DESTAQUES

Unifesp inaugura novos prédios do Campus Osasco com a presença do presidente Lula

foto capa

O presidente Lula, a estudante Jamily Assis, o ministro da educação, Camilo Santana e a reitora Raiane Assumpção durante o evento (Foto: Ricardo Stuckert)

Projeto conta com duas unidades para atividades acadêmicas e administrativas

Leia mais...

Inauguração dos novos edifícios acadêmico e administrativo

convite osasco5

É com muita alegria e satisfação que viemos por meio desta mensagem convidá-los para participar da inauguração do campus Quitaúna da Unifesp.

Foram anos de luta e de esforço coletivo para que nosso sonho, de termos um campus novo e mais próximo às nossas demandas, se concretizasse. Sexta feira, 05/07/2024 às 10h da manhã será momento de festa e muita comemoração. Professores, Técnicos Acadêmicos em Educação e estudantes juntos devemos comemorar e vibrar muito com este momento. Contamos com a presença de todos no campus Quitaúna.

Viva a EPPEN! Viva a Universidade pública, gratuita e socialmente referenciada!

Seleção de Bolsistas pata a Observatório Institucional da EPPEN

Sem título

A PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO, torna pública o edital para a seleção de bolsistas para atuar no Meta Observatório Institucional do Campus Osasco, nas atividades de levantamento, organização, arquivamento, análise, contextualização e divulgação de informações e dados das atividades de extensão do observatório institucional.

Leia mais...

Alteração da data de realização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo

Congresso adiado

A organização do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo informa o adiamento do evento, que estava originalmente previsto para ocorrer entre 20 e 24 de maio de 2024. As inscrições para o Congresso também estão suspensas, temporariamente.

Leia mais...

Unifesp participa da organização do 5º Encontro Brasileiro de Governo Aberto

encontro governo aberto 1

Foto: Cid Vieira/Ascom - CGU

Evento teve como foco a criação de redes de aprendizagem e a partilha de experiências sobre governo aberto

Leia mais...

NOTÍCIAS

atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de

Mudança RU e Cantina

Atividades da Cantina e do Restaurante Universitário serão suspensas de 15 a 27 de julho

Leia mais...

Divulgado Edital do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap)

O Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) está com inscrições abertas, até o dia 7 de julho, para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) que visa à seleção de candidatos(as) do 2.º semestre de 2024. Pela Unifesp, são disponibilizadas 12 vagas, sendo 6 para servidores(as) e 6 para comunidade externa. É a primeira que a universidade participa da rede como instituição associada.

Leia mais...

Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realiza workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática"

Construindo pontes entre a academia e a prática sobre as mudanças climáticas.

Na segunda-feira, 08 de abril, o Laboratório de Políticas Públicas Internacionais (Laboppi) realizou o workshop "Transferindo Políticas Públicas Globais Climáticas para Cidades: Pesquisa e Prática". O evento aconteceu no campus de Osasco da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O evento foi dividido em duas partes. O primeiro bloco concentrou-se na apresentação das pesquisas realizadas pelo Laboppi sobre mudanças climáticas. O professor Osmany Porto de Oliveira, da Unifesp, discutiu sua pesquisa sobre "Transferência de Políticas Públicas Globais para o Clima", explorando os espaços transnacionais de formulação de políticas públicas e destacando a importância dos agentes envolvidos nesse processo. Em seguida, Mariana Passos, bolsista de Iniciação Científica pelo CNPQ, apresentou sua pesquisa sobre a atuação das redes transnacionais nas políticas de ação climática em cidades, por meio dos casos da C40 e do ICLEI.

Leia mais...

Representante do NAF-Receita Federal apresenta o Programa IRPF 2024 para os alunos da Unifesp

imagem do whatsapp de 2024 04 22 a s 10.28.54 f3b6a585

O evento contou com a participação de 46 alunos do Curso de Ciências Contábeis da EPPEN. Também estiveram presentes os professores Antonio Saporito, José Milton Almeida da Silva e Sandro Braz Silva.
Leia mais...

