NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

Jornada flexibilizada 30 horas - Avalie o serviço prestado pela Biblioteca e Secretaria de Graduação da EFLCH

Cartaz campi A4 1

 

Leia mais...

Deliberações da Congregação de junho/2024

Leia mais...

Deliberações da Congregação de Maio/2024

Leia mais...

[1 SEM 2024] Atividades complementares e conclusão de curso

NOVO PRAZO para o envio de Atividades Complementares e solicitação de conclusão de curso: 01 a 31/05/2024.

Leia mais...

Deliberações da Congregação de Abril/2024

Leia mais...

Edital de seleção de estagiários

dap estagiarios edital

Leia mais...

Nota à Comunidade

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informa que no dia 20 de março um membro externo à comunidade universitária adentrou ao Campus Guarulhos interrompendo e prejudicando o andamento da atividade acadêmica intitulada: “Do rio ao mar a Palestina será livre: a resistência anticolonialista e a comunidade internacional frente o genocídio palestino”.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Universidade adotou todas as providências institucionais recomendadas pelo “protocolo de segurança para atuação em casos de ameaças e/ou ataques iminentes à integridade física de membros (as) da comunidade universitária e/ou aos espaços físicos da Unifesp”, disposto na Portaria Reitoria nº 3.424/2023, tais como:

(i) lavrou um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal;
(ii) está reunindo provas acerca do fato ocorrido e;
(iii) instruiu os trabalhadores da portaria do Campus a redobrar a vigilância para garantir a segurança da comunidade universitária.

Desta forma, a Reitoria, em conjunto com a Direção do Campus Guarulhos, está tomando as medidas cabíveis junto às autoridades competentes para apuração dos fatos e encaminhamento das providências.

A Unifesp reitera que é um espaço para discussão ampla e irrestrita de diferentes pontos de vista acerca de temas diretamente ligados ao cotidiano social e não aceita quaisquer formas de violência ou perturbação do ambiente acadêmico.

Direção Acadêmica do Campus Guarulhos
Reitoria da Unifesp

Contrato de serviço de Restaurante Universitário assinado com a "Real Food"

Acesse o comunicado da Direção Administrativa a respeito do contrato de serviço de Restaurante Universitário assinado com a "Real Food".

Clique aqui

 

 

Programa de Travessia

travessia FEED

O Programa facilita a interação de estudantes ingressantes (caminhantes) com alunos veteranos (guias), docentes e técnicos (conselheiros) dos cursos participantes, propiciando a troca de informações sobre a universidade, serviços e possibilidades de seu curso (a Travessia).

Leia mais...

Restabelecimento do funcionamento do RU em 19/03/2024

Prezada Comunidade!
No dia de ontem 18/03, a tempestade com raios do período vespertino danificou dijuntores do campus tirando de funcionamento um dos elevadores e o RU. O restaurante universitário conseguiu servir mais de 260 refeições, mas teve que encerrar seu funcionamento antes das 20h. Desde ontem trabalhamos no conserto necessário e hoje pela manhã foi possível a conclusão. Assim, informamos que o RU estará funcionando hoje normalmente.

Agradecemos a compreensão de tod@s! 

REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

EU PRECISO FAZER O TESTE DO HIV/AIDS?

Pessoal, vamos falar sério?

É um assunto chato, mas que tem de ser discutido. O risco de contrair HIV e vir a desenvolver AIDS

A verdade é que essa infecção transmitida por sexo sem proteção ou pelo uso de drogas ainda não tem cura. A infecção tem aumentado entre os jovens dos 15 aos 24 anos, dobrando a incidência em 10 anos.

Mas nem tudo é ruim, nem tudo são trevas!!! O grande barato é a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoce!!!

A grande sacada para a prevenção ainda continua sendo o uso da camisinha seja a masculina ou feminina, em todas as relações sexuais, inclusive no sexo oral. Evitar o contato com secreções e o compartilhamento de seringas é a principal arma para evitar a contaminação. Mas lembre-se que isso deve ser feito em toda e qualquer relação sexual, seja de que tipo for e independente com quem se faz sexo. Ajuda também se reduzir o numero de parceirxs sexuais e ter controle da situação. Use e sempre exija o uso de camisinha (masculina ou feminina). Atualmente em situações em que esses cuidados não foram tomados há a possibilidade de se reduzir a contaminação/infecção com o uso de remédios específicos, a terapia de pós-exposição (PEP), feita em centros específicos de atendimento.

Outra grande dica é enfrentar a situação, saber sua condição pessoal de ser ou não portador do vírus e se tratar precocemente. Para isso existe o teste rápido, que se positivo, deve-se o mais rapidamente tratar a infecção por HIV reduzindo o risco de desenvolver a AIDS e de contaminar outras pessoas. Embora não haja cura até o momento para a infecção por HIV, as chances de se levar um vida praticamente normal e com expectativa de vida habitual é muito grande.

Assim procure os centros de testagem, diagnósticos e tratamento mais próximo de você. Há um objetivo de saúde publica adotada pelo Brasil: metas de tratamento 90-90-90, estabelecidas pelo UNAIDS – que até 2020: 90% das pessoas vivendo com HIV estejam diagnosticadas; destas, que 90% estejam em tratamento; e que, das pessoas em tratamento, 90% apresentem carga viral indetectável.

Vamos colaborar se prevenindo e se tratando se for o caso!!! Todos contra o HIV e contra a AIDS!!!! Viva a vida, vamos ser felizes!!!!

Veja a lista de Centro de Testagem e Aconselhamento aqui e aqui e folder com outras informações aqui.