Catálogo de Cursos Graduação 2019

Reitora: Soraya Soubhi Smaili
Vice-Reitor: Nelson Sass
Chefe de Gabinete: Andrea Rabinovici
Pró-Reitora de Administração: Tânia Mara Francisco
Pró-Reitor de Assuntos Estudantis: Anderson da Silva Rosa
Pró-Reitora de Extensão: Raiane Patricia Severino Assumpção
Pró-Reitor de Gestão com Pessoas: Murched Omar Taha
Pró-Reitora de Graduação: Isabel Marian Hartmann de Quadros
Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa: Esper Abrão Cavalheiro
Pró-Reitor de Planejamento: Pedro Fiori Arantes
Diretora do Campus Baixada Santista: Sylvia Helena Souza da Silva Batista
Diretor do Campus Diadema: João Miguel de Barros Alexandrino
Diretora do Campus Guarulhos: Magali Aparecida Silvestre
Diretora do Campus Osasco: Luciana Massaro Onusic
Diretor do Campus São José dos Campos: Horacio Hideki Yanasse
Diretora do Campus São Paulo: Rosana Fiorini Puccini
Diretora da Escola Paulista de Enfermagem: Janine Schirmer
Diretora da Escola Paulista de Medicina: Emília Inoue Sato
Hospital Universitário/ Hospital São Paulo
Diretor-Superintendente: José Roberto Ferraro
Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo/ FAp-Unifesp
Diretora-Presidente: Jane Zveiter de Moraes

Sumário

Apresentação

Campus Baixada Santista

Ciência e Tecnologia do Mar - Bacharelado Interdisciplinar

Engenharia de Petróleo

Engenharia Ambiental

Educação Física

Fisioterapia

Nutrição

Psicologia

Serviço Social

Terapia Ocupacional

Campus Diadema

Ciências

Ciências Ambientais

Ciências Biológicas

Engenharia Química

Farmácia

Química

Química Industrial

Campus Guarulhos

Ciências Sociais

Filosofia

História

História da Arte

Letras

Pedagogia

Campus Osasco

Administração

Ciências Atuariais

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Relações Internacionais

Campus São José dos Campos

Biotecnologia

Ciência da Computação

Ciência e Tecnologia

Engenharia Biomédica

Engenharia de Computação

Engenharia de Materiais

Matemática Computacional

Campus São Paulo

Biomedicina

Enfermagem

Fonoaudiologia

Medicina

Tecnologia Oftálmica

Tecnologia em Informática em Saúde

Tecnologia em Radiologia

Campus Virtual

Tecnologia em Design Educacional

Apresentação

A Universidade Federal de São Paulo, tradicionalmente conhecida como Escola Paulista de Medicina, oferece, a partir de sua expansão em 2006, cursos em todas as áreas do conhecimento, distribuídos por 6 campi: Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco, São José dos Campos e São Paulo (Vila Clementino). Em todas essas cidades, a parceria entre o governo federal e a prefeitura vem garantindo a progressiva instalação do equipamento necessário para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A maioria absoluta dos professores da Universidade são doutores, pesquisadores reconhecidos em suas áreas de especialidade, o que proporciona um dinamismo ímpar no desenvolvimento de atividades culturais e de pesquisa, por meio do intenso intercâmbio com outras instituições de ensino no país e no exterior.

Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores dos cursos apresentam as possibilidades de integrar alunos de graduação por meio de bolsas de iniciação à pesquisa.

Bolsas de Iniciação à Docência, para os cursos de licenciatura, por meio da iniciativa PIBID, que permite, desde o início do curso, a vivência de situações reais de ensino em escolas públicas conveniadas (não constitui estágio curricular).

Bolsas em Projetos de Extensão Universitária, que se distribuem por áreas variadas, como a prevenção de doenças, iniciativas culturais (teatro, dança), apoio a eventos.

Possibilidade de viver experiências internacionais, em universidades européias e da América Latina, por meio do Programa Ciências sem Fronteiras e de outras iniciativas, vinculadas aos convênios internacionais que a Unifesp mantém com outras instituições.

