DESTAQUES

EPPEN inicia Mestrado Profissional em Administração Pública com aula inaugural

Profiap 27.08.2024

Evento de abertura marca o início da primeira turma do PROFIAP na UNIFESP

Leia mais...

Informamos que o início das aulas está marcado para o dia 29 de julho de 2024, já no novo campus Quitaúna.

EPPEN campus Quitauna 932

Sejam todos muito bem-vindos aos novos edifícios acadêmico e administrativo da EPPEN no campus Quitaúna!

Leia mais...

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

foto capa

O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais...

Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

convite osasco5

É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

Leia mais...

NOTÍCIAS

Inscrições abertas para interessados(as) em compor o Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (CEUS) da Unifesp

CEUS Portal 24

Órgão atua como canal de interação entre a sociedade e a universidade  

Leia mais...

Chamada para extensionistas em caráter voluntário

CHAMADA PARA EXTENSIONISTAS EM CARÁTER VOLUNTÁRIO

A coordenação do projeto de extensão “Remição penal pela leitura: dos direitos educativos ao acesso à justiça” torna pública a estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, técnicos(as) em assuntos educacionais e docentes da Unifesp e comunidade externa a chamada para atuação em caráter voluntário no projeto.

Leia mais...

Estudantes da UNIFESP e da University of Windsor participaram de intercâmbio promovendo valiosas conexões acadêmicas e culturais

Maple Leaf 1
 Ao participarem do Programa Brazil-Canada Business Study Exchange estudantes da UNIFESP estabelecem conexões valiosas com estudantes canadenses da University of Windsor do Canadá
Leia mais...

CAPES aprova Mestrado Acadêmico em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global da EPPEN

Mestrado RI

No dia 17/07/2024, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior aprovou a abertura do Mestrado em Relações Internacionais: Estudos do Sul Global, na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (EPPEN) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Leia mais...

Inscrições Abertas para Aluno Especial no Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º Semestre de 2024

Aluno especial 20242

Estão abertas as inscrições para aluno especial do Programa de Mestrado em Economia e Desenvolvimento – 2º semestre de 2024

Leia mais...

EVENTOS

Economia Popular: Formação em Economia para movimentos e organizações sociais

Economia Popular Formação em Economia para movimentos e organizações sociais 2

O Curso de Extensão Economia Popular - Formação em Economia para Movimentos e Organizações Sociais é destinado a integrantes do movimento sindical e popular e de comunidades eclesiais, entre outros.

Leia mais...

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

AS MUDANÇAS NO MERCADO GASTRONÔMICO

O projeto possui o objetivo de desenvolver uma rede empreendedora, por meio de diálogos com a sociedade civil: empresas, empresários, empreendedores e especialistas. Pretendemos desenvolver e provocar debates sobre os mais diversos assuntos dentro da área da administração e empreendedorismo.

Leia mais...

Regionalismo centro-americano, um caminho para a (des)integração?

Regionalismo centro americano um caminho para a desintegraçãoIntrodução: A América Central, uma região marcada por uma história compartilhada e desafios comuns, navegou pelas águas turbulentas do regionalismo ao longo dos anos.

Leia mais...

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO.

O IMPACTO DO MERCADO INFORMAL DE TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

Essa palestra está focada nos impactos da informalidade no desenvolvimento econômico brasileiro.

Leia mais...

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: QUESTÕES E CONSENSOS

DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL QUESTÕES E CONSENSOS

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

Leia mais...

Eixo Comum (Multidisciplinar)

Apresentação:

Os cursos de Ciências Sociais Aplicadas da Escola de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo (EPPEN/Unifesp) foram concebidos em uma proposta político-pedagógica diferenciada, a da interdisciplinaridade e da experiência interprofissional, que implica no desenvolvimento de uma série de práticas compartilhadas por áreas de conhecimento com afinidades de saberes, pesquisas e projetos em comum, dada a complementaridade e interface dos cursos.

O Eixo Comum, pelo qual o Departamento Multidisciplinar é responsável, tem como objetivo apresentar conteúdos comuns a todos os cursos, além de tornar possível uma maior integração em docência, pesquisa, projetos de extensão e estimular a troca de experiências acadêmicas, profissionais e culturais entre os alunos. Em termos práticos as unidades curriculares do Eixo Comum são disponibilizadas em caráter obrigatório e eletivo a cada um dos cursos, de forma a seguir a aplicação do Projeto Político Pedagógico de caráter interdisciplinar concebido para a EPPEN.

