NOTÍCIAS

Oportunidade de bolsa no cargo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - DTI II

Estão abertas as inscrições, até 10/07/2024, para o processo seletivo para bolsa no cargo de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - DTI II, na área de Centro de Inteligência e Gestão Territorial, com atividades a serem desenvolvidas no Campus Baixada Santista da Unifesp.

Leia mais...

Oportunidade de bolsa de Iniciação Científica no Campus Baixada Santista da Unifesp

Estão abertas as incrições para o Processo Seletivo, até 10/07/2024, para bolsista na modalidade de Iniciação Científica – IC, no Campus Baixada Santista da Unifesp.

Leia mais...

Oportunidade de pós-doutorado no Campus Baixada Santista da Unifesp

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para pós-doutorado com bolsa da FAPESP junto ao grupo de pesquisa "Estratégia para a redução da resposta glicêmica de pães sem glúten: Integrando marcadores metabólicos, de digestibilidade in vitro e permeação em modelos de células Caco2 para a compreensão dos efeitos dos diferentes ingredientes".

Leia mais...

Encontro das(os) extensionistas do Projeto Vozes das Crianças, Adolescentes e Jovens: Educação em Direitos Humanos

Ebook2.jpg

Leia mais...

Lançamento do 5 ebook do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos.

É com muita alegria que lançamos o 5o ebook do Grupo de Estudos,  Pesquisa e Extensão DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos.  
Leia mais...

EVENTOS

Projeto de extensão: Atua na Saúde

As inscrições para a Cia. Atua na Saúde estão oficialmente abertas!

Leia mais...

Festival: vida no mangue

festa_do_mangue_25jun24.jpeg

Leia mais...

Abertura oficial do PET-Saúde Equidade

card_Abertura_PET_Saude_2024_2026.jpg

Leia mais...

Atividades do GCaf/Unifesp segundo semestre!

Anota na agenda que no dia 26/06 (próxima quarta-feira) o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão sobre Crianças, Adultos e Famílias da Universidade Federal de São Paulo (GCAF/UNIFESP) retoma as atividades do semestre. E a nossa próxima atividade será mais do que especial…

Leia mais...

As intervenções psicanalíticas clínico-políticas

intervencoes_psi_clinico-pol.jpeg

Leia mais...

INFORMES

Resultado Edital de Seleção externa 01/2024 - CFE

Em atenção ao Edital de Seleção Externa 01/2024 para ingresso nos cursos de formação específica da Universidade Federal de São Paulo do Campus Baixada Santista, o Instituto do Mar publica o resultado das inscrições recebida.

Leia mais...

Comunicado da empresa do RU do Campus Baixada Santista

Considerando o encerramento do atual contrato de Restaurante Universitário - RU, no dia 06/07/2024; Considerando que o sistema de controle dos créditos não permite a transferência automática dos saldos para a nova empresa; Informamos que quem tiver saldo de crédito receberá o valor de volta a partir do dia 08/07/2024.

Leia mais...

Divulgação do Edital n. 375/2024 - Seleção de Estudantes de Graduação e Pós-Graduação Negros e Negras

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa) divulga o Edital n. 375/2024, relativo às vagas remanescentes para seleção de estudantes de graduação e pós-graduação negros e negras, para o ano de 2024. Clique aqui para acessar.

Leia mais...

Avaliação dos Setores que estão na Jornada Flexibilizada 30 horas

 Por solicitação Comissão Unificada de Jornada Flexibilizada - 30 horas e visando o cumprimento do inciso VI do art. 12 da Resolução 193/2024/Conselho Universitário, divulgamos o formulário "https:forms.gle/2HYiasE6Gu1yvmDe8" para avaliação do serviço prestado pelos setores com jornada flexibilizada pela comunidade acadêmica, sendo estes:

Leia mais...

Edital de Seleção Externa para Ingresso nos CFE da Unifesp do Campus Baixada Santista 2024

O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através do Instituto do Mar, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital de Seleção Externa para Progressão aos Cursos de Formação Específica da Unifesp do Campus Baixada Santista.