A experiência universitária proporcionada pela Unifesp contempla inúmeros eventos culturais e esportivos, grupos de estudo, bem como bibliotecas e laboratórios de ensino equipados e em contínua atualização. Em alguns casos, o processo de implementação da infra-estrutura física para o suporte dos cursos ainda está ocorrendo mas a Universidade tem se mobilizado para garantir condições adequadas de funcionamento para os cursos de graduação. Atendendo a seu objetivo maior, de contribuir para a ampliação e disseminação do conhecimento científico e acadêmico na sociedade brasileira e compreendendo que o valor pessoal do estudante só pode ser mobilizado se este tiver condições mínimas de segurança e de qualidade de vida, a Universidade conta com uma rede de iniciativas para garantir as condições de permanência dos estudantes, coordenada pela Pró Reitoria de Assuntos Estudantis, com auxílios-moradia, alimentação, transporte e creche.

O ingresso nos cursos oferecidos pela UNIFESP é feito de diversas formas, segundo o curso: sistema misto (SiSU e vestibular) e somente pelo SISU (Sistema de Seleção Universal). Verifique no link da Unifesp (http://www.unifesp.br/reitoria/vestibular/) a forma de ingresso no curso de sua escolha, bem como o campus no qual ele é oferecido.

Ciência e Tecnologia do Mar
Bacharelado Interdisciplinar

Campus Baixada Santista

Duração: 6 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 100 cada turno

Sobre o curso: O curso proporciona uma formação com foco na interdisciplinaridade, no diálogo entre áreas de conhecimento e na perspectiva de uma alta flexibilização curricular por meio de oferta de componentes curriculares organizadas em trajetórias formativas. Ao lado das atividades curriculares obrigatórias, os alunos podem aprofundar-se no conhecimento científico e tecnológico em especialidades relacionadas às Ciências do Mar, exercendo, opcionalmente, atividades de monitoria e iniciação científica, sob orientação docente. Após a conclusão do Bacharelado, os estudantes podem optar pela formação profissional mais específica em um segundo ciclo do ensino superior. No Campus Baixada Santista, o egresso poderá dar continuidade a sua formação com os cursos de Engenharia do Petróleo e Engenharia Ambiental. A progressão do bacharel para o segundo ciclo de formação acadêmica na UNIFESP se dará mediante edital público e a utilização de formas processuais de seleção, levando-se em conta indicadores de rendimento utilizados pela Universidade.

Principais unidades curriculares: Unidades básicas das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Biológicas e Humanas são contempladas para atender o perfil de formação do curso. Dentre as Unidades que promovem a integração da base científica, podemos citar Oceanografia Física e Química, Ciências Atmosféricas, Biodiversidade Marinha, Física e Química Aplicada e Introdução à Engenharias.

Mercado de trabalho: O bacharel poderá atuar nos setores público, privado e terceiro setor. Estará capacitado para planejar, executar e gerir atividades de exploração, uso e conservação dos bens ambientais e dos serviços ecossistêmicos das zonas costeiras e oceânicas. Poderá dar continuidade a seus estudos em cursos de formação específica para egressos de BICT’s ou de pós-graduação.

Diferencial do curso: O curso promove o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores que conferem capacidade de integração e aplicação de conhecimentos para resolução de problemas contemporâneos com ênfase na integralidade na abordagem profissional e no compromisso com a sustentabilidade e a ética nas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

voltar ao topo


Engenharia de Petróleo

Campus Baixada Santista

Duração: 11 semestres, sendo os 6 primeiros semestres do BICT Turno: 7º e 8º semestres -Integral; 9º ao 11º semestre - Noturno. Vagas: 40

Sobre o curso: A estrutura do curso de Engenharia de Petróleo possibilita uma formação versátil e abrangente dos profissionais egressos, em função das áreas abrangidas na grade curricular proposta: Cadeia de produção de petróleo e gás natural; Recursos renováveis; Aspectos ambientais associados à cadeia de produção do petróleo, gás natural e ao aproveitamento de recursos renováveis; Gestão de equipes multidisciplinar em função das características do setor e das demandas sociais. Atividades acadêmicas: TCC, estágios, extensão, etc

Principais unidades curriculares: Abordagem inter e multidisciplinar abrangendo conteúdos das ciências naturais (física, química, geologia e biologia), das ciências sociais (ética, economia e política) e específicos da área (eng. de poços, fluídos de perfuração, petroquímica, aproveitamento de recursos eólico, solar e das marés).

Mercado de trabalho: Os estudantes graduados poderão exercer atividades profissionais em institutos de pesquisa, empresas de iniciativa privada e públicas ligadas à área da engenharia de petróleo, química, petroquímica e de recursos renováveis. Sobretudo poderão exercer atividades de pesquisa, desenvolvimento de novos materiais e docência instituições de ensino superior.