Marketing verde x greenwashing na rotulagem ambiental

 

cover issue 478 pt BR

Artigo sobre marketing verde e greenwashing na rotulagem é publicado por discente e docentes do curso de Administração, como resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Leia mais...

EVENTOS

Desafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma TributáriDesafios para o Desenvolvimento Regional: Inovação e Reforma Tributária

Desafios para o Desenvolvimento Regional Inovação e Reforma Tributária

O VII SICED - Seminários Internacionais de Comércio Exterior e Desenvolvimento Regional -Edição 2024, une a Academia, Poder Público, Empresários e Trabalhadores, e suas entidades , para debater propostas, alternativas e ações, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento socioambientalmente responsável.

Leia mais...

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Monitoramento do Plano de Governo Aberto de Osasco

Apresentação do que é a Open Government Partnership e a forma das cidades participarem por meio do Plano de Governo Aberto e das ações de Monitoramento.

Leia mais...

Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?

Geoeconomia Comércio e Investimentos qual o papel da América Latina

Webinário com especialistas para discutir o tema "Geoeconomia, Comércio e Investimentos: qual o papel da América Latina?" no âmbito da Rede Latino-americana de Direito Econômico Internacional (RedLatDEI).

Leia mais...

IX Semana da Educação Financeira UNIFESP / EPPEN 2024

Semana da educação financeira

Semana de palestras com o objetivo de ensinar conceitos de finanças para os alunos, técnicos e público em geral visando melhorar o gerenciamento das contas pessoais e qualidade de vida. É o nono ano consecutivo que realizamos a semana de palestras com muito sucesso.

Leia mais...

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Apresentação sobre como adentrar a universidade e desmistificar o curso de Ciências Econômicas

Temos como objetivo compartilhar o conhecimento relacionado ao ingresso à Unifesp, desmistificando o Curso de Ciências Econômicas da EPPEN, realizando palestras para estudantes do EM, apontando não somente os 3 pilares do curso, como a vida na universidade em suas diversas facetas.

Leia mais...

Espetáculo musical teatral “Pompéia-Vila Mariana”

Osasco 2 Pompeia vila Mariana Cartaz

 

APRESENTAÇÃO


“Pompéia-Vila Mariana” é um show com 11 canções que, em conjunto, contam uma história. Foi francamente inspirado em trabalhos de Lou Reed e David Bowie. A vontade de homenageá-los não é recente, mas ganhou novos contornos com a abertura dos editais emergenciais PROAC Lab 2020.

No show com temática LGBTQIA+, o narrador conta a história de como conheceu Ronie, um garçom que aspira ser músico, como se apaixonaram, viveram dias intensos entre festas, álcool e drogas, e de como Ronie desaparece de sua vida, imerso em melancolia e dor.

O micro cosmo romântico (a relação de amor entre dois homens) com fim trágico, ecoa no macro. Se o Brasil, com suas relações socioeconômicas colonialistas, dificulta a ascensão social de um homem da classe operária, tudo fica pior num momento em que o país amplia suas desigualdades graças ao caos político e econômico em que nos metemos. O particular e o coletivo se misturam nas letras das canções que constroem o novelo narrativo desse drama urbano repleto de frustração e impotência.

O show tem um clima de filme "noir", pouca luz, muita bebida e fumaça, e tem inspiração nos antigos “álbuns conceituais”, com um enredo cujo ápice se dá com o suicídio por enforcamento de seu protagonista oculto. 

Apesar da teatralidade, não há um único texto fora das canções que compõem o show musical.

O show foi financiado pelo PROAC Expresso LAB de 2020, fez uma temporada on-line e agora, depois do relativo sucesso e do retorno positivo da temporada, pretendemos viabilizar sua circulação por algumas cidades do estado de São Paulo.

