DESTAQUES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

Leia mais...

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

Protocolo sobre urgência e emergência na Unifesp

roteiro urgencia e emergencia final anexo 04 page 0001.jpeg 2
Para toda e qualquer ocorrência de urgência e emergência dentro do campus, deverá ser acionado o SAMU (192) pela pessoa que estiver mais próxima
Leia mais...

Unifesp implanta novo sistema para cadastramento de cursos de extensão e eventos

siex 2.0

Siex 2.0 trará mais agilidade, eficiência e transparência para os processos administrativos, além de oferecer uma melhor experiência para toda a comunidade universitária.

Leia mais...

Moção de Apoio às Servidoras do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen)

A Congregação do campus Osasco, reunida na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, aprovou moção de apoio às servidoras do NAE
Leia mais...

NOTÍCIAS

Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

Leia mais...

Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

imagem do whatsapp de 2024 04 22 a s 10.28.54 f3b6a585

O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
Leia mais...

Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

cover issue 478 pt BR

Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia mais...

PIBIC 2024

PIBIC 2024

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Leia mais...

EVENTOS

IX Semana da Educação Financeira UNIFESP / EPPEN 2024

Semana da educação financeira

Semana de palestras com o objetivo de ensinar conceitos de finanças para os alunos, técnicos e público em geral visando melhorar o gerenciamento das contas pessoais e qualidade de vida. É o nono ano consecutivo que realizamos a semana de palestras com muito sucesso.

Leia mais...

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Temos como objetivo compartilhar o conhecimento relacionado ao ingresso à Unifesp, desmistificando o Curso de Ciências Econômicas da EPPEN, realizando palestras para estudantes do EM, apontando não somente os 3 pilares do curso, como a vida na universidade em suas diversas facetas.

Leia mais...

Apresentação de informativos no Instagram sobre conceitos econômicos

Aprendimentos Tomada de decisão judicial e IA

A ação tem como propósito a confecção e publicação de conteúdo informativo no Instagram sobre conceitos econômicos, com o intuito de traduzir para a comunidade interna e externa, definições da economia de forma clara e acessível.

Leia mais...

Conexões Culturais e Econômicas: Brasil e Coreia do Sul em Perspectiva Comparativa no Entretenimento e Audiovisual

Conexões Culturais e Econômicas Brasil e Coreia do Sul

Visa analisar e comparar os avanços econômico-culturais da Coreia do Sul e do Brasil. Através de uma abordagem interdisciplinar, examinaremos fatores como investimentos em educação, tecnologia, indústria cultural, políticas públicas e aspectos socioculturais que influenciam o desenvolvimento econômico e cultural desses dois países.

Leia mais...

Processo de formatação do mercado de trabalho nas economias subdesenvolvidas.

processo

Será realizada uma palestra de forma remota, sobre o tema "Processo de formatação do mercado de trabalho nas economias subdesenvolvidas", com a presença do palestrante Mamadu Lamarana Bari, docente no curso de ciências econômicas na Universidade Federal do Mato Grosso.

Leia mais...

Encontro com os sobreviventes das bombas nucleares de Hiroshima e Nagasaki

O grupo de pesquisa "Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea" da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) convida a todos para a aula aberta "Os 70 anos dos ataques nucleares a Hiroshima e Nagasaki",

para a qual receberemos os sobreviventes Takashi Morita, Junko Watanabe e Kunihiko Bonkohara, que darão seu testemunho sobre os ataques nucleares desfechados pela aviação de guerra norte-americana em agosto de 1945, já no ocaso da Segunda Guerra Mundial, no marco portanto de seus 70 anos.
Trata-se da aula de encerramento do curso de extensão "1945-2015 - Mundo em chamas: Os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial", ministrado ao longo de 10 semanas e que discutiu sobre significados históricos, permanências e rasuras do mais violento conflito armado do século XX.
A aula aberta ocorrerá no dia 16 de junho (terça-feira), das 19h30 às 22h30 no Anfiteatro do Campus Osasco da UNIFESP (Rua Angélica, n. 100, Jardim das Flores, Osasco, SP), tratando-se de evento gratuito e para o qual não é necessário inscrição prévia.
Contamos com a presença de todos!

Rodrigo Medina Zagni
Docente da Universidade Federal de São Paulo

hiroshima nagasaki