NOTÍCIAS

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM PESQUISA 2024

A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina CaPGPq-EPM, torna público o presente Edital e convida os Programas de Pós-Graduação da EPM a indicarem candidatos, conforme a Portaria n. 1135/2022 e o Edital 2142094/2024 do Prêmio de Excelência Cientifica Unifesp/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

O Prêmio tem por objetivo promover, reconhecer e divulgar o mérito científico de alto nível, premiando os pesquisadores da Instituição que mais se destacaram, tanto no cenário nacional, quanto no internacional.

Acesse:

*****************************************************************************

RTI-FAPESP 2024

Chamada para Aplicação da Verba RTI-FAPESP 2024 da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da EPM-UNIFESP

A Comissão do RTI-FAPESP da Câmara de Pós-graduação e Pesquisa da Escola Paulista de Medicina torna pública a presente Chamada e convida os(as) interessados(as) a apresentarem propostas nos termos aqui estabelecidos. 

Itens financiáveis:

a) Reformas de laboratórios e outras despesas para infraestrutura de pesquisa.

a.1) Na reforma de laboratórios só são financiáveis itens justificáveis por viabilizar atividades de pesquisa, tais como preparação do local para a instalação de equipamentos de pesquisa e para sua utilização.

a.2) A FAPESP considera que devem ser contrapartida da Instituição: aquisição de mobiliário; reformas para melhoria predial, tais como pintura, colocação de pisos comuns, reformas externas; instalação elétrica de uso geral; etc. Portanto, tais itens não são financiáveis com recursos da RTI.

b) Apoio à manutenção e melhoramentos em infraestruturas coletivas de apoio à pesquisa, como: biotérios (exceto custos para compra de animais, que deverão fazer parte do orçamento ordinário de Auxílios à Pesquisa), redes de informática, centros de manutenção de equipamentos (exceto o custo da manutenção específica de equipamentos, que possa ser coberto com recursos da Parcela para Custos de Infraestrutura Direta dos Auxílios à Pesquisa, ou mediante solicitação de Auxílio à Pesquisa - Reparo de Equipamentos), centros de processamento de dados, bibliotecas, acervos documentais, museus, centrais de fornecimento de gases especiais, centrais de criogenia, instalações para medições e equipamentos compartilhados, centrais de instrumentação analítica para apoio à pesquisa, oficinas mecânicas, eletrônicas e de vidraria de apoio à pesquisa, centrais de ar-condicionado, tratamento de resíduos e redes elétricas e hidráulicas para laboratórios de pesquisa. Em relação à manutenção corretiva de equipamentos multiusuário, o valor mínimo é de R$20.000,00, salvo exceção de equipamentos multiusuários, que serão analisados caso a caso.

c) Aquisição de equipamentos.

c.1) Somente em condições extraordinárias e muito bem justificadas a FAPESP considerará solicitações para aquisição de equipamento de grande porte do tipo Equipamento Multiusuário (EMU). Após análise das justificativas e havendo recomendação para concessão de equipamento considerado multiusuário, o Pesquisador Responsável será instruído a abrir novo processo FAPESP, na modalidade EMU, para a implementação da concessão do equipamento. As normas e procedimentos para essa submissão encontram-se em www.fapesp.br/11195

Leia mais...

Resultado Final do Edital Interno dos Edifícios de Pesquisa I e II (EP I e EP II) para ampliação de Espaços Ocupados

Veja AQUI O RESULTADO FINAL da avaliação das propostas apresentadas para ocupação dos espaços vacantes nos Edifícios de Pesquisa I e II pelo período de 2024-2025 

 *****************************************************************************

Calendário CaPGq - 2024

Datas previstas para as reuniões ordinárias mensais onde ocorrerão as homologações das bancas para defesas e as homologações dos títulos (Mestrado e Doutorado).

Acesse o calendário CaPGq

Calendário CaPGq2024

 

*****************************************************************************

Representante discente no CONSU

Sibele Schuantes, aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem - EPM UNIFESP é  representante discente no CONSU (Conselho Universitário). 

Contato: sibele.schuantes@unifesp.br

*****************************************************************************

Docentes da EPM/Unifesp estão entre os principais cientistas de microbiologia do Brasil

A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM parabeniza os cientistas em Microbiologia da Unifesp-EPM eleitos entre os mais destacados do Brasil em sua área:

Na sua primeira edição do ranking dos melhores e destacados cientistas em Microbiologia, publicada pelo Research.com, um dos principais sites de pesquisa em Microbiologia que oferece dados confiáveis sobre contribuições científicas, desde 2014. Dos 29 brasileiros que são citados no ranking, três são da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), e estão entre os primeiros da lista. São eles: Arnaldo Lopes Colombo, Ana Cristina Gales e Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos.