O circuito escolhido foi o dos Campi da UNIFESP (Vila Clementino, Pimentas, Osasco e Diadema), onde Eliseu Paranhos (o autor e diretor do show) foi professor durante 6 anos e entidade com a qual mantém laços. A ideia é alcançar o público universitário e os entornos, notadamente dos Campi de Osasco, Guarulhos e Diadema, próximos demais de São Paulo para serem pouco contemplados com cultura "in-loco" e distantes o suficiente para serem parcialmente "esquecidos".

A seguir será possível ter maiores detalhes sobre o show.

 

SINOPSE

Como qualquer álbum conceitual, “Pompéia - Vila Mariana”, constroi o enredo através das canções. Assim, o show começa com “As Ladeiras da Pompéia”, música que estabelece o cenário físico e emocional em que a ação inicial se passa, descrevendo o bairro com sua beleza trágica: “Sobe poesia, desce miséria, nas ladeiras da Pompéia”, diz o refrão.

Em “O violão de quatro cordas”, o narrador conta como conheceu Ronie, enquanto esse tocava violão de madrugada. “O amor me Colheu”, descreve o amor nascendo, com o narrador vivendo um transe.

“A descoberta do mundo”, quarta canção do show, conta como a dupla passas a frequentar o universo artístico da cidade, com suas festas regadas a drogas, álcool e loucura.

“A demissão” fecha o “lado A” do álbum-show. Ronie é demitido de seu emprego e as grandes expectativas criadas por ambos para aquela relação, começa a desandar.

O “lado B” é aberto com a canção “A mais valia”, que descreve como pessoas pobres tem poucas perspectivas de se dedicarem a profissões criativas, uma vez que se espera
delas que sejam vassalos de classes mais abastadas.

Numa virada estética, a partir daqui as canções são harmônica e poeticamente mais simbolistas. No blues “O roubo do baixo”, o narrador parece um personagem de filmes “noir” anunciando que foi abandonado pelo amante, que levou junto seu baixo. Em “Os olhos azuis de Kurt Cobain”, o narrador narra o último encontro com Ronie, em que percebe no discurso do ex-amante um tom melancólico que lembra Kurt Cobain.

“O Enforcado” anuncia, de forma bastante surrealista, o enforcamento de Ronie, com o narrador tentando, a todo custo, fugir de seus próprios fantasmas, que inclui o sentimento de culpa pela morte de Ronie.

 “A Memória” descreve a relação do narrador com a única foto que lhe restou dos ex-amantes juntos. Com a dor, a frustração e o medo de repetir o caminho de Ronie.

Por fim, “A Vila Mariana”, fecha o show com um “rap” em que o narrador traça uma relação direta entre o fim de Ronie e os caminhos autoritários do país, com as “varandas gourmets” da Vila Mariana aplaudindo a perigosa ultra direita em ascensão.

 

PARCERIA COM A UNIFESP


Nossa proposta é apresentar o show ao vivo nos Campi da Vila Clementino, Pimentas, Osasco e Diadema, dois shows em cada lugar, em dias e horários a serem definidos em comum acordo com a universidade (pode ser parte da recepção aos calouros do próximo ano ou em outras datas. Caso o projeto seja aprovado pelo PROAC-Edital Circulação de Música, da secretaria de cultura do estado de São Paulo, caberia à UNIFESP apenas a cessão dos espaços e divulgação interna dos eventos.

Em função dos temas abordados, nos propormos a realizar debates após cada seção do espetáculo, podendo, para tal, criarmos um comitê multidisciplinar para debater as questões levantadas.

Como o espetáculo está pronto (só precisa ser reensaiado), a melhor forma de conhece-lo é assistindo ao mesmo. Segue o link: https://youtu.be/36rQDAOViBE

 

Serviço:

Espetáculo musical teatral “Pompéia-Vila Mariana”

Quando: 09 de março de 2023 em duas sessões - As 15:30 e as 19:30
Onde: Eppen/Unifesp - Campus Osasco - Rua Oleska Winogradow, 100, Jardim das Flores - Osasco/SP 
Informaçõeselispar@gmail.com