A atuação do Eixo Comum como área de atividades conjuntas e integradas para todos os cursos torna possível o desenvolvimento de um perfil diferenciado em relação ao currículo tradicional. A ênfase multidisciplinar é voltada ao entendimento dos fenômenos sociais, ambientais, políticos, culturais, econômicos e gerenciais a partir de uma perspectiva humanista, socialmente crítica e com caráter mais global, além da compreensão da construção do conhecimento e do desenvolvimento de uma visão analítica a partir de métodos quantitativos e qualitativos.

 

O Eixo Comum subdivide-se em quatro subáreas:

  

1 – Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais (CRB):

Tem como enfoque o conhecimento nas áreas de Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Geografia e História, com o intuito de compreender fenômenos e eventos relativos à formação e desenvolvimento do Brasil, em especial do ponto de vista político, cultural, socioeconômico e de sua política externa.

Unidades curriculares obrigatórias/CRB
UC Docentes Cursos
Processo Histórico Brasileiro (CRB1) Claudia Moraes, Marcello Branco e Murilo Leal Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Realidade Socioeconômica e Política Brasileira (CRB2)

Claudia Moraes, Daniel Huertas, Marcello Branco e Murilo Leal

Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais

O Brasil e suas Relações Internacionais (CRB3) Daniel Huertas Ciências Econômicas

 

2 – Formação Humanística e Compreensão Humana (FH):

Tem como enfoque conhecimentos nas áreas de Antropologia, História, Filosofia e Teoria Política, Psicologia Social e Sociologia, do ponto de vista conceitual das Humanidades. Privilegia-se aqui a formação e compreensão das diferentes expressões do mundo contemporâneo a partir de uma análise crítica de seus pressupostos racionais, econômicos, filosóficos e culturais, em uma abordagem metodológica plural.

Unidades curriculares obrigatórias/FH
UC Docentes Cursos

Universalismos, Desigualdades e Diferenças Sociais (FH1)

Douglas Mendosa e Salvador Schavelzon Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Fundamentos do Estado e do Mercado (FH2)

Ana Carolina Leister e Douglas Mendosa Administração, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Resolução de Conflitos (FH3)

Álvaro Dias Ciências Atuariais e Ciências Contábeis

 

3 – Formação Científica e Desenvolvimento da Pesquisa (FC):

Tem como enfoque conhecimentos nas áreas de Metodologia (qualitativa e quantitativa), Estatística e Matemática. Aqui a ênfase é na construção de um conjunto integrado de conhecimento conceitual e formal que permita uma base sólida em termos da compreensão da pesquisa científica e metodológica como suporte para os diferentes cursos de Ciências Sociais Aplicadas.

Unidades curriculares obrigatórias/FC
UC Docentes Cursos

Matemática I (FC1)

Elisa Sena, Rosângela Kulcsar e Solange Gonçalves Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Pensamento e Metodologia do Trabalho Científico (FC2)

Fabio Venturini, João Tristan e Thelma Valentina Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

Estatística I (FC3)

Francisco Marcelo, Luís Yamaoka e Solange Gonçalves Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais

 

4 – Estruturas de Células de Negócios (CN):

Expressa ênfase prática em formulações e experiências de pesquisa por meio da interface dos saberes sobre elaboração de projetos e práticas de gestão que contribuam à experimentação empírica eao conhecimento específico de cada curso. A Célula de Negócios tem por objetivo desenvolver a visão socioambiental, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e a visão empreendedora dos alunos de todos os cursos da EPPEN, desafiados a aprender por meio da realização de projetos reais e estimulados a desenvolver uma visão sistêmica e sustentável pela análise das estruturas presentes em diversos tipos de organizações, compreendendo assim as dinâmicas organizacionais e as externalidades geradas.

Unidades curriculares obrigatórias/CN
UC Docentes Cursos
Estrutura e Dinâmica das Organizações (CN1) Liége Mariel Petroni

Ciências Econômicas e

Relações Internacionais

Elaboração e Gestão de Projetos (CN2)

http://www.gerenciadeprojetos.com/

João Arantes Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Sustentabilidade nas Organizações (CN3) Liége Mariel Petroni Administração

 

Além das disciplinas obrigatórias, o Eixo Comum tem oferecido frequentemente unidades curriculares eletivas (discriminadas abaixo), fato que reforça o seu caráter interdisciplinar.