Diferencial do curso: O diferencial do Curso de Engenharia do Petróleo uma formação interdisciplinar embasando nas áreas Humanas e Biológicas, permitindo desenvolver suas atividades profissionais com visão ética e humanística levando em consideração não apenas aspectos puramente técnicos, mas também fatores econômicos, sociais, ambientais e culturais.

voltar ao topo


Engenharia Ambiental

Campus Baixada Santista

Duração: 11 semestres (6 semestres do BICMar + 5 semestres Engenharia Ambiental Turno: Noturno Vagas: 40

Sobre o curso: O curso de Engenharia Ambiental do campus Baixada Santista tem como objetivo a formação de profissionais para atuar no planejamento, execução e gestão de projetos e programas ambientais nos setores público, privado e no terceiro setor. O aluno adquirirá a compreensão de questões institucionais, econômicas, sociais e ambientais, que o habilite a trabalhar a partir de uma abordagem interdisciplinar, ética, crítica, interativa e ecossistêmica. O curso formará profissionais que projetem e desenvolvam atividades com vistas à sustentabilidade, capazes de gerar e aplicar conhecimentos técnicos e científicos em sistemas de produção e gestão, com ênfase em projetos de saneamento, recuperação, avaliação e monitoramento ambiental. Atividades Acadêmicas: Iniciação científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Estágios e Extensão.

Mercado de trabalho: No setor público o egresso será apto a atuar em órgãos de pesquisa, executores de controle ambiental e na elaboração de políticas públicas. No setor privado terá competência para desenvolver projetos de engenharia e atividades de pesquisa na área ambiental, com ênfase em tratamento de água, efluentes e resíduos, sistemas de gestão ambiental, análises de risco, qualidade e monitoramento ambiental; além de organizações de defesa do meio ambiente do terceiro setor.

Diferencial do curso: No setor público o egresso será apto a atuar em órgãos de pesquisa, executores de controle ambiental e na elaboração de políticas públicas. No setor privado terá competência para desenvolver projetos de engenharia e atividades de pesquisa na área ambiental, com ênfase em tratamento de água, efluentes e resíduos, sistemas de gestão ambiental, análises de risco, qualidade e monitoramento ambiental; além de organizações de defesa do meio ambiente do terceiro setor.

voltar ao topo


Educação Física
Bacharelado

Campus Baixada Santista

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O curso de Educação Física com foco em saúde, articula o ensino, a pesquisa e a extensão, visando, prioritariamente, a formação profissional para atuação em Saúde, mas também atendendo outras demandas próprias do bacharelado em Educação Física. Em seu decorrer são desenvolvidos conteúdos e atividades sistematizadas para intervenção em diversos serviços visando a inserção dos futuros profissionais em equipes multidisciplinares voltados à promoção da saúde e da qualidade de vida, bem como o controle de patologias, especialmente das crônicas. O curso enfatiza a interação entre fenômenos biológicos e sociais, objetivando uma visão integral do sujeito. Ao final do curso espera-se que o profissional esteja apto a diagnosticar, planejar, prescrever, orientar, assessorar, supervisionar, controlar e avaliar projetos e programas de atividades físicas, de exercícios físicos, atividades recreativas e esportivas nas perspectivas da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Atividades acadêmicas: Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio e Atividades Complementares. Oferta de bolsas de Iniciação científica, Monitoria, Extensão, Gestão, Programa de Educação Tutorial (PET) e de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde).

Principais unidades curriculares: Aproximação à prática específica em Educação Física e Saúde, Ciências Aplicadas à Educação Física, Ciências do Exercício Físico, Estudo do Movimento Humano, Fundamentos das Atividades Físicas e Esportivas e Produção de Conhecimento em Educação Física e Saúde.

Mercado de trabalho: Atuação junto ao serviço público e privado de saúde, esporte e lazer nas vertentes do diagnóstico, planejamento, prescrição, orientação, assessoria, supervisão, controle e avaliação de programas e projetos de atividades físicas, exercícios físicos, atividades recreativas e esportivas, bem como, se pós-graduados, no ensino e pesquisa no nível superior.