A seleção para o ranking de melhores cientistas é formada por uma lista confiável dos principais cientistas da área de Microbiologia, com base em um exame meticuloso de 166.880 cientistas no Google Scholar e no Microsoft Academic Graph. Para a disciplina de Microbiologia, foram examinados mais de 5.775 perfis.

Saiba mais aqui!

*****************************************************************************

O que você precisa saber sobre Ética em Experimentação Animal

Tem havido considerável movimentação nas normas e leis que regem os aspectos éticos sobre experimentação em animais. Informe-se acessando os links abaixo:

Lei 11794 de 8 de outubro de 2008 - clique aqui

Decreto 6899 de 15 de julho de 2009 -  clique aqui

Guia brasileiro de produção, manutenção ou utilização de animais em atividades de ensino ou pesquisa científica - clique aqui

Texto sobre Princípio dos 3Rs - clique aqui

CEUA-UNIFESP -  clique aqui

*****************************************************************************

Curso Obrigatório

logo boasPraticas

A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da EPM disponibiliza o curso de  "Segurança em Laboratórios Aspectos Ambientais e Ocupacionas" para alunos que tenham acessos a laboratórios.

Mais informações: Click Aqui

*****************************************************************************

 

 

 

INFORMES

Retirada de Diploma

O prazo para entrega do diploma pronto é de até 60 dias úteis (sem fins de semana, recessos e feriados), contados a partir do envio de toda documentação, correta, pela Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa. Quando o diploma estiver disponível para retirada nas Câmaras de Pós-Graduação e Pesquisa, o requerente receberá comunicado pelo e-mail informado no formulário de solicitação, assim como as instruções sobre a retirada.

Caso deseje mais informações sobre a expedição de Diplomas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado, Mestrado e Mestrado Profissional) da Escola Paulista de Medicina, entre em contato através do email: diploma.pg.epm@unifesp.br.

A retirada do diploma por terceiros (independentemente do grau de parentesco) exige a entrega de uma procuração particular simples com poderes específicos (original) e firma reconhecida (cartório), podendo ser substituída pela procuração eletrônica com certificado digital (procuração digital) - que deverá ser impressa e entregue no momento da retirada:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/atendimento-por-conveniadas/conveniadas-procuracao

A procuração ficará retida, portanto, não aceitaremos procuração de plenos poderes ou procuração eletrônica no celular. A procuração original com firma reconhecida em cartório ou a procuração digital tem que estar em nome de quem fará a retirada. O diploma não pode ser retirado por pessoas sem a procuração ou que não constem da mesma (favor não insistir).

O Histórico escolar não acompanha o diploma.
Caso necessite:

1. Acesse https://siiu.unifesp.br/login e faça login com o usuário e a senha da Intranet (caso não tenha acesso entre em contato com o suporte: https://sua.unifesp.br/catalogo_ti/intranet);
2. Clique em "SISTEMA DE NOTAS PROPGPQ";
3. Clique em "Portal Discente";
4. Na opção "Histórico do discente" (canto superior direito), clique em "Detalhes";
5. Clique em "Imprimir" para baixar o Histórico (canto inferior esquerdo).

OBSERVAÇÃO: em caso de inconsistências ou não conseguir acessar, entre em contato com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa e/ou Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa.

************************************************************************************************************************************************************************

Defesa por Pareceres

Todas as defesas de dissertações de Mestrado (Acadêmico e Profissional) de alunos matriculados a partir de 01/04/2022 são obrigatoriamente públicas, conforme os Artigos 103, 104 e 144 do Regimento Interno da Pós-graduação da UNIFESP

************************************************************************************************************************************************************************

Transporte Público para alunos matriculados

  A Câmara de Pós Graduação da Escola Paulista de Medicina-EPM/UNIFESP passou a gerenciar os convênios para obtenção do “Cartão BOM” e “Bilhete Único” dos alunos matriculados nos programas de pós-graduação da EPM. Veja como obter clicando em Cartão BOM ou Bilhete Único 

************************************************************************************************************************************************************************

Solicitação de Histórico

A solicitação de Histórico deverá ser feita pelo próprio aluno acessando este link com o usuário e senha da intranet. Caso não saiba seu usuário/senha da intranet, entre em contato com a Central de Serviços por meio do fone 5576-4848, ramal 4656. 

************************************************************************************************************************************************************************

Solicitação de Histórico


Para Solicitar seu Histórico acesse o tópico "Solicitar Documentos" (ou Click Aqui), informe seu usuário e senha da intranet, e preencha o formulário eletrônico.

A solicitação de documentos possibilita também solicitar diploma de mestrado, doutorado e mestrado profissional para os alunos que concluíram os respectivos níveis.