SJC)

Leia mais...

3º Tech Talks STI-Unifesp

Programa preliminar - 3º Tech Talks STI-Unifesp

3º edição do evento online sobre tecnologia e inovação está com inscrições abertas até o dia 29 de abril de 2024

 

Leia mais...

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

Aluno do ICT agraciado pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC

O aluno do Bacharelado em Matemática Computacional, Leonardo Farias Santos, foi um dos agraciados pelo Prêmio Mérito Acadêmico da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) por sua atuação no Bacharelado em Matemática Computacional. Informações e lista de agraciados: https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/ Abaixo algumas informações sobre o prêmio: Desde 2022, a Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) concede o Prêmio ao Mérito Acadêmico.

Trata-se de uma iniciativa criada para homenagear alunos que se destacam pela atuação acadêmica em Matemática Aplicada e Computacional em cursos de graduação em Ciências Exatas. A indicação dos estudantes à honraria é feita por um representante da universidade ou mesmo pelo coordenador de curso segundo as regras disponíveis no site da SBMAC(https://www.sbmac.org.br/premio-ao-merito-academico/).

A premiação consiste em um certificado de Mérito Acadêmico entregue ao estudante na ocasião da sua colação de grau. Os estudantes ganham desconto para inscrição e apresentação de trabalho em um evento promovido pela SBMAC, como os Congressos Nacionais de Matemática Aplicada e Computacional (CNMACs) e os Encontros Regionais de Matemática Aplicada e Computacional (ERMACs).

Cursos de graduação da Unifesp têm nota máxima no Guia da Faculdade 2023

Quatro cursos do ICT/Unifesp conquistaram 5 estrelas e três receberam 4 estrelas.

 

Leia mais...

INFORMES

Chamada para Processo Seletivo - Doutorado PPGPIT

 

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EDITAL DE TUTORIA ACADÊMICA 1-2024 UNIFESP CAMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS


O Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFESP – Campus São José dos Campos TORNA PÚBLICO os requisitos, procedimentos e o funcionamento do Projeto de Tutoria Acadêmica neste campus para as unidades curriculares especificadas no item 5 deste Edital.

 

Ficha de inscrição para seleção de tutoria acadêmica 1-2024 UNIFESP/São José dos Campos

CLIQUE AQUI PARA EDITAL

Formulário voluntários ingressantes 2024

Discentes voluntários para evento de recepção dos ingressantes do ICT 2024

A Recepção dos ingressantes 2024 será realizada de 04 a 08/03. O Programa de Monitoria Institucional fará apresentações nos dias 05/03, terça-feira, às 17:00 e 06/03, quarta-feira, as 21:00.
 
Venho, cordialmente, convidar os discentes que tenham participado do Programa de Monitoria, em qualquer UC do ICT, para conversar com os ingressantes numa das atividades agendadas da Monitoria.
 
Basta responder ao formulário até sexta-feira dia 01/03/24.
 
Acesse:
 
Muito obrigada! 
Profa. Dra. Ana Maria do Espírito Santo Slapnik
Programa de Monitoria Institucional
Coordenadora
Pró-Reitoria de Graduação
Universidade Federal de São Paulo Unifesp

Abertas as inscrições para o PICME para medalhistas OBMEP/OBM

Para os medalhistas OBMEP/OBM estão abertas as inscrições para o PICME (programa de iniciação científica e mestrado) através do site https://picme.obmep.org.br.

Esse programa é destinado a medalhistas em olimpíadas de matemática, e concede bolsas de iniciação científica do CNPq para os alunos selecionados realizarem um projeto de pesquisa na área de matemática, orientados por um professor da Unifesp.

Abaixo segue o calendário:

30 de janeiro a 15 de maio de 2024 Período de inscrições no site do PICME
01 de março de 2024 (com 2ª chamada em 01 de abril de 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 1ª ENTRADA
01 de abril 2024 Data limite para candidatos postulantes à 1ª entrada: Multimedalhistas e/ou graduação na área de matemática e alunos com entrada no ensino superior anterior a 2024.
Até 05 de abril 2024 Divulgação do resultado da seleção para 1ª entrada
15 de maio 2024 Término das pré-inscrições ao PICME 2024
01 de agosto de 2024 (com 2ª chamada em 01 de setembro 2024) Início do PICME para os(as) selecionados(as) - 2ª ENTRADA
Até 06 de setembro 2024 Divulgação do resultado da seleção para 2ª entrada

 

Mais informações sobre o PICME podem ser encontradas no site do picme:  https://picme.obmep.org.br/

 

PLANOS DE ENSINO DAS UC OFERECIDAS NO 1º SEMESTRE DE 2024

3 - Orientações para as cedentes

 

Diretrizes Gerais dos Estágios na Unifesp

DIRETRIZES GERAIS DOS ESTÁGIOS NA UNIFESP

 

As solicitações de assinatura de termos de estágio devem ser abertas por nossos estudantes mediante o preenchimento de formulário on-line, no qual a/o própria/o estudante anexa termos assinados eletronicamente pela parte concedente e também pela/o discente.

 

Após ter recebido o documento com as devidas assinaturas (eletrônicas/digitais) da concedente do estágio -- que deve ter se credenciado previamente à Unifesp para oferecimento de oportunidades de estágio -- ou do agente de integração, a/o estudante deve observar o procedimento da solicitação de aprovação e assinatura pela Unifesp, a ser realizado por meio do formulário on-line próprio. O passo a passo está apresentado na página institucional de estágios, que ela/ele deverá consultar.