Diferencial do curso: O curso é pioneiro no Brasil na formação profissional com ênfase na saúde. Além disso, faz parte de um inovador Projeto Pedagógico interdisciplinar e interprofissional, no qual parte da formação é desenvolvida em conjunto com outras profissões, a saber: Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

voltar ao topo


Fisioterapia

Campus Baixada Santista

Duração: 10 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: A fisioterapia presta serviços a pessoas e populações com o fim de desenvolver, manter e restaurar o movimento e a capacidade funcional em todos os ciclos de vida, no contexto da promoção, prevenção, tratamento e reabilitação. O curso tem por objetivo capacitar o futuro profissional para o exercício de competências e habilidades gerais de atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, e educação permanente relacionados à prática da fisioterapia e prepara o aluno para ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto individual como coletiva. Espera-se que o egresso do curso de fisioterapia tenha uma formação profissional em saúde que o torne apto para o trabalho em equipe multiprofissional, com ênfase na integralidade no cuidado ao paciente com uma formação técnico-científica e humana de excelência, contemplando: capacidade para atuar em todos os níveis de atenção à saúde; formação para o respeito aos princípios éticos/bioéticos e culturais do indivíduo e da coletividade; conhecimento e compreensão do movimento humano, nas alterações patológicas, cinético-funcionais, nas repercussões psíquicas e orgânicas; preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções; elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.

Principais unidades curriculares: O curso de fisioterapia está estruturado em 4 eixos de conhecimento: “o ser humano e sua dimensão biológica”, “o ser humano e sua dimensão social”, “trabalho em saúde” e “aproximação à prática específica do fisioterapeuta”.

Mercado de trabalho: O fisioterapeuta pode se inserir em todos os níveis DE atenção à saúde. Desde a promoção da saúde e prevenção de doenças na atenção básica à saúde, passando pela reabilitação em serviços como Nasf (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), clínicas, consultórios, ambulatórios de especialidades e até a atuação hospitalar tanto em enfermarias quanto em unidades de terapia intensiva.

Diferencial do curso: Formação voltada para o trabalho em equipe que preza pela integralidade do cuidado de forma interprofissional.

voltar ao topo


Nutrição

Campus Baixada Santista

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O curso de graduação em Nutrição do Campus Baixada Santista se compromete com uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, que proporciona ao aluno a aquisição de competências e habilidades gerais e específicas necessárias à prática cotidiana do nutricionista, voltadas ao cuidado integral, de forma ética e humanística. As competências e habilidades específicas, desenvolvidas ao longo de todo o Curso de Nutrição, permitem que o egresso assuma postura pró-ativa na defesa do direito à saúde e do Direito Humano à Alimentação Adequada - acesso permanente a alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente - em qualquer cenário de trabalho/atuação do nutricionista, aprimorando a atuação a partir da articulação e integração dos conhecimentos e das habilidades. O desenho curricular do Curso está estruturado em quatro eixos e centrado no enfoque problematizador e na produção de conhecimento. Para a concretização desse desenho as opções pedagógicas privilegiam uma permanente articulação com a prática e a formação interprofissional e interdisciplinar. Atividades Acadêmicas: Projetos de Iniciação Cientifica, Estágios, Programa Jovens Talentos, Projetos Extensão Universitária, Projetos de Monitoria.

Principais unidades curriculares: Ciência dos Alimentos, Ciclos da Vida, Gestão de Alimentação Coletiva, Nutrição e Preparo dos Alimentos, Nutrição e Atividade Física, Avaliação Nutricional

Mercado de trabalho: O nutricionista, pode atuar em diversas áreas como unidades básicas de saúde, equipes de saúde da família, creches, escolas, hospitais, ambulatórios, consultórios, escolas, academias, restaurantes industriais e comerciais, indústrias de alimentos, atendimento ao consumidor, auditoria, consultoria e assessoria em nutrição.

