DESTAQUES

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

Leia mais...

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

Protocolo sobre urgência e emergência na Unifesp

roteiro urgencia e emergencia final anexo 04 page 0001.jpeg 2
Para toda e qualquer ocorrência de urgência e emergência dentro do campus, deverá ser acionado o SAMU (192) pela pessoa que estiver mais próxima
Leia mais...

Unifesp implanta novo sistema para cadastramento de cursos de extensão e eventos

siex 2.0

Siex 2.0 trará mais agilidade, eficiência e transparência para os processos administrativos, além de oferecer uma melhor experiência para toda a comunidade universitária.

Leia mais...

Moção de Apoio às Servidoras do Núcleo de Apoio Estudantil (NAE) da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen)

A Congregação do campus Osasco, reunida na última sexta-feira, dia 5 de abril de 2024, aprovou moção de apoio às servidoras do NAE
Leia mais...

NOTÍCIAS

Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

Leia mais...

Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

imagem do whatsapp de 2024 04 22 a s 10.28.54 f3b6a585

O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
Leia mais...

Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

cover issue 478 pt BR

Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia mais...

PIBIC 2024

PIBIC 2024

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC é voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.

Leia mais...

EVENTOS

Conexões Culturais e Econômicas: Brasil e Coreia do Sul em Perspectiva Comparativa no Entretenimento e Audiovisual

Conexões Culturais e Econômicas Brasil e Coreia do Sul

Visa analisar e comparar os avanços econômico-culturais da Coreia do Sul e do Brasil. Através de uma abordagem interdisciplinar, examinaremos fatores como investimentos em educação, tecnologia, indústria cultural, políticas públicas e aspectos socioculturais que influenciam o desenvolvimento econômico e cultural desses dois países.

Leia mais...

Processo de formatação do mercado de trabalho nas economias subdesenvolvidas.

processo

Será realizada uma palestra de forma remota, sobre o tema "Processo de formatação do mercado de trabalho nas economias subdesenvolvidas", com a presença do palestrante Mamadu Lamarana Bari, docente no curso de ciências econômicas na Universidade Federal do Mato Grosso.

Leia mais...

Desigualdades e vulnerabilidades na pandemia de COVID-19 - Resultados da pesquisa

vunerabilidades e reivenções na pandemia

O projeto de pesquisa Vulnerabilidades e reinvenções na pandemia de Covid-19: um estudo a partir de comunidades da região Metropolitana de São Paulo analisa os impactos sociais e econômicos da pandemia de COVID-19 em populações vulneráveis, tendo como contexto a crise econômica já existente no Brasil, agravada pela pandemia e pelo negacionismo com relação a ela.

Leia mais...

Psicologia Econômica: Conhecendo e Superando as Armadilhas Mentais que Afetam as Finanças

psicologia economica

Este evento de psicologia econômica visa explorar as armadilhas psicológicas que afetam as decisões financeiras das pessoas, levando em conta a interação entre a mente e a economia.

Leia mais...

A Importância da Educação Financeira nas Escolas

A importancia da educação financeira

A nova norma da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) promulgada no ano de 2017/2018 determina que a educação financeira seja um dos temas transversais no currículo de estados e municípios.]

Leia mais...

Introdução à Ciência de Dados (com R)

CURSO

Neste curso os alunos aprenderão a usar R e R Studio. Entenderão o processo de coleta, análise e visualização de dados. Exercitarão os conceitos aprendidos por meio da resolução de problemas práticos, do mundo real. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. Introdução ao software R. Visão geral do R e R Studio. Criação de um programa. 2. Os quatro tipos de dados em R. Operações básicas em R. Vetores numéricos. Vetores de caracteres. Criando vetores. Criando matrizes. Criando dataframes. 3. Acessando e modificando valores de um vetor. Importando arquivos externos (formatos csv, txt e outros. Importando dados diretamente do clipboard. Trabalhando com dados importados de um arquivo externo. 4. Manipulando dataframes. Uso do pacote Dplyr. Usando os comandos filter, select, mutate, arrange e sumarize. Selecionando dados de linhas e colunas de um dataframe. Combinando dataframes. Criando uma biblioteca de funções em R. 5. Exemplos do uso de R em Ciências de Dados. Uso de R em Estatística Descritiva: calculando média, mediana, moda, percentil, quartil. 6. Visualizando dados: criando gráficos de pontos, gráficos de torta, histogramas, gráficos de barras. 7. Exemplos de usos de R em Estatística Inferencial e em Análise Multivariada. 8. Acessando dados de bancos de dados internacionais e nacionais. 9. Criando aplicativos e inserindo em websites pessoais, utilizando-se o Google Sites e o Trinket.io.

O curso será totalmente assíncrono, ou seja, não haverá encontros síncronos. 2. As dúvidas serão coletadas por meio de formulários eletrônicos, enviados semanalmente.

Serviço:
Quando: 11 a 28 de janeiro de 2022