 

O termo de estágio encaminhado pela/o estudante de acordo com o procedimento descrito acima será analisado pela coordenação de estágios do seu curso. Uma vez aprovado, receberá a assinatura eletrônica da dirigente do ICT-Unifesp e, por fim, será liberado no e-mail institucional da/o aluna/o.

 

IMPORTANTE

 

1. O início das atividades de estágio pela/o estudante deve ocorrer SOMENTE APÓS a regularização do estágio por meio da aprovação e assinatura do contrato pela instituição de ensino

 

2. Nenhum documento de estágio poderá ser encaminhado para assinatura do diretor acadêmico antes do registro e análise pela Divisão de Assuntos Educacionais (DAE) e Coordenação de Estágio do respectivo curso de graduação.

 

3. Da solicitação à assinatura de documentos de estágio, o prazo de atendimento é de até 10 (dez) dias úteis (conforme Art. 127, §1º, alínea b, do Regimento Interno da Graduação da Unifesp).

 

4. A Direção Acadêmica do campus SJC da Unifesp não assina documentos de estágio com data retroativa, e não se responsabiliza por atividades iniciadas antes da data de assinatura do contrato (conforme Portaria nº2, de 15 de março de 2017).

Exigência de CADASTRO SIMPLIFICADO ou CONVÊNIO de Estágio com a Unifesp

Pessoas jurídicas e órgãos interessados em ofertar oportunidades de estágio e recrutar estudantes de graduação da Unifesp devem necessariamente optar por uma das seguintes vias alternativas:

  • realizar um cadastro simplificado com a Unifesp;

ou

  • celebrar um convênio de estágio com a Unifesp;

ou

  • valer-se dos serviços de um agente de integração conveniado com a Unifesp a fim de intermediar a contratação de estagiários.

Na Unifesp, os contratos de estágio são, sem exceções, acessórios a um termo de convênio. Por determinação da Procuradoria Federal junto a Unifesp, contratos de estágio poderão ser firmados apenas se houver cadastro ou convênio vigente em que conste o CNPJ da concedente direta ou do agente de integração de estágio.

 

Um detalhe importante: quando uma empresa possui várias filiais com diferentes números de CNPJ, cada uma delas deve providenciar o cadastro simplificado ou a assinatura do seu próprio termo de convênio com a Unifesp. Assim, mesmo que exista cadastro ou convênio de estágio vigente com uma determinada filial, esse cadastro ou convênio valerá para a contratação de estagiários exclusivamente por aquela filial, com aquele número de CNPJ específico.

 

Consulta de cadastros/convênios:

Confira se a concedente possui CADASTRO SIMPLIFICADO
Confira se a cedente ou agência de integração possui CONVÊNIO

 

Atenção: Pesquise pelo número de CNPJ da cedente

 

Procedimentos para o CADASTRO SIMPLIFICADO ou CONVÊNIO de Estágio

O cadastro simplificado ou credenciamento para celebração de convênio de estágio é regido pelo Edital de Chamamento Público.

 

Todas as orientações e formulários para realização do CADASTRO SIMPLIFICADO podem ser acessados em:

 

https://unifesp.br/reitoria/prograd/estagios/estudantes-da-unifesp

 

Importante:

Para a oferta de estágios aos estudantes da Unifesp, FILIAIS de empresas de grande porte devem se cadastrar com seu CNPJ próprio.

 

 

Atenção:

As dúvidas relacionadas ao cadastro simplificado ou convênio deverão ser esclarecidas junto ao Núcleo de Credenciamento para Estágio - NUCRES pelo correio eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

Procedimentos e Modelos de Documentos para a Regularização dos Estágios

Os procedimentos que toda/o estudante de graduação da Unifesp-SJC deve concluir para regularizar e dar início a um estágio estão disponíveis para consulta neste link.

Os modelos de documentos de estágio que deverão ser utilizados são os anexos a seguir:

Termo de Compromisso para Estágio Não Obrigatório – modelo

Termo de Compromisso para Estágio Obrigatório – modelo

Plano de Atividades para Estágio Obrigatório – modelo

Termo Aditivo de Estágio – modelo

Termo de Rescisão de Estágio – modelo

Atenção: Documentos com assinaturas digitalizadas não têm validade legal. O/a representante da CONCEDENTE e ESTAGIÁRIO(A) deverão utilizar uma assinatura eletrônica com certificação digital para assinar os documentos. Uma opção gratuita é a Assinatura Eletrônica do GOV.BR. Para saber como utilizá-la, clique aqui.

Caso a cedente julgue necessário que se adotem minutas de termos de estágio diversas das que estão aqui anexas, a aceitação do documento dependerá de sua prévia análise e aprovação pela Procuradoria Federal junto à Unifesp. O prazo necessário a esta análise é acrescido ao prazo total de atendimento do requerimento de estágio.

Divulgação de Vagas de Estágio

A fim de divulgar oportunidades de estágio/emprego aos estudantes dos cursos de graduação do Campus São José dos Campos da Unifesp, basta a empresa enviar as informações e arquivos de imagem de suas vagas para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..