As Inscrições serão realizadas entre 20/06/2024 a 09/07/2024, vejam item 8 do Calendário.

acesse o edital aqui.

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_iss.jpg

BOTAO_VERDE_LATERAL_SITE_segrad_imar.jpg

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Produtos naturais marinhos

Nível: Mestrado
Docente responsável: Paula C. Jimenez
Departamento do docente responsável: Ciências do Mar
Freqüência mínima obrigatória: 75%
Carga horária total: 30 horas – 2 créditos
Áreas Disciplinares abrangidas: Bioprospecção
Objetivos Gerais: Apresentar e discutir sobre a utilização da biodiversidade marinha como fonte de moléculas que tenham potencial para desenvolvimento e inovação de novos bioprodutos, promovendo uma abordagem crítica da bioprospecção de organismos marinhos, sobremaneira quanto à sustentabilidade e à conservação.
Ementa: A disciplina propões apresentar os produtos naturais marinhos no seu sentindo amplo, a partir de uma perspectiva multi e interdisciplinar, com ênfase no seu emprego como fármacos. Neste contexto, serão abordados tópicos na fronteira do conhecimento, abrangendo legislação, metodologia, estratégias, emprego da biodiversidade, “ômicas”, classes químicas e mecanismo de ação de bioprodutos.
Conteúdo programático:
1. Biodiversidade marinha: espécies marinhas de interesse à bioprospecção; 2. Legislação e propriedade intelectual; 3. Métodos, técnicas e estratégias de bioprospecção de organismos marinhos; 4. Metabolismo primário e secundário, origem biossintética e classes químicas de bioprodutos de origem marinha; 5. Mecanismos de ação de bioprodutos de origem marinha; 6. Abordagens moleculares (“ômicas”) aplicadas à bioprospecção de bioprodutos de origem marinha; 7. Moléculas marinhas e suas aplicações como fármacos
Avaliação: Seminários
Bibliografia Básica:
1. Fattorusso, E; Gerwick, W.; Taglialatela-Scafati, O (Eds.). Handbook of Marine Natural Products (2012). Volumes 1 and 2. Springer, New York, NY, USA. 1452 pp. ISBN: 978-9048138333
2. La Barre, S; Kornprobst J-M. Outstanding Marine Molecules. (2014) Wiley-Blackwell, Wenheim, Germany. 536 pp. ISBN: 978-3527334650
3. Kim, S-K. Marine Microbiology: Bioactive Compounds and Biotechnological Applications. (2013) Wiley-VCH, Wenheim, Germany. 580 pp. ISBN: 978-3527333271
4. Bhakuni & Rawat. Bioactive Marine Natural Products. Springer. 2005, 398p. Disponível em: http://files.rushim.ru/books/biochemie/bioactive- marine-natural-products.pdf
Bibliografia Complementar:
1. Kornprobst J-M. Encyclopedia of Marine Natural Products, 2nd ed. (2014) Wiley-Blackwell, Wenheim, Germany. 2180 pp. ISBN: 978-3527334292
2. Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Medida Provisoria no 2.186‐16/2001. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/2186-16.htm
3. Brasil. Ministério do Meio Ambiente/ CGEN. “Orientações técnicas. Disponível em: http://www.mma.gov.br
4. Ministério da Saúde. Organização Pan-Americana da Saúde. Ministério da Ciência e Tecnologia. Caracterização do Estado da Arte em Biotecnologia Marinha no Brasil / Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 134 p.: il. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/caracterizacao_estado_art e_biotecnologia_marinha.pdf
5. Costa-Lotufo, LV; Wilke, DV; Jimenez, PC; Epifânio, RA. Organismos Marinhos como Fonte de Novos Fármacos: Histórico e Perspectivas. (2009). Química Nova, 32(3): 703 – 716.
Artigos publicados em periódicos especializados serão frequentemente utilizados como material bibliográfico

 

Voltar