DESTAQUES

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

Protocolo sobre urgência e emergência na Unifesp

roteiro urgencia e emergencia final anexo 04 page 0001.jpeg 2
Para toda e qualquer ocorrência de urgência e emergência dentro do campus, deverá ser acionado o SAMU (192) pela pessoa que estiver mais próxima
Leia mais...

Unifesp implanta novo sistema para cadastramento de cursos de extensão e eventos

siex 2.0

Siex 2.0 trará mais agilidade, eficiência e transparência para os processos administrativos, além de oferecer uma melhor experiência para toda a comunidade universitária.

Leia mais...

Moção de Apoio às Servidoras do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen)

A Congregação do campus Osasco, reunida na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, aprovou moção de apoio às servidoras do NAE
Leia mais...

Localização - EPPEN - Escola Paulista De Política, Economia E Negócios

Localização EPPEN Oleska
 
Aplicativos de localização e de rotas como Google, Waze etc, estão direcionando as pessoas para o futuro prédio da Eppen, em Quitaúna. Todavia, a administração e as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão continuam no prédio da Rua Oleska Winogradow, 100, Osasco/SP.
Leia mais...

NOTÍCIAS

PIBIC 2024

PIBIC 2024

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Leia mais...

Marketing Skills

imagem do whatsapp de 2024 04 16 a s 12.59.22 1889e787

Iniciou semana passada o Marketing Skills, a nova ação extensionista para capacitação mercadológica do alunado. O primeiro workshop versou sobre pricing e estratégia de precificação, ministrado pela discente de Administração Emanuelly Deus da Silva. E logo vem a próxima edição!

Projeto de pesquisa possibilita o uso de técnicas neurocientíficas para melhor compreensão do comportamento do consumidor.

Projeto de pesquisa possibilita o uso de técnicas neurocientíficas

Na foto, temos o exemplo da resposta galvânica ou condutância da pele, conectado no discente Gabriel Quintero, monitor da UC "Neuromarketing".

Leia mais...

Seja bolsista do Cursinho Helena Pignatari e colabore conosco!

selecao de bolsistas 1 cursinho
 
Estão abertas as inscrições para concorrer a bolsas extensionistas dos cursinhos da Unifesp. 
Leia mais...

Resultado Parcial e Convocação para entrevista do edital ProEC n° 103/2024

Seleção de bolsista para apoio à comunicação institucional da CaEC - Câmaras de Extensão e Cultura da EPPEN - Escola Paulista de Políticas, Economia e Negócios - campus Osasco da Unifesp para as ações de comunicação e extensão universitária do campus.

Leia mais...

EVENTOS

Carreiras em Organizações Internacionais

Carreiras em organizações internacionais

A Rede Latino-americana de Direito Econômico Internacionail (RedLatDEI), com o objetivo de promover o direito econômico internacional na América Latina, organizará um ciclo de webinars bimensais onde serão discutidos temas atuais de interesse de nossa comunidade e seguidores.

Leia mais...

Democracia, sustentabilidade e políticas públicas

Seminário Democracia sustentabilidade e politicas publicas

A partir das transições em curso é urgente repensar o relacionamento entre democracia e sustentabilidade.

Leia mais...

Conferência Livre de Ciência e Tecnologias Sociais e Economia Solidária

Conferência Livre de Ciência e Tecnologias Sociais e Economia Solidária

A Conferência Livre é a contribuição da Região Oeste Metropolitana para debate entre as diversas áreas de conhecimento,a fim de, contribuir para a disseminação do conhecimento, bem como, tratar de temas relacionados à CT&I, visando a oferecer contribuições valiosas e promover um ambiente colaborativo para o avanço da Ciência, Tecnologia e Inovação como fator propulsor do desenvolvimento econômico, social, sustentável e justo do país.

Leia mais...

Transferindo políticas públicas globais climáticas para cidades: pesquisa e prática

Cartaz Workshop 080424

A literatura sobre políticas públicas globais tem ganhado espaço nas discussões sobre os estudos de políticas públicas. O conceito é utilizado para analisar as respostas aos problemas que afetam os povos em escala mundial, como a fome, a pobreza, as crises sanitárias, entre outros.

Leia mais...

Diálogos em Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais - 2024

Pesquisa e extensão

Trata-se de um evento anual que tem como objetivo expor aos ingressantes e discentes do curso de Relações Internacionais o andamento das pesquisas e projetos de extensão dos docentes do curso de Relações Internacionais.

Leia mais...

Documentário “Um sonho intenso”, de José Mariani, entra em cartaz nas principais capitais brasileiras

Oportunidade - Ingresso Gratuito - Documentário. Mais do que atual, o filme discute os rumos possíveis para a economia do país

umsonhointenso oportunidade

Depois de bem recebido pelo publico e pela imprensa no Festival É Tudo Verdade de 2014, o documentário Um sonho intenso, do cineasta José Mariani foi exibido no ano passado em algumas universidades, seguido de debates com professores e alunos, em congressos acadêmicos e em encontros promovidos por centros de estudo e de cultura.

Agora, no mês de abril de 2015 chega finalmente ao circuito de cinema das principais capitais brasileiras, Começando por São Paulo e Rio de Janeiro onde estreia no dia 23 de abril e em Brasília, no dia 24. Todas as exibições serão no Espaço Itaú de Cinema.

O grande trunfo de Um sonho intenso é sua forma ágil, clara e prazerosa de abordar um tema  a princípio denso e complexo: a história social e econômica do Brasil dos anos 30 aos dias de hoje.

Mariani venceu este desafio de forma surpreendente, construindo uma narrativa que alterna análises, depoimentos e trechos de filmes e reportagens históricas, em um ritmo vivo e por vezes emocionante.

Uma elite de pensadores se reveza na tela e se incumbe de tecer o fio condutor do documentário, esquadrinhando o processo de construção do Brasil moderno. Entre eles os economistas Maria da Conceição Tavares, Carlos Lessa, João Manuel Cardoso de Melo, Luiz Gonzaga Belluzzo, Ricardo Bielschowsky, Lena Lavinas, os sociólogos Francisco de Oliveira e Adalberto Cardoso, o historiador José Murilo de Carvalho.


E nos surpreendem com novas visões sobre Getúlio Vargas--- que deixa de ser analisado somente pelo viés já gasto de ditador, para ser ressaltado também como o construtor do Estado moderno brasileiro; Juscelino Kubitchek igualmente é visto para além de seu lado visionário, como um político que prossegue a construção do projeto de modernidade do país.

O período ditatorial pós - 64 é revelado em toda sua ambigüidade e os anos que o sucederam em tentativas vãs de estabilizar o país. Finalmente uma análise do período de governo Lula deixa nítido não só seus pontos positivos, mas também suas falhas e perigos.

Neste sentido o documentário “Um sonho intenso” termina com um alerta do economista da Unicamp, João Manuel Cardoso de Melo:

“Queremos virar uma caricatura dos Estados Unidos? Um individualismo de massas? Ou queremos construir uma sociedade fundada em valores humanistas?".


“Um sonho intenso” é um filme mais do que atual neste momento politico e econômico conturbado do Brasil, em que novas ideias e visões serão sempre benvindas.