Diferencial do curso: O projeto pedagógico do curso de Nutrição prevê a inserção do estudante, desde o início, em sua prática profissional. Essa inserção é realizada a partir de aproximações sucessivas às práticas, possibilitando a execução de tarefas de complexidade e responsabilidade crescentes, desenvolvendo a iniciativa, o espírito crítico e a criatividade.

voltar ao topo


Psicologia

Campus Baixada Santista

Duração: 10 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O curso enfatiza a formação de profissionais generalistas e aborda a interação entre os processos biológicos, psíquicos e sociais, objetivando uma visão integral do ser humano que possibilite e viabilize intervenções não reducionistas. O trabalho interdisciplinar, praticado desde o início da formação, a troca de saberes e a constante reflexão crítica sobre a própria prática são incentivados. Há três ênfases opcionais aos estudantes: “Saúde e Clínica”; “Política e Instituições” e “Educação e Sociedade”. O curso tem como estrutura básica a interdisciplinaridade, o trabalho em equipe, a integralidade no cuidado, a ação social, a função educativa, o enfoque problematizador e a produção de conhecimento. Atividades acadêmicas: O curso oferece atividades práticas associadas à reflexão ético-conceitual desde o primeiro ano. As conexões entre ensino, pesquisa e extensão, no âmbito do curso, procuram ser viabilizadas pelo incentivo de que o estudante tenha participação ativa na construção do conhecimento por meio de seu envolvimento na vida acadêmica, participando de projetos de monitoria, iniciação científica e extensão.

Principais unidades curriculares: As unidades curriculares são compostas por eixos comuns: O ser humano e sua inserção social, Trabalho em saúde e O ser humano em sua dimensão biológica. O eixo específico habilita para a construção de conhecimentos nas principais áreas de atuação: saúde e clínica, trabalho, instituições e educação.

Mercado de trabalho: O psicólogo pode empregar-se nos diversos setores do mercado de trabalho (público, privado, terceiro setor), ou trabalhar como profissional autônomo, em diferentes âmbitos de ação: promoção de saúde, diagnóstico e terapêutica, seja com indivíduos, grupos, instituições ou comunidades.

Diferencial do curso: A formação é interdisciplinar e interprofissional, incentivando a postura ativa do estudante na construção do conhecimento e a pesquisa. Promove experiências em instituições públicas de saúde, educação e assistência social em módulos teórico-práticos e estágios supervisionados, favorecendo a formação crítica em diálogo com as áreas de atuação.

voltar ao topo


Serviço Social

Campus Baixada Santista

Duração: 8 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 50 cada turno

Sobre o curso: O Curso segue as Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação e da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social e o Projeto Político Pedagógico do Campus, com direção social da formação. Fundamenta-se nos princípios e valores do Projeto Ético-Político do Serviço Social, que tem no horizonte a autonomia, a participação, a defesa da liberdade, a socialização da política e da riqueza, a defesa intransigente dos direitos humanos e o compromisso com as lutas sociais. Tem por objetivo formar assistentes sociais generalistas, críticos, com espírito investigativo, qualificados para atuar com uma sólida, coerente e consistente fundamentação técnico-científica, teórico-metodológica, técnico-operativo e ético-política. Espera-se que o egresso tenha formação intelectual e cultural, seja qualificado para analisar e formular propostas de intervenção para enfrentamento das expressões da questão social, com capacidade de inserção nos espaços sócio-ocupacionais e movimentos sociais e, comprometido com os valores e a direção social da profissão. Atividades Acadêmicas: Estágio, TCC, Extensão, Atividades Complementares, etc.

Principais unidades curriculares: A lógica curricular está orientada por quatro eixos de Fundamentos. Cada eixo é composto por unidades curriculares, tais como: fundamentos históricos, teóricos e metodológicos, política social, direitos, teoria política e sociológica, ética e oficinas do trabalho profissional, seminários temáticos.

Mercado de trabalho: Esfera pública e privada, no âmbito dos poderes executivo, legislativo e judiciário, em empresas, organizações da sociedade civil e na assessoria a organizações e movimentos sociais. Atua na formulação, planejamento, execução e controle social de políticas sociais, tais como, educação, saúde, previdência, assistência social, habitação, transporte.

Diferencial do curso: Ensino público, docentes doutores com dedicação exclusiva e projetos de ensino, pesquisa e extensão articulados à realidade social. Ambiente que propicia educação interprofissional, produção de conhecimento e articulação às lutas sociais da cidade e região. Vida universitária efervescente, com espaços de participação política e trocas culturais.

