NOTÍCIAS E INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS

EDITAL 03 (2024) DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA COMISSÃO EDITORIAL

Clique aqui para visualizar o edital.

ATA DA COMISSÃO CONSULTIVA PARA CARGO DE CHEFE E VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - 2024

A Comissão Consultiva designada pelo Conselho de Departamento, torna pública a relação final de candidatos inscritos, conforme estabelecido no Edital de Consulta para preenchimento do cargo de Chefe e Vice-Chefe de Departamento do Departamento de Educação.

ATA DA COMISSÃO CONSULTIVA PARA CARGO DE CHEFE E VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - 2024

O Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, por meio da Comissão Consultiva designada pelo Conselho de Departamento, torna público a relação de candidatos inscritos, conforme estabelecido no Edital de Consulta para preenchimento do cargo de Chefe e Vice-Chefe de Departamento do Departamento de Educação.

Deliberações da Congregação de Setembro/2024

Para acessar o arquivo, clique aqui.

Quadros Semanais e Orientações de Rematrícula 2° sem 2024

Clique aqui para acessar os Quadros Semanais

Clique aqui para acessar as Orientações de Rematrícula

Em caso de dúvidas, participe do Plantão de Dúvidas da Rematrícula.

Leia mais...

EDITAL Nº520/2024 - EDITAL DE CONSULTA PARA O CARGO DE CHEFE E VICE-CHEFE DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO - 2024-2027

O Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, por meio da Comissão Consultiva designada pelo Conselho de Departamento, torna público o presente Edital de Consulta para preenchimento do cargo de Chefe e Vice-Chefe de Departamento do Departamento de Educação.
Link pra o edital

SELEÇÃO DE MONITORES PARAAS UNIDADES CURRICULARES DE LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais...

Seleção de Monitores/as - UCs Leitura e Produção de Textos I, Semiótica e Tópicos em História, Cultura e Linguagens Afro-Brasileiras.

Prezada comunidade acadêmica,

O Departamento de Letras informa que estão abertas as inscrições para Monitores/as nas UCs Leitura e Produção de Textos I, Semiótica e Tópicos em História, Cultura e Linguagens Afro-Brasileiras.

Leia mais...

Seleção de Monitoria para Lab - História

Leia mais...

Nota Técnica: Redução na Oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Noturno na Rede Estadual de São Paulo, 2020-2023

Tornamos publica a Nota Técnica: Redução na Oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Noturno na Rede Estadual de São Paulo, 2020-2023.

Leia mais...

REVISTAS

Revista Almanack

Revista de fontes

Revista Heródoto

Revista Hydra

Revista Limiar

Revista Olh@res

Revista Pensata

Cadernos Nietzche

Sueli Salles Fidalgo

Professora Adjunta da Universidade Federal de Sao Paulo, possui Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal Fluminense (1990), especialização em Tradução pela Universidade de São Paulo (1997). Antes de decidir seguir a carreira acadêmica, atuou por vários anos como professora de educação básica e de instituto de idiomas. Por isso, além do curso Pedagógico - que fez no ensino médio -, tem o CPE e o CEELT - exames de língua da Universidade de Cambridge -, assim como o Certificate for Overseas Teachers of English (COTE) e o Diploma for English Teaching to Adults (DELTA). Depois disso, concluiu o mestrado e doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002 e 2006). Fez um período de posdoutorado pela PUC-SP e um no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp com foco na formação de professores para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais (NEE). No último, trabalhou com professores para a elaboração de material didático para alunos com NEE. Sua experiência de trabalho concentra-se nas áreas de Letras e Lingüística Aplicada, com ênfase em (1) Línguas Estrangeiras Modernas (Inglês) e (2) Formação de Professores. Suas pesquisas têm como foco mais amplo (1) a linguagem da inclusão/exclusão social-escolar e sua relação com a formação do professor; (2) a linguagem da avaliação de aprendizagem para formação de agentes críticos - temas, respectivamete, de suas pesquisas de doutorado e de mestrado. Nos últimos tempos, vem juntando avaliação e inclusão em seus trabalhos de pesquisa buscando também encontrar instrumentos de avaliação de ensino-aprendizagem que possam ser usados com alunos com NEEs. Suas bases teórico-metodológicas são a teoria socio-histórico-cultural de desenvolvimento e a pesquisa crítica de colaboração, áreas nas quais tem publicado sobre os temas acima citados, tanto em periódicos quanto em livros nacionais (ex: RBLA, ANPOLL, Pontes Editora; Mercado de Letras) e internacionais (ex: IATELFL, Cambridge Scholars Publishing). Em 2011, Sueli foi Professora Visitante da Moscow Iscar University. Em 2014, foi convidada para novamente visitar a Universidade Estadual de Moscou, como parte do mesmo programa (Moscow Iscar University), que consiste em trabalhar com alunos de doutorado de diversos países do mundo, orientando-os no desenvolvimento de suas pesquisas sócio-históricas. Atualmente é representante do Brasil no comitê executivo do ISCAR (International Society for Cultural Activity Research), assim como embaixadora do Brasil para a realização do próximo evento do ISCAR na Austrália. Sueli é ainda Tradutora Pública e Intérprete Comercial (tradutora juramentada). (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.