Unidades curriculares eletivas já oferecidas pelo Eixo Comum
UC Docentes
Estado, Política e Direitos Humanos Claudia Moraes
Antropologia e Sociologia da Vida Econômica Douglas Mendosa
Ditaduras e Golpes de Estado Fabio Venturini

Pensamento Sistêmico

http://www.systemdynamics.com.br/

João Arantes
Democracia e Processos de Democratização no Século XXI Marcello Branco
Antropologia Política Latino-Americana Salvador Schavelzon

 

Departamento Multidisciplinar (DMD)

 

Chefia do DMD:

Chefe: Prof. Dr. João Tristan Vargas
 
Vice-Chefe: Prof.ª Dra. Liége Mariel Petroni

 

Coordenação do Eixo Comum:

Coordenador:  Prof. Dr. Luís Cláudio Yamaoka

email: yamaoka77@gmail.com e luis.yamaoka@unifesp.br 

Vice-Coordenador:  Prof. Dr. Francisco Marcelo Monteiro da Rocha

email: fmmrocha@unifesp.br 

 

Corpo Docente:

 

1 – Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais (CRB):

 

Prof.ª Dra. Claudia Moraes de Souza 

Doutora em História Social, Universidade de São Paulo (USP), 2007

Profa. adjunta (40h/DE) (sala 313)

Áreas de pesquisa: Direitos Humanos e gênero; movimentos sociais; relações Estado e sociedade civil

email: cacamoraes.history@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1106065968334840

 

Prof. Dr. Daniel Monteiro Huertas

Doutor em Geografia Humana, Universidade de São Paulo (USP), 2013

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 303)

Áreas de pesquisa: transportes e logística no Brasil e no mundo globalizado; rede urbana brasileira; China: crescimento econômico e estratégias geopolíticas

email: dmhuertas@unifesp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6133752509880469

 

Prof. Dr. Marcello Simão Branco

Doutor em Ciência Política, Universidade de São Paulo (USP), 2007

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 314)

Áreas de pesquisa: instituições políticas e política comparada; federalismo e democracia; processos de democratização no Brasil e na América do Sul

email: marcellobranco@ig.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5076745460373612

 

Prof. Dr. Murilo Leal Pereira Neto

Doutor em História Social, Universidade de São Paulo (USP), 2006

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 314)

Áreas de pesquisa: desenvolvimento: teoria e história; história social do trabalho

email: mlealpereira@terra.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2117921097498002

 

2 – Formação Humanística e Compreensão Humana (FH):

 

Prof. Dr. Álvaro Machado Dias 

Doutor em Neurociências e Comportamento, Universidade de São Paulo (USP), 2010

Livre Docente (20h)

Áreas de pesquisa: psiquiatria cognitiva; neuroeconomia; inteligência artificial e blockchain

email: alvaromd@unifesp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0494751833227700

 

Prof.ª Dra. Ana Carolina Corrêa da Costa Leister 

Doutora em Direito, Universidade de São Paulo (USP), 2016

Doutora em Filosofia, Universidade de São Paulo (USP), 2005

Profa. adjunta (40h/DE) (sala 314)

Áreas de pesquisa: teorias do bem-estar social; teorias da justiça; falhas de Estado e falhas de mercado; direito da regulação; direito da energia e contratos administrativos

email:carolina.leister@unifesp.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5327004376537169

 

Prof. Dr. Douglas Mendosa

Doutor em Sociologia, Universidade de São Paulo (USP), 2012

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 301)

Áreas de pesquisa: cidadania; direitos sociais; políticas públicas; Sistema Único de Saúde (SUS);

Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Estado, mercado e sociedade; tecnologias reprodutivas: regulação, mercado e direitos

email:mendosa@unifesp.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6539508204170615

 

Prof. Dr. Salvador Andres Schavelzon 

Doutor em Antropologia Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro (USP), 2011

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 314)

Áreas de pesquisa: Antropologia Política; dinâmicas do capitalismo contemporâneo; poder, resistência e subjetividade

email:schavelzon@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7147194844622470

 

3 – Formação Científica e Desenvolvimento da Pesquisa (FC):

 

Profa. Dra. Elisa Thomé Sena

Doutora em Física, Universidade de São Paulo (USP), 2013

Profa. adjunta (40h/DE) (sala 301)

