NOTÍCIAS

Inscrições abertas para Orientador/a de Serviço no Projeto PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Católica de Santos e com as Secretarias Municipais de Saúde de Santos, São Vicente e Guarujá, teve o projeto “Equidade e educação pelo trabalho para a saúde como construção coletiva: o cuidado interprofissional com trabalhadoras da saúde na Baixada Santista” aprovado no Edital SGTES/Ministério da Saúde n.11/2023, cujo resultado final foi divulgado em Diário Oficial da União no dia 01/04/2024.

Leia mais...

Pesquisador da Unifesp participa de estudo que desvenda o mistério dos sumidouros de carbono globais

Estudo demonstra qual reação química pode transformar radicalmente a composição da matéria orgânica

Leia mais...

Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios

Confira aqui o Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios: programas, projetos, planos e ações vinculados ao (MDHC), que traz as políticas de direitos humanos e de cidadania do governo federal em articulação com as prefeituras, com o objetivo de que elas alcancem as pessoas de todo o território nacional.

Leia mais...

Unifesp dá boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

No dia 14 de março, foi realizada, no Campus Baixada Santista, a cerimônia de boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Lindi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), iniciativa pioneira no Estado de São Paulo. A Lindi conta com um Conselho Político e é coordenada pela professora Valéria Macedo e vice-coordenada pelo professor Vinicius Demarchi Silva Terra, responsável pelo cerimonial do evento, que foi aberto com a apresentação do Coral Nhanderu Rembiguai, da Aldeia Paranapuã, do município de São Vicente/SP.

Leia mais...

Curso de especialização interdisciplinar em Saúde Estética e Cosmética prorroga inscrições

unifespsaudeesteticaecosmetica-inscprorrogadas.jpg

Leia mais...

INFORMES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.Essa decisão é decorrente da avaliação que a Comissão Organizadora** do Congresso Acadêmico fez em relação aos impactos da greve deflagrada pelos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, docentes e discentes, e que, até o momento, não tem data prevista para término. A realização do evento em tais circunstâncias implica uma maior complexidade, exigindo mais tempo para os diálogos necessários e a devida pactuação com as três categorias de nossa instituição - o que inviabiliza seu acontecimento nas datas inicialmente propostas. Essa avaliação foi consensuada durante a reunião da Comissão Organizadora, realizada extraordinariamente no dia 02 de maio, com mais de 40 participantes.

Informamos que os trabalhos para a organização do evento estão avançados, e a Comissão Organizadora estará pronta para retomar o planejamento de imediato, assim que houver uma nova proposta de datas. Entendemos que o Congresso Acadêmico é um importante espaço de convívio e interlocução de nossa comunidade para a troca de conhecimentos, ideias, apresentação de projetos, pesquisas, atividades extensionistas e culturais. Nesta edição de 2024, celebrando os 10 anos do maior evento de nossa instituição, queremos garantir as condições para que toda a comunidade possa participar plenamente de uma programação intensa, vibrante e diversa.

Assim que houver a confirmação das novas datas de realização do Congresso, a divulgação será feita por meio dos canais oficiais da Universidade.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 10.º Congresso Acadêmico

**A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico é composta pela Coordenação Colegiada, pela coordenação de cada comissão organizadora local (de cada unidade universitária), das coordenações dos diferentes programas e projetos institucionais, de representantes das pró-reitorias finalísticas, da Superintendência de Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação Institucional.

 

Resultado final do PET-Saúde Equidade 2024

Confira aqui o resultado final da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Formulário de Mapeamento para Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva

forms-neurodiverso_ha.jpg

Leia mais...

Resultado preliminar do PET-Saúde Equidade

Confira aqui o resultado preliminar da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Relação de estudantes inscritos para seleção do PET-Saúde Equidade

Clique aqui para conferir as relações de estudantes inscritos por curso para seleção do PET-Saúde Equidade. O horário e o link das entrevistas serão informados através do e-mail institucional registrado no formulário de inscrição. A duração máxima das entrevistas será de 15 minutos.

Leia mais...

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

SECRETARIA_GRADUACAO.png

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Avaliação da Poluição Marinha e Estuarina

Nível: Mestrado e Doutorado
Docente responsável: Rodrigo Brasil Choueri
Frequência mínima obrigatória: 75%
Carga horaria total: 60 horas – 4 créditos
Ementa: Conceito de qualidade ambiental. Introdução e comportamento de contaminantes em ambientes aquáticos. Descrição das Linhas-de-Evidência clássicas: contaminação; toxicidade; estrutura de comunidade macrobentônica. Apresentação das diferentes formas de integração de dados ambientais. Novas tendências em métodos integrados de avaliação e monitoramento ambiental. Estudo de casos.
Bibliografia Básica:
1. Barceló, D. and Petrovic, M. (Eds.). Sustainable Management of Sediment Resources: Sediment Quality and Impact Assessment of Pollutants. Volume 1, Pages 1-333 (2007). Elsevier B.V., Amsterdan, The Netherlands. ISBN: 978-0-444-51962-7
2. Hoffman, D. J.; Rattner, B.A.; Burton Jr., G.A. and Cairns Jr., J. (eds.) (2003) Handbook of ecotoxicology. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2000) Environmental chemistry. 7th ed. CRC Press LLC, Boca Raton, Florida, USA. Manahan, S. E. (2003) Toxicological chemistry and biochemistry. 3rd ed. CRC Press LLC, Boca Raton, FL, USA.
3. NRC (National Research Council) (1989) Contaminated Marine Sediments: Assessment and Remediation. Committee on Contaminated Marine Sediments Marine Board, Commission on Engineering and Technical Systems, National Research Council. National Academic Press, Washington DC, USA. 493 p. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/1412.html
4. NRC (National Research Council) (2003) Bioavailability of Contaminants in Soils and Sediments: Processes, Tools, and Applications. Committee on BioavailabilityofContaminants in Soils and Sediments, Water Science and Technology Board, Division on Earth and Life Studies, NationalResearchCouncil. NationalAcademic Press, Washington DC, USA. Disponível em: http://www.nap.edu/catalog/10523.html
5. Zagatto, P. A.; Bertoletti, E. (eds.) (2006) Ecotoxicologia Aquática: Princípios e Aplicações. Rima Editora, São Carlos-SP, Brasil. 464 p.

 

Voltar