NOTÍCIAS

Inscrições abertas para Orientador/a de Serviço no Projeto PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Católica de Santos e com as Secretarias Municipais de Saúde de Santos, São Vicente e Guarujá, teve o projeto “Equidade e educação pelo trabalho para a saúde como construção coletiva: o cuidado interprofissional com trabalhadoras da saúde na Baixada Santista” aprovado no Edital SGTES/Ministério da Saúde n.11/2023, cujo resultado final foi divulgado em Diário Oficial da União no dia 01/04/2024.

Leia mais...

Pesquisador da Unifesp participa de estudo que desvenda o mistério dos sumidouros de carbono globais

Estudo demonstra qual reação química pode transformar radicalmente a composição da matéria orgânica

Leia mais...

Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios

Confira aqui o Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios: programas, projetos, planos e ações vinculados ao (MDHC), que traz as políticas de direitos humanos e de cidadania do governo federal em articulação com as prefeituras, com o objetivo de que elas alcancem as pessoas de todo o território nacional.

Leia mais...

Unifesp dá boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

No dia 14 de março, foi realizada, no Campus Baixada Santista, a cerimônia de boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Lindi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), iniciativa pioneira no Estado de São Paulo. A Lindi conta com um Conselho Político e é coordenada pela professora Valéria Macedo e vice-coordenada pelo professor Vinicius Demarchi Silva Terra, responsável pelo cerimonial do evento, que foi aberto com a apresentação do Coral Nhanderu Rembiguai, da Aldeia Paranapuã, do município de São Vicente/SP.

Leia mais...

Curso de especialização interdisciplinar em Saúde Estética e Cosmética prorroga inscrições

unifespsaudeesteticaecosmetica-inscprorrogadas.jpg

Leia mais...

INFORMES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.Essa decisão é decorrente da avaliação que a Comissão Organizadora** do Congresso Acadêmico fez em relação aos impactos da greve deflagrada pelos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, docentes e discentes, e que, até o momento, não tem data prevista para término. A realização do evento em tais circunstâncias implica uma maior complexidade, exigindo mais tempo para os diálogos necessários e a devida pactuação com as três categorias de nossa instituição - o que inviabiliza seu acontecimento nas datas inicialmente propostas. Essa avaliação foi consensuada durante a reunião da Comissão Organizadora, realizada extraordinariamente no dia 02 de maio, com mais de 40 participantes.

Informamos que os trabalhos para a organização do evento estão avançados, e a Comissão Organizadora estará pronta para retomar o planejamento de imediato, assim que houver uma nova proposta de datas. Entendemos que o Congresso Acadêmico é um importante espaço de convívio e interlocução de nossa comunidade para a troca de conhecimentos, ideias, apresentação de projetos, pesquisas, atividades extensionistas e culturais. Nesta edição de 2024, celebrando os 10 anos do maior evento de nossa instituição, queremos garantir as condições para que toda a comunidade possa participar plenamente de uma programação intensa, vibrante e diversa.

Assim que houver a confirmação das novas datas de realização do Congresso, a divulgação será feita por meio dos canais oficiais da Universidade.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 10.º Congresso Acadêmico

**A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico é composta pela Coordenação Colegiada, pela coordenação de cada comissão organizadora local (de cada unidade universitária), das coordenações dos diferentes programas e projetos institucionais, de representantes das pró-reitorias finalísticas, da Superintendência de Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação Institucional.

 

Resultado final do PET-Saúde Equidade 2024

Confira aqui o resultado final da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Formulário de Mapeamento para Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva

forms-neurodiverso_ha.jpg

Leia mais...

Resultado preliminar do PET-Saúde Equidade

Confira aqui o resultado preliminar da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Relação de estudantes inscritos para seleção do PET-Saúde Equidade

Clique aqui para conferir as relações de estudantes inscritos por curso para seleção do PET-Saúde Equidade. O horário e o link das entrevistas serão informados através do e-mail institucional registrado no formulário de inscrição. A duração máxima das entrevistas será de 15 minutos.

Leia mais...

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

SECRETARIA_GRADUACAO.png

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

09.04.2015 - VI JORNADA SEVREST-SANTOS

Tema: vigilância em saúde mental relacionada ao trabalho na rede de atenção à saúde, políticas públicas e perspectivas futuras, impasses e potências.


vi-jornada-trabalhador.png


Comissão Organizadora:

Laura Camara Lima - Professora Adjunta UNIFESP, Departamento de Saúde Clínica e Instituição - Tutora do PET VIGILANCIA SAUDE MENTAL, Coordenadora do projeto de pesquisa: TMCRT em Santos: mapeamento e estudo exploratórios e do projeto de estágios Vigilância em Saúde Mental relacionada ao Trabalho: políticas públicas e clínica do trabalho na SEVREST.
Fabíola Lourenço Otero - Chefe da SEVREST- Santos e Paulo Antônio Fritelli – Engenheiro, SEVREST - Santos (Preceptores do PET VIGILANCIA SAUDE MENTAL,);
Estudantes da equipe do PET VIGILANCIA SAUDE MENTAL
Equipe de apoio: estagiários do quarto e quinto ano do curso de psicologia.

