NOTÍCIAS

Inscrições abertas para Orientador/a de Serviço no Projeto PET-Saúde Equidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a Universidade Católica de Santos e com as Secretarias Municipais de Saúde de Santos, São Vicente e Guarujá, teve o projeto “Equidade e educação pelo trabalho para a saúde como construção coletiva: o cuidado interprofissional com trabalhadoras da saúde na Baixada Santista” aprovado no Edital SGTES/Ministério da Saúde n.11/2023, cujo resultado final foi divulgado em Diário Oficial da União no dia 01/04/2024.

Leia mais...

Pesquisador da Unifesp participa de estudo que desvenda o mistério dos sumidouros de carbono globais

Estudo demonstra qual reação química pode transformar radicalmente a composição da matéria orgânica

Leia mais...

Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios

Confira aqui o Guia Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) nos municípios: programas, projetos, planos e ações vinculados ao (MDHC), que traz as políticas de direitos humanos e de cidadania do governo federal em articulação com as prefeituras, com o objetivo de que elas alcancem as pessoas de todo o território nacional.

Leia mais...

Unifesp dá boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena

No dia 14 de março, foi realizada, no Campus Baixada Santista, a cerimônia de boas-vindas à 1.ª turma do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Lindi) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), iniciativa pioneira no Estado de São Paulo. A Lindi conta com um Conselho Político e é coordenada pela professora Valéria Macedo e vice-coordenada pelo professor Vinicius Demarchi Silva Terra, responsável pelo cerimonial do evento, que foi aberto com a apresentação do Coral Nhanderu Rembiguai, da Aldeia Paranapuã, do município de São Vicente/SP.

Leia mais...

Curso de especialização interdisciplinar em Saúde Estética e Cosmética prorroga inscrições

unifespsaudeesteticaecosmetica-inscprorrogadas.jpg

Leia mais...

INFORMES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.Essa decisão é decorrente da avaliação que a Comissão Organizadora** do Congresso Acadêmico fez em relação aos impactos da greve deflagrada pelos(as) técnicos(as) administrativos(as) em educação, docentes e discentes, e que, até o momento, não tem data prevista para término. A realização do evento em tais circunstâncias implica uma maior complexidade, exigindo mais tempo para os diálogos necessários e a devida pactuação com as três categorias de nossa instituição - o que inviabiliza seu acontecimento nas datas inicialmente propostas. Essa avaliação foi consensuada durante a reunião da Comissão Organizadora, realizada extraordinariamente no dia 02 de maio, com mais de 40 participantes.

Informamos que os trabalhos para a organização do evento estão avançados, e a Comissão Organizadora estará pronta para retomar o planejamento de imediato, assim que houver uma nova proposta de datas. Entendemos que o Congresso Acadêmico é um importante espaço de convívio e interlocução de nossa comunidade para a troca de conhecimentos, ideias, apresentação de projetos, pesquisas, atividades extensionistas e culturais. Nesta edição de 2024, celebrando os 10 anos do maior evento de nossa instituição, queremos garantir as condições para que toda a comunidade possa participar plenamente de uma programação intensa, vibrante e diversa.

Assim que houver a confirmação das novas datas de realização do Congresso, a divulgação será feita por meio dos canais oficiais da Universidade.

Atenciosamente,

Comissão Organizadora do 10.º Congresso Acadêmico

**A Comissão Organizadora do Congresso Acadêmico é composta pela Coordenação Colegiada, pela coordenação de cada comissão organizadora local (de cada unidade universitária), das coordenações dos diferentes programas e projetos institucionais, de representantes das pró-reitorias finalísticas, da Superintendência de Tecnologia da Informação e do Departamento de Comunicação Institucional.

 

Resultado final do PET-Saúde Equidade 2024

Confira aqui o resultado final da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Formulário de Mapeamento para Pessoas com Hipersensibilidade Auditiva

forms-neurodiverso_ha.jpg

Leia mais...

Resultado preliminar do PET-Saúde Equidade

Confira aqui o resultado preliminar da seleção dos estudantes para o PET-Saúde Equidade.

Leia mais...

Relação de estudantes inscritos para seleção do PET-Saúde Equidade

Clique aqui para conferir as relações de estudantes inscritos por curso para seleção do PET-Saúde Equidade. O horário e o link das entrevistas serão informados através do e-mail institucional registrado no formulário de inscrição. A duração máxima das entrevistas será de 15 minutos.

Leia mais...

destaques4.png

destaque-congressoacademico2024.jpg

TELEFONEUNIFESP.jpg

destaqueinstaunifesp.jpg 

acesso_rapido4.png

sua-unifesp.jpg

logo_sei_3.jpg

INGRESSOUNIFESP4.png

SECRETARIA_GRADUACAO.png

NAI_COLORIDO.png

NAE4.png

voluntarios2.png

CONTRATOS4.png

EDITAIS4.png

 

 

Victor Zuniga Dourado

f4ecf438-f62b-47eb-9174-1d4ed73a1344_4.jpeg

FORMAÇÃO ACADÊMICA
Livre-docência em Fisiologia Clínica do Exercício pela Unifesp - Campus Baixada Santista
Graduação: Fisioterapia - Universidade Estadual de Londrina - UEL
Graduação: Engenharia de Computação: Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
Mestrado: Fisiopatologia em Clínica Médica - Universidade Estadual Paulista - UNESP
Doutorado: Fisiopatologia em Clínica Médica - Universidade Estadual Paulista - UNESP.
Pós-doutorado: Cardiovascular Health - Harvard T.H. Chan School of Public Health.

