NOTÍCIAS

Inscrições abertas para Orientador/a de Serviço no Projeto PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Católica de Santos e com as Secretarias Municipais de Saúde de Santos, São Vicente e Guarujá, teve o projeto “Equidade e educação pelo trabalho para a saúde como construção coletiva: o cuidado interprofissional com trabalhadoras da saúde na Baixada Santista” aprovado no Edital SGTES/Ministério da Saúde n.11/2023, cujo resultado final foi divulgado em Diário Oficial da União no dia 01/04/2024.

Leia mais...

Pesquisador da Unifesp participa de estudo que desvenda o mistério dos sumidouros de carbono globais

Estudo demonstra qual reação química pode transformar radicalmente a composição da matéria orgânica

Leia mais...

Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios

Confira aqui o Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios: programas, projetos, planos e ações vinculados ao (MDHC), que traz as políticas de direitos humanos e de cidadania do governo federal em articulação com as prefeituras, com o objetivo de que elas alcancem as pessoas de todo o território nacional.

Leia mais...

Unifesp dá boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

No dia 14 de março, foi realizada, no Campus Baixada Santista, a cerimônia de boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Lindi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), iniciativa pioneira no Estado de São Paulo. A Lindi conta com um Conselho Político e é coordenada pela professora Valéria Macedo e vice-coordenada pelo professor Vinicius Demarchi Silva Terra, responsável pelo cerimonial do evento, que foi aberto com a apresentação do Coral Nhanderu Rembiguai, da Aldeia Paranapuã, do município de São Vicente/SP.

Leia mais...

Curso de especialização interdisciplinar em Saúde Estética e Cosmética prorroga inscrições

unifespsaudeesteticaecosmetica-inscprorrogadas.jpg

Leia mais...

INFORMES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.Essa decisão é decorrente da avaliação que a Comissão Organizadora** do Congresso Acadêmico fez em relação aos impactos da greve deflagrada pelos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, docentes e discentes, e que, até o momento, não tem data prevista para término. A realização do evento em tais circunstâncias implica uma maior complexidade, exigindo mais tempo para os diálogos necessários e a devida pactuação com as três categorias de nossa instituição - o que inviabiliza seu acontecimento nas datas inicialmente propostas. Essa avaliação foi consensuada durante a reunião da Comissão Organizadora, realizada extraordinariamente no dia 02 de maio, com mais de 40 participantes.

Informamos que os trabalhos para a organização do evento estão avançados, e a Comissão Organizadora estará pronta para retomar o planejamento de imediato, assim que houver uma nova proposta de datas. Entendemos que o Congresso Acadêmico é um importante espaço de convívio e interlocução de nossa comunidade para a troca de conhecimentos, ideias, apresentação de projetos, pesquisas, atividades extensionistas e culturais. Nesta edição de 2024, celebrando os 10 anos do maior evento de nossa instituição, queremos garantir as condições para que toda a comunidade possa participar plenamente de uma programação intensa, vibrante e diversa.

Assim que houver a confirmação das novas datas de realização do Congresso, a divulgação será feita por meio dos canais oficiais da Universidade.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 10.º Congresso Acadêmico

**A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico é composta pela Coordenação Colegiada, pela coordenação de cada comissão organizadora local (de cada unidade universitária), das coordenações dos diferentes programas e projetos institucionais, de representantes das pró-reitorias finalísticas, da Superintendência de Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação Institucional.

 

Resultado final do PET-Saúde Equidade 2024

Confira aqui o resultado final da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Formulário de Mapeamento para Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva

forms-neurodiverso_ha.jpg

Leia mais...

Resultado preliminar do PET-Saúde Equidade

Confira aqui o resultado preliminar da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Relação de estudantes inscritos para seleção do PET-Saúde Equidade

Clique aqui para conferir as relações de estudantes inscritos por curso para seleção do PET-Saúde Equidade. O horário e o link das entrevistas serão informados através do e-mail institucional registrado no formulário de inscrição. A duração máxima das entrevistas será de 15 minutos.

Leia mais...

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

SECRETARIA_GRADUACAO.png

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Laboratório de Epidemiologia e Movimento Humano - EPIMOV

Localização:
Rua Silva Jardim, 136 - 3º andar - Sala 338

Data de Criação:
2014

Responsável:
Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado

Tipo de uso (graduação / pós / multiusuário):
Pesquisa/Pós-graduação
Multiusuário (Diversos Professores desenvolvem projetos de pesquisa e ministram aulas de especialização (Presencial/EAD) no laboratório

Link para o site:
https://www.feacunifesp.com/laboratorio-1

Breve histórico:
O laboratório EPIMOV foi criado após o Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado ser contemplado com auxílio a pesquisa na modalidade Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes da FAPESP com o projeto intitulado "Nível de atividade e aptidão física e sua associação com o declínio da função pulmonar em adultos do município de Santos, Brasil”. Atualmente este estudo epidemiológico continua em andamento com o título de Estudo Epidemiológico sobre o Movimento Humano (Estudo EPIMOV). O Estudo EPIMOV tem o principal objetivo de avaliar a associação entre o comportamento sedentário e baixo nível de atividade e aptidão física e a ocorrência de doenças crônicas hipocinéticas, principalmente cardiorrespiratórias e locomotoras. O coordenador do Estudo é Cientista Visitante (Visiting Scholar) no "Bernard Lown Scholars in Cardiovascular Health Program" da Harvard T.H. Chan School of Public Health e o Estudo EPIMOV tem colaboradores internacionais em tal instituição (https://www.hsph.harvard.edu/lownscholars/scholars/). Em 2016, outro projeto com colaboração internacional foi iniciado no laboratório EPIMOV. O Projeto “Playful Data-driven Active Urban Living (PAUL)”, sob coordenação do Prof. Dr. Victor Zuniga Dourado, foi aprovado em chamada especial da FAPESP em Parceria com a NWO da Holanda. O principal objetivo do PAUL é o desenvolvimento de um aplicativo de smartphone inovador para aumentar o nível de atividade física da população, amparado em técnicas de mudança de comportamento, mineração de dados, inteligência artificial, gameficação (jogos digitais) e conexão com beacons. Temos a parceria da Amsterdam University, da Amsterdam University of Applied Sciences e da Ultrech University para o desenvolvimento do Projeto PAUL. O Laboratório EPIMOV conta com equipamentos sofisticados para avaliação do movimento humano. Atualmente, diversos docentes da UNIFESP conduzem pesquisas no EPIMOV, envolvendo as áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória, em Saúde da Mulher e Musculoesquelética, Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, Avaliação de Atletas, entre outras. O EPIMOV está à disposição dos nossos alunos de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Clínica (presencial e EAD), tanto para aulas práticas quanto para o desenvolvimento de pesquisa científica.

 

Voltar