Apoio:
UNIFESP - Instituto Saúde e Sociedade
SEVREST, SENAT, DESMET – Prefeitura Municipal de Santos
FAPESP (projeto 2012/51767-7) – patrocínio eventual
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde,
do Ministério da Saúde (PET VS 2013-2014)
Fundacentro - Escritório Regional da Baixada Santista.

 

O evento é uma iniciativa conjunta da equipe do PET Vigilância em Saúde Mental relacionada ao Trabalho e do projeto Vigilância em Saúde mental relacionada ao trabalho e Clínica do Trabalho, desenvolvidos na SEVREST de Santos, coordenados pela Prof. Dra. Laura Camara Lima, do Departamento de Saúde Clínica e Instituições, do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP/BS, com parceria da Secretaria da Saúde da Prefeitura do município de Santos. A realização desse evento é uma das ações do “PET Vigilância em Saúde Mental do Trabalhador”. Trata-se de ação micropolíticas, voltada à difusão de informação e a mobilização de pensamento e discussões coletivas em relação a operacionalização de estratégias de vigilância em saúde mental relacionada ao trabalho, nos vários níveis de atenção da Rede de Atenção em Saúde. Pretende-se a partir de um diagnóstico dos impasses e possibilidades atuais, chegar a um esboço de estratégias que poderiam ser criadas para qualificar e ampliar o escopo das ações, sobretudo ao nível das UBSe ESF, incluindo discussões sobre o protagonismo do CEREST-Santos e fomentando a participação de colaboradores de outros setores, de possíveis multiplicadores e de representantes do controle social e da sociedade civil.


DATA: Quinta feira dia 09/04/2015, 
Local: SINTRASAUDE. Av. Ana Costa, 70 
Vila Mathias, Santos, São Paulo. CEP 11060-000
Horário: das 8h00min às 17h00min – Duração: 8 horas.


Manhã
Evento Aberto; Público alvo: Trabalhadores em geral e da saúde em particular, estudantes, sindicalistas, profissionais da secretaria da saúde, bancários e interessados. Inscrições: gratuitas. Serão feitas no local, antes do início do evento; Não haverá restrição de entrada enquanto houver lugares disponíveis.

Tarde
Evento focado em operadores da saúde; Público alvo: Trabalhadores da saúde da SEVREST e profissionais da secretaria da saúde que são nossos parceiros, estudantes ligados aos projetos de estágio e Pet da UNIFESP. Inscrições: gratuitas; vagas restritas e limitadas.
Certificados: Os participantes que comprovarem presença nas atividades propostas terão direito a um certificado de participação.
Programa de Atividades (Manhã e Tarde): Horários:
1. Inscrições de 8h00 a 8h30;
2. Mesa de Abertura do evento e breve apresentação do PET de 8h30 a 9h00;
3. Conferência 1: Carolina Osawa – Coordenadora AB de 9h a 9h30
4. Conferência 2: Simone Alves – SES Saúde de 9h30 a 10h;
5. Break de 10h a 10h30;
6. Conferência 3: Edith Seligmann-Silva – Convidade de Honra de 10h30 a 11h30;
7. Debates e Roda de Conversa - mediadora (Laura Lima) de 11h30 a 12h30.
8. Almoço de 12h15 a 14h
9. Conferência 4: Nancy Yasuda - Dep. de Vig. de Santo André de 14h a 14h30
10. Conferência 5: Eliana A. da Silva Pintor - Cerest de Diadema de 14h30 a 15h
11. Break de 15h00 a 15h30
12. Roda de conversa sobre as experiências e possiblidades de 15h30-17h
13. Encerramento 17h.


Títulos das conferências e conferencistas convidados

Mesa de Abertura:
Regina Spadari - Diretora do Instituto Saúde e Sociedade da UNIFESP (e/ou Chefe Depto. Saúde Clínica e Instituições)
Marcos Estevão Calvo - Secretário da Saúde da PM de Santos
Josué Amador da Silva – Coordenador da Fundacentro em Santos
Fabíola Otero - Chefe da SEVREST
Laura Camara Lima – Prof. UNIFESP, Coordenadora do evento

Conferência 1: Vigilância em SMRT na atenção primária: impasses e potências
Carolina Osawa – Enfermeira, Mestre em Saúde Pública pela UNIFESP, Chefe do Departamento de Atenção Básica – Prefeitura Municipal de Santos e coordenadora do curso de especialização em Saúde da Família da UNA-SUS/Unifesp (Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde).

Conferência 2: Vigilância em SMRT nas políticas públicas: impasses e potências
Simone Alves dos Santos – Diretora Técnica da Divisão de Vigilância
Sanitária do Trabalho da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Conferência 3: Vigilância em SMRT em perspectiva: impasses e potências
Edith Seligmann-Silva – Médica Psiquiatra e Sanitarista. Pesquisadora pioneira da temática da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho e ao Desemprego. Docente aposentada da Faculdade de Medicina da USP.

Conferência 4: Vigilância em SMRT e Matriciamento: impasses e potências
Nancy Yasuda - Psicóloga, com especialização em Saúde do Trabalhador, em Gestão de Serviços Públicos de Saúde; Gerente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária no Departamento de Vigilância de Santo André.

Conferência 5: Vigilância em SMRT nos Centros de Referência: impasses e potências
Eliana A. S. Pintor – Psicóloga, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de Ensino Superior e Especialista em Psicologia Clínica. Coordenadora do CEREST São Bernardo do Campo.