INSERÇÃO INTERNACIONAL
Cientista Visitante (Scholar) no Bernard Lown Scholars in Cardiovascular Health Program - Harvard T.H. Chan School of Public Health
Colaborador na Rede HL-PIVOT: Healthy Living for Pandemic Event Protection. O objetivo geral desta rede é promover a resiliência humana e a qualidade de vida, aumentando os comportamentos de vida saudáveis (e.g., Arena et al. 2021 e Faghy et al. 2021).
Colaborador na Iniciativa Fitness Registry and the Importance of Exercise National Database ("FRIEND Registry") (e.g., Dourado et al. 2022)
Membro da South American Physical Activity and Sedentary Behavior Network, projetada para fornecer evidências empíricas transnacionais sobre atividade física e comportamento sedentário na América do Sul, que representa 12% da superfície do mundo e 6% da população global.

PROPRIEDADE INTELECTUAL
Co-desenvolvedor do aplicativo de smartphone para atividade física PAUL (Playful Active Urban Living). Os detalhes do desenvolvimento do aplicativo PAUL estão publicados na Frontiers in Public Health.

LINHAS DE PESQUISA:
• Avaliação do movimento humano
• Epidemiologia da atividade e aptidão física;
• Fisiologia clínica do exercício;
• Desenvolvimento e uso de tecnologias para avaliar e aprimorar o nível de atividade e aptidão física.

LIDERANÇAS DE PESQUISA (MAIS RELEVANTES)
Investigador Principal: Estudo Epidemiológico do Movimento Humano (EPIMOV)/The Epidemiology and Human Movement (The EPIMOV Study).
Título original: Nível de atividade e aptidão física e sua associação com o declínio da função pulmonar em adultos do município de Santos, Brasil
Agência: FAPESP (Jovens Pesquisadores)

Investigador Principal: Playful Active Urban Living (PAUL) – Vida urbana ativa impulsionada por jogos digitais lúdicos.
Agência: FAPESP (Chamada Internacional/Acordo Organização Holandesa para a Pesquisa Científica (NWO))

Investigador Principal: Physical Activity and Fitness Team: Long-term impact of the COVID-19 pandemic on physical activity and cardiorespiratory fitness in developing countries: The PA&FIT-Network Online Survey.
Agência: Lown Scholars Program/Harvard T.H. Chan School of Public Health 



ACADEMIC DEGREES
Graduation: Physiotherapy - State University of Londrina (UEL), Brazil
Graduation: Computer Engineering: Virtual University of the State of São Paulo (UNIVESP), Brazil
Master's Degree: Pathophysiology in Internal Medicine – São Paulo State University (UNESP), Brazil
Doctorate: Pathophysiology in Internal Medicine – São Paulo State University (UNESP), Brazil.
Postdoc: Cardiovascular Health - Harvard T.H. Chan School of Public Health.

INTERNATIONAL ACTIVITIES
Visiting Scientist (Scholar) at Bernard Lown Scholars in Cardiovascular Health Program - Harvard T.H. Chan School of Public Health
Collaborator in the HL-PIVOT: Healthy Living for Pandemic Event Protection. The general objective of this network is to promote human resilience and quality of life by increasing healthy lifestyle behaviors (e.g., Arena et al.2021 and Faghy et al. 2021).
Collaborator to the Fitness Registry and the Importance of Exercise National Database ("FRIEND Registry") (e.g., Dourado et al. 2022)
Member of the South American Physical Activity and Sedentary Behavior Network, designed to provide transnational empirical evidence on physical activity and sedentary behavior in South America, which represents 12% of the world's surface and 6% of the global population.

INTELLECTUAL PROPERTY
Co-developer of the smartphone app for physical activity PAUL (Playful Active Urban Living). Details of the development of the PAUL app are published in Frontiers in Public Health.

RESEARCH LINES:
• Assessment of human movement.
• Epidemiology of activity and physical fitness.
• Clinical exercise physiology.
• Development and use of technologies to assess and improve physical activity and fitness.

RESEARCH LEADERSHIP (MOST RELEVANT)
Principal Investigator: The Epidemiology and Human Movement (The EPIMOV Study).
Original title: Level of physical activity and fitness and its association with pulmonary function decline in adults in the city of Santos, Brazil
Agency: FAPESP (Young Researchers)

Principal Investigator: Playful Active Urban Living (PAUL).
Agency: FAPESP (International Call/Agreement Netherlands Organisation for Scientific Research (NOW))

Principal Investigator: Physical Activity and Fitness Team: Long-term impact of the COVID-19 pandemic on physical activity and cardiorespiratory fitness in developing countries: The PA&FIT-Network Online Survey.
Agency: Lown Scholars Program/Harvard T.H. Chan School of Public Health


E-mail: victor.dourado@unifesp.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1919368500743497

 

Voltar