NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Deliberações da Congregação de Maio/2024

Leia mais...

[1 SEM 2024] Atividades complementares e conclusão de curso

NOVO PRAZO para o envio de Atividades Complementares e solicitação de conclusão de curso: 01 a 31/05/2024.

Leia mais...

Deliberações da Congregação de Abril/2024

Leia mais...

Edital de seleção de estagiários

dap estagiarios edital

Leia mais...

Nota à Comunidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informa que no dia 20 de março um membro externo à comunidade universitária adentrou ao Campus Guarulhos interrompendo e prejudicando o andamento da atividade acadêmica intitulada: “Do rio ao mar a Palestina será livre: a resistência anticolonialista e a comunidade internacional frente o genocídio palestino”.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Universidade adotou todas as providências institucionais recomendadas pelo “protocolo de segurança para atuação em casos de ameaças e/ou ataques iminentes à integridade física de membros (as) da comunidade universitária e/ou aos espaços físicos da Unifesp”, disposto na Portaria Reitoria nº 3.424/2023, tais como:

(i) lavrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal;
(ii) está reunindo provas acerca do fato ocorrido e;
(iii) instruiu os trabalhadores da portaria do Campus a redobrar a vigilância para garantir a segurança da comunidade universitária.

Desta forma, a Reitoria, em conjunto com a Direção do Campus Guarulhos, está tomando as medidas cabíveis junto às autoridades competentes para apuração dos fatos e encaminhamento das providências.

A Unifesp reitera que é um espaço para discussão ampla e irrestrita de diferentes pontos de vista acerca de temas diretamente ligados ao cotidiano social e não aceita quaisquer formas de violência ou perturbação do ambiente acadêmico.

Direção Acadêmica do Campus Guarulhos
Reitoria da Unifesp

Contrato de serviço de Restaurante Universitário assinado com a "Real Food"

Acesse o comunicado da Direção Administrativa a respeito do contrato de serviço de Restaurante Universitário assinado com a "Real Food".

Clique aqui

 

 

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

Restabelecimento do funcionamento do RU em 19/03/2024

Prezada Comunidade!
No dia de ontem 18/03, a tempestade com raios do período vespertino danificou dijuntores do campus tirando de funcionamento um dos elevadores e o RU. O restaurante universitário conseguiu servir mais de 260 refeições, mas teve que encerrar seu funcionamento antes das 20h. Desde ontem trabalhamos no conserto necessário e hoje pela manhã foi possível a conclusão. Assim, informamos que o RU estará funcionando hoje normalmente.

Agradecemos a compreensão de tod@s! 

Deliberações da Congregação de Março/2024

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Alteração no Serviço de Restaurante Universitário - RU (Complemento)

Clique aqui para acessar o comunicado complementar da Direção Administrativa.

REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

EFLCH/ Unifesp dá início a curso gratuito de linguística e cultura brasileira para médicos cubanos de Guarulhos

Atividades visam aproximar os profissionais do programa Mais Médicos que atuam na cidade à população

No dia 27 de setembro, teve início o curso de extensão "Cultura Brasileira e Redação Acadêmica", iniciativa da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/ Unifesp), em parceria dom a prefeitura de Guarulhos. O curso, que é gratuito, tem como objetivo aprimorar a comunicação dos médicos cubanos com a população.

Coordenado pelos docentes do departamento de Letras da EFLCH/ Unifesp, Ivan Martin e Iara Farias, o curso de extensão foi criado em conjunto com outros professores do curso, com o intuito de abrir as portas da universidade à comunidade. “Procuramos a Secretaria de Saúde do município em busca de uma parceria, que a acolheu com muito entusiasmo”, explica Martin, um dos responsáveis pelo projeto e que também é um dos coordenadores nacionais do Eixo de Língua Portuguesa, do Módulo de Acolhimento e Avaliação dos médicos cubanos do Ministério da Saúde. Além da coordenação, o grupo é composto por seis professores e dez estudantes que atuam como monitores.

Com oferta inicial de 80 vagas, o curso terá duração de dois semestres, com aulas quinzenais aos sábados, totalizando 120 horas. A coordenação espera que, ao final das atividades os médicos cubanos e a instituição possam compreender o contexto no qual estão inseridos. “É importante que eles conheçam mais a cultura brasileira e que a universidade conheça melhor o seu entorno social, as necessidades das pessoas que a financiam, que considere os saberes da população em suas reflexões”, afirma Martin. No total, 56 médicos iniciaram as atividades.