Divisão de Portais WEB

Luciana de Area Leao Borges
Márcia Aparecida Jacomini
Miriam Baceto

Desenvolvedores, Designers, Banco de dados, Rede, Fotógrafos...

Adriano di Santo
Alex Reipert
Andréa Pereira Simões Pelogi
Angela Cardoso Braga
Ana Carolina Fagundes De Oliveira Alves
Celina Marina Brunieri
Christianne Andrade Santos Cezar
Claudia Gallindo Novoa
Diego Antonio Ribeiro Grecco
Eletea Barbosa Tasso
Fabrício Landi de Moraes
Flávio Almeida Curvelo
Francismar Nascimento
Jair Marolla
João Vicente Cegato Bertomeu (in memorian)
José Maria dos Anjos
Luiz Guilherme Roncati (in memorian)
Magda Medeiros de Azevedo
William Robert Simoes e Silva

Linha do tempo

linhadotempo1

Portal da UNIFESP em 1994.

O primeiro portal da EPM (Escola Paulista de Medicina) foi criado em 1990 pelo Departamento de Informática em Saúde. Não há registro de sua primeira interface. A primeira imagem registrada é a de 1994. Com o passar do tempo, o acúmulo da experiência e o surgimento de novos softwares para edição web e de mais profissionais habilitados para atuação na área de webdesign, as interfaces sofrem constantes modificações no sentido de melhor organizar as informações. Além disso, oferece uma maior gama de conteúdo e serviços aos usuários. No caso do Portal UNIFESP, pode-se destacar a evolução de sua interface, que em 1994 apresenta uma imagem central e uma breve informação sobre a EPM - Escola Paulista de Medicina. Esse portal foi desenvolvido em HTML.

linhadotempo2

Portal da Unifesp no período de 1996 a 1997

No período de 1996 e 1997, a interface apresenta a evolução sofrida pela instituição. A EPM transforma-se em Universidade Federal de São Paulo. A nova interface apresenta um menu com maior número de opções agregando serviços como Departamentos e Serviços, Assuntos Gerais, Informações, Destaques, Eventos, Novo!, Saúde Responde e SBIS. A imagem do topo apresenta o cotidiano de professores e estudantes na EPM. Essa versão do Portal também foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo3

Portal da Unifesp em 1998

A interface do ano de 1998 mantém a linha de 1997 na apresentação dos itens principais. Foram acrescentados os itens:  Vestibular UNIFESP, Jornal da Paulista Online e UNIFESP Virtual. Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo4

Portal da Unifesp no período de 1999 a 2000

No período de 1999 a 2000 o menu central aumenta e abriga itens novos como Bibliotecas, Hospitais, Intranet, Mapa do Site e as Pró-Reitorias (Graduação, Administração, Pós-Graduação e Extensão). O padrão visual é alterado pelo logo da EPM com o nome da UNIFESP no topo. Surge o primeiro menu do Portal. (Figura 19). Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo5

Portal da Unifesp no período de 2001 a 2002

Em 2001-2002 a UNIFESP faz uma mudança radical no seu layout dando maior ênfase aos itens Destaques Novidades. Na figura do cabeçalho constam o logo antigo da EPM adaptado para a UNIFESP e o Edifício Lemos Torres. Essa versão foi desenvolvida em HTML.

linhadotempo6

Portal da Unifesp no período de 2003 a 2007

No período de 2003 a 2007, uma nova interface (novo padrão visual verde) que dá destaque a eventos e notícias. Informações passam a ser gerenciadas no banco de dados MySQL.Foi acrescentado a barra de identificação visual do governo brasileiro. Os itens principais ganharam subitens. Foi incluído o mecanismo de busca através do Google e o controle de acesso (estatística) (Figura 21). Essa versão foi desenvolvida em HTML com alguns recursos em PHP.

linhadotempo8

O portal de 2008 apresenta layout que contempla os novos campi da UNIFESP. Passaram a fazer parte as Unidades da Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, São José dos Campos e São Paulo. No cabeçalho constam imagens dos novos campi e o novo logo da UNIFESP. Na Figura 22 pode-se observar que foram acrescentados os cursos da instituição, informações sobre a Reitoria, a nova barra de identidade visual do Governo Federal, a nova pró-Reitoria de Expansão. Os itens destaques, notícias e eventos passam a ser gerenciados por usuários que não participaram do desenvolvimento do Portal, usuários. Os novos itens são acrescentados virtualmente e não mais no formato texto. Ambiente: - PHP + MySQL.

linhadotempo9

A versão atual do site da Unifesp entrou no ar em setembro de 2014.