Áreas de pesquisa: mudanças climáticas globais; impacto das queimadas e do desmatamento no Brasil; poluição atmosférica; utilização de energias renováveis

email: elisa.sena@unifesp.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6831288282705040

 

Prof. Dr. Fabio Cesar Venturini

Doutor em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), 2014

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 313)

Áreas de pesquisa:

email:fabio.venturini@unifesp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2195755771242135

 

Prof. Dr. Francisco Marcelo Monteiro da Rocha

Doutor em Estatística, Universidade de São Paulo (USP), 2009

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 313)

Áreas de pesquisa: teoria e métodos estatísticos; modelos lineares e não lineares; análise de dados em painel e longitudinais; sistemas complexos em finanças e Econometria; Microeconometria e Macroeconometria; análise de séries temporais; Estatística Espacial e Econometria Espacial

email: fmmrocha@unifesp.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8182777677872009

 

Prof. Dr. João Tristan Vargas

Doutor em História, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 1999

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 315)

Áreas de pesquisa: Teoria do Conhecimento; Metodologia Científica; relações sociais na Primeira República; trabalho; migração, identidade e memória na Amazônia; Desenvolvimento Sustentável.

email:joaotristan@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5642091321497025

 

Prof. Dr. Luís Cláudio Yamaoka

Doutor em Matemática Aplicada, Universidade de São Paulo (USP), 2011

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 312)

Áreas de pesquisa: problemas inversos em equações diferenciais parciais lineares; resolubilidade e regularidade de soluções para uma classe de sistemas subdeterminados abstratos

email:yamaoka77@gmail.com e luis.yamaoka@unifesp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3858610265236443

 

Prof.ª Dra. Rosângela Toledo Kulcsar

Doutora em Engenharia Civil, Universidade de São Paulo (USP), 2002

Profa. adjunta (40h) (sala 312)

Áreas de pesquisa: Lógica Fuzzy e aplicações

email: rosangela.kulcsar@unifesp.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8882355644206700

 

Profª. Dra. Solange Ledi Gonçalves

Doutora em Teoria Econômica, Universidade de São Paulo (USP), 2017

Profa. adjunta (40h/DE) (sala 303)

Áreas de pesquisa: Economia do Trabalho e modelos de busca por emprego; modelos dinâmicos para mensuração da pobreza; avaliação de políticas públicas; Microeconomia

email: slgoncalves@unifesp.br

https://www.researchgate.net/profile/Solange_Goncalves/research

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1110771571585328

 

4 – Estruturas de Célula de Negócios (CN):

 

Prof. Dr. João Alberto Arantes do Amaral

Doutor em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 1998

Prof. adjunto (40h/DE) (sala 306)

Áreas de pesquisa: aprendizagem baseada em problemas e projetos; pensamento sistêmico

email: jarantes@alum.mit.edu 

website: www.joaoarantes.com.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6114332903690632

 

Prof.ª Dr.ª Liége Mariel Petroni

Doutora em Ciências, Universidade de São Paulo (USP), 2000

Profa. adjunta (40h/DE) (sala 313)

Áreas de pesquisa: Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável; empreendedorismo e negócios sustentáveis; metodologias ativas de aprendizagem; Biologia da Conservação

email: petroni@unifesp.br 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9891000096497224

 

Docente em convênio de cooperação técnica:

 

Profa. Ms. Thelma Valentina de Oliveira Fredrych (sala 313)

Mestre em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins (UFTO), 2010

Áreas de pesquisa: sociedades tradicionais; parques nacionais e suas políticas; comunidade EPPEN

email: thelmavalentina@ifto.edu.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3389229950051770

 

Docente visitante:

 

Prof. Dr. Antônio Carlos C. Roxo da Motta (sala 311)

Doutor em História Econômica, Universidade de São Paulo (USP), 2007

Áreas de pesquisa: Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional: Região de Osasco e limítrofes; relação entre o comércio exterior regional e os blocos econômicos; Comércio Exterior e inovação; desigualdades regionais e distribuição de renda e riqueza. 

email: antoniocarlosroxomotta@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5299815135215635

 

Secretaria 

Secretaria Integrada (8h às 20h)
Tel.: (11) 2284-6903

 

Documentos anexos:

Memorando ACD/SC/07/2017 

Grade curricular das UCs obrigatórias do Eixo Comum

Representação docente do Eixo Comum nos cursos da EPPEN