voltar ao topo


Terapia Ocupacional

Campus Baixada Santista

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 40

Sobre o curso: O terapeuta ocupacional é um profissional que atua nas áreas de saúde, educação, cultura e social. Promove a saúde, o bem-estar, os direitos e a cidadania através da atividade e participação partindo das necessidades e expectativas da pessoa ou grupo. O curso pretende formar profissionais aptos a trabalharem com indivíduos, grupos e comunidades, aptos a planejar ações dimensionadas às situações do contexto sócio-cultural; organizar estratégias de atuação terapêutica ocupacional; manter relações abertas e dialógicas com equipes, serviços, políticas e populações; integrar saberes, princípios éticos e responsabilidade profissional na perspectiva da integralidade do cuidado. Tal formação, além das atividades previstas curricularmente, prevê que o aluno possa desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Principais unidades curriculares: O Curso de Terapia Ocupacional UNIFESP-BS estrutura-se em quatro eixos: O Ser Humano em Sua Dimensão Biológica, O Ser Humano e Sua Inserção Social, Trabalho em Saúde e Aproximação à Prática específica do Terapeuta Ocupacional.

Mercado de trabalho: Serviços que envolvam diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde, da área social e educação. Além de atividades profissionais relacionadas ao ensino, pesquisa, planejamento e gestão de serviços e de políticas, de assessoria e consultoria de projetos, empresas e organizações.

Diferencial do curso: Acompanhando as tendências contemporâneas – nacional e internacional da Terapia Ocupacional, sem perder de vista os pressupostos norteadores do projeto pedagógico do campus Baixada Santista, como a interdisciplinaridade, a educação interprofissional e uma formação voltada para os desafios atuais das políticas públicas, forma um profissional ético, crítico e reflexivo preparado para promover mudanças e melhorias nas condições de vida e participação social de grupos e populações com vulnerabilidades.

voltar ao topo


Ciências
Licenciatura

Campus Diadema

Duração: 8 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 100 cada turno

Sobre o curso: O curso de Ciências-Licenciatura tem como objetivos: 1) a formação de professores de Ciências Naturais e Matemática para o ensino fundamental e 2) a formação de professores de Biologia, Física, Matemática e Química para o ensino médio. O curso enfatiza as possibilidades de integração entre essas diferentes áreas de conhecimento e a formação de professores capazes de pensar e agir de forma crítica perante os problemas sociais. Nesse sentido, pretende-se que a formação valorize a integração do embasamento teórico prático com a abordagem crítica e dialética do conhecimento de forma a favorecer a aprendizagem do estudante, a sua promoção pessoal e a possibilidade de transformação de seu entorno, em busca de um ideal democrático e solidário de sociedade.

Principais unidades curriculares: Nos quatro primeiros semestres, os estudantes cursam Unidades Curriculares (UC) das áreas de Física, Química, Biologia, Matemática e Humanidades. Ao final deste período, os estudantes optam por uma área específica – Química Física, Biologia ou Matemática – e passam a cursar UC de aprofundamento relativas a área de escolha. Além das UC específicas, também fazem parte do currículo obrigatório do curso o Estágio Supervisionado, desenvolvido em um modelo inovador geralmente nas escolas públicas, as Atividades científico-culturais e o Trabalho de Conclusão de Curso. Finalmente, integram ainda o currículo as UC que têm como objetivo a abordagem interdisciplinar do conhecimento, chamadas de Integração das Ciências.

Mercado de trabalho: O curso de Ciências – Licenciatura surgiu no momento em que há uma crescente valorização da profissão de educador no Brasil. Além da atuação na educação básica, o licenciado em ciências pode atuar na gestão de projetos de ensino voltados à educação científica, em museus de ciências, em projetos de formação continuada, na produção de material didático etc.

Diferencial do curso: Uma das principais características do curso de Ciências - Licenciatura é a abordagem do conhecimento de forma interdisciplinar. De acordo com as atuais tendências da educação em ciências, espera-se oferecer uma sólida formação científica e humanística com abordagens contextualizadas e interdisciplinares com o objetivo de formar um profissional com capacidade técnica e sensibilidade social.

voltar ao topo


Ciências Ambientais

Campus Diadema

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O Curso foi implementado a partir de 2010 e apresenta uma organização didático-pedagógica que contempla as demandas efetivas socioambientais. Apresenta caráter inovador, incorporando à formação de um novo perfil profissional, com uma base geral sólida em conteúdos das “Geociências”, “Bio-Ecológicas”, “Ciências Humanas”, “Química” e “Física e Matemática”, que promovem a formação geral, e da área de “Ciências Ambientais”, que integra a formação de caráter específico, relevantes para a reflexão e análise das questões ambientais, envolvendo ética, solidariedade, responsabilidade, educação, gestão e cidadania. A matriz curricular está organizada em três grandes módulos; básico, intermediário e avançados, os quais agrupam mais 50 Unidades Curriculares (disciplinas) entre obrigatórias e eletivas, estágios, atividades complementares, TCC com a proposta de integralizar o conhecimento na área ambiental, tendo em vista cenários complexos do entorno da região. É estimulada e sugerida aos alunos a participação em eventos, palestras, visitas culturais, entre outras. Aulas de campo, viagens e experimentos em laboratório fazem parte da rotina pedagógica do curso, visando sempre aproximar o aluno da realidade a ser estudada, de modo que seja capaz de elaborar soluções aos complexos problemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

