NOTÍCIAS

Unifesp recruta mulheres com fasciíte plantar para tratamento

IMG 9812 

Leia mais...

Pesquisa que visa identificar se fisioterapeutas brasileiros seguem as recomendações de práticas clínicas no tratamento de pacientes com fibromialgia

arte_divulgação_Natalia_ambrosio_com_link_para_clicar.jpg

Leia mais...

Relatório da Unesco traz dados inéditos sobre os impactos da mudança climática no oceano

Pesquisador da Unifesp foi único brasileiro a participar da publicação e avalia a relação entre os dados do relatório e os impactos da PEC dos terrenos de marinha, em discussão no Congresso

Leia mais...

Implementação da Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência avança com oficina sobre o IFBrM, em Santos

20240607_150105.jpg

Leia mais...

Inscrições abertas para Orientador/a de Serviço no Projeto PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Católica de Santos e com as Secretarias Municipais de Saúde de Santos, São Vicente e Guarujá, teve o projeto “Equidade e educação pelo trabalho para a saúde como construção coletiva: o cuidado interprofissional com trabalhadoras da saúde na Baixada Santista” aprovado no Edital SGTES/Ministério da Saúde n.11/2023, cujo resultado final foi divulgado em Diário Oficial da União no dia 01/04/2024.

Leia mais...

INFORMES

Edital de Seleção Externa para Ingresso nos CFE da Unifesp do Campus Baixada Santista 2024

O Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), através do Instituto do Mar, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital de Seleção Externa para Progressão aos Cursos de Formação Específica da Unifesp do Campus Baixada Santista.

As Inscrições serão realizadas entre 20/06/2024 a 09/07/2024, vejam item 8 do Calendário.

acesse o edital aqui.

Comunicado da empresa do RU aos discentes do Campus Baixada Santista

Considerando o encerramento do atual contrato de Restaurante Universitário - RU, no dia 06/07/2024; Considerando que o sistema de controle dos créditos não permite a transferência automática dos saldos para a nova empresa; Informamos que quem tiver saldo de crédito receberá o valor de volta a partir do dia 08/07/2024.

Leia mais...

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.Essa decisão é decorrente da avaliação que a Comissão Organizadora** do Congresso Acadêmico fez em relação aos impactos da greve deflagrada pelos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, docentes e discentes, e que, até o momento, não tem data prevista para término. A realização do evento em tais circunstâncias implica uma maior complexidade, exigindo mais tempo para os diálogos necessários e a devida pactuação com as três categorias de nossa instituição - o que inviabiliza seu acontecimento nas datas inicialmente propostas. Essa avaliação foi consensuada durante a reunião da Comissão Organizadora, realizada extraordinariamente no dia 02 de maio, com mais de 40 participantes.

Informamos que os trabalhos para a organização do evento estão avançados, e a Comissão Organizadora estará pronta para retomar o planejamento de imediato, assim que houver uma nova proposta de datas. Entendemos que o Congresso Acadêmico é um importante espaço de convívio e interlocução de nossa comunidade para a troca de conhecimentos, ideias, apresentação de projetos, pesquisas, atividades extensionistas e culturais. Nesta edição de 2024, celebrando os 10 anos do maior evento de nossa instituição, queremos garantir as condições para que toda a comunidade possa participar plenamente de uma programação intensa, vibrante e diversa.

Assim que houver a confirmação das novas datas de realização do Congresso, a divulgação será feita por meio dos canais oficiais da Universidade.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 10.º Congresso Acadêmico

**A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico é composta pela Coordenação Colegiada, pela coordenação de cada comissão organizadora local (de cada unidade universitária), das coordenações dos diferentes programas e projetos institucionais, de representantes das pró-reitorias finalísticas, da Superintendência de Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação Institucional.

 

Resultado final do PET-Saúde Equidade 2024

Confira aqui o resultado final da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Formulário de Mapeamento para Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva

forms-neurodiverso_ha.jpg

Leia mais...

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

SECRETARIA_GRADUACAO.png

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Apresentação

O processo de expansão da Unifesp iniciou-se de forma efetiva com a fundação do Campus Baixada Santista em setembro de 2004. O cronograma de sua implantação foi negociado com o Poder Executivo da cidade de Santos e dos demais municípios da Baixada Santista, com o apoio da classe política local.

O campus Baixada Santista buscou suprir a demanda pela instalação de cursos que atendessem aos interesses da região, aliando a formação de recursos humanos à pesquisa, inovação e extensão.

Atualmente é constituído por duas unidades universitárias – o Instituto de Saúde e Sociedade e o Instituto do Mar, contanto com mais de 2.000 estudantes matriculados nos nove cursos de graduação disponíveis: Fisioterapia, Psicologia, Educação Física (bacharelado – modalidade: saúde), Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social, bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar (BICT-Mar), Engenharia Ambiental e Engenharia de Petróleo.

Todos os demais cursos já foram avaliados pelo MEC e receberam notas 4-5 (na escala de 0 a 5), figurando entre os melhores do país de acordo com o Enade.

Em nível de pós-graduação, são desenvolvidos os 10 programas, com cerca de 350 estudantes matriculados: mestrado e doutorado Interdisciplinar em Ciências da Saúde; mestrado e doutorado em Bioprodutos e Bioprocessos; mestrado em Alimentos, Nutrição e Saúde; mestrado em Biodiversidade e Ecologia Marinha e Costeira; mestrado e doutorado em Ciências do Movimento Humano e Reabilitação; mestrado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar; mestrado e Serviço Social e Políticas Sociais; mestrado profissional no Ensino em Ciências da Saúde; mestrado Profissional em Saúde da Família - PROFSAÚDE; mestrado em Análise Ambiental Integrada.

O compromisso com uma formação cientificamente qualificada e socialmente referenciada fundamentou inúmeros projetos de extensão e de pesquisa que fazem do campus um dos mais produtivos da Unifesp e um dos mais ativos na captação de recursos das agências financiadoras oficiais (Finep, Fapesp, CNPq e Capes) e de instituições privadas.

Hoje, o campus – que é constituído por cinco unidades, já possui mais de 15 anos de atividade acadêmica com significativas conquistas em sua trajetória, consolidando a educação superior pública nessa importante região do Estado de São Paulo.