Principais unidades curriculares: Gerenciamento Ambiental, Desenvolvimento Sustentável, Remediação dos Solos e das Águas, Geoprocessamento e Análise de Dados Espaciais, Modelagem de Paisagens, Recuperação de Áreas Degradadas, Estudos de Impactos Ambientais, Saúde e Meio Ambiente, Saneamento e Tratamento Ambiental, Biodiversidade.

Mercado de trabalho: Poderão exercer três principais atividades em empresas de iniciativa privada e/ou pública, bem como em institutos de pesquisa ligados à área ambiental: “Cientista Ambiental”, visando capacitar a observação e análise de processos físicos, químicos, biológicos ambientais, formular e avaliar hipóteses científicas; “Analista Ambiental”, capacitado para avaliar e realizar de estudos técnicos de impactos ambientais e “Remediador Ambiental”, capacitado para constituir equipes multidisciplinares, propor soluções para o manejo ecológico, o planejamento ambiental, a recuperação de áreas degradadas e o controle da qualidade ambiental.

voltar ao topo


Ciências Biológicas

Campus Diadema

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O curso de Ciências Biológicas da UNIFESP campus Diadema foi criado para formar um profissional generalista, capaz de entender as complexas relações entre os organismos biológicos e o meio ambiente, e ser consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e do manejo da biodiversidade e, com isso, contribuir para o desenvolvimento sustentável. Durante os primeiros semestres do curso, o aluno cursará matérias que abrangem as diversas áreas da Biologia, como ciências moleculares, celulares, fisiologia, ecologia, botânica, zoologia, evolução e meio ambiente, assim como unidades curriculares que oferecem embasamento em Química, Física e Matemática e o fortalecimento do pensamento ético e científico. Também são ministradas unidades curriculares eletivas, onde o aluno poderá buscar conhecimento adicional em sua área de maior interesse. Ao final do curso, o aluno fará o estágio supervisionado, que poderá ser realizado na própria Unifesp ou em locais conveniados com a universidade, quando será desenvolvido o trabalho de conclusão de curso (TCC). Atividades Acadêmicas: estágios, monitorias, iniciação científica, tutoria, extensão.

Principais unidades curriculares: Biologia Celular e Molecular; Bioquímica; Genética; Estrutura e Função de Tecidos, Órgãos e Sistemas; Imunologia; Geologia; Paleontologia; Ecologia de Ecossistemas, Populações, Comunidades; Evolução; Sistemática; Estrutura e Desenvolvimento Vegetal; Zoologia; Metodologia científica; Bioestatística.

Mercado de trabalho: O bacharel em Biologia tem um amplo espectro de atuação em áreas de meio ambiente e diversidade, saúde, e biotecnologia, tanto em empresas privadas como em órgãos governamentais. Poderá também exercer funções de pesquisa e docência em Instituições de Ensino Superior.

Diferencial do curso: O curso de Ciências Biológicas da UNIFESP Diadema oferece ao aluno amplo conhecimento em Biologia, além de propiciar interação acadêmica com outros cursos do campus, promovendo a interdisciplinaridade. Além disso, o aluno poderá trabalhar junto aos professores em diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão, ampliando sua formação acadêmica.

voltar ao topo


Engenharia Química

Campus Diadema

Duração: 10/12 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 50 cada turno

Sobre o curso: O curso de Engenharia Química forma profissionais com capacidade analítica, conhecimentos de matemática, física, biologia e química, além das disciplinas específicas da área. O curso investe em sólidos conhecimentos técnicos e científicos, formando profissionais com perfil de cooperação multidisciplinar, empreendedorismo, com consciência na utilização dos recursos naturais e econômicos, considerando os aspectos éticos e sociais associados. Busca-se habilitar o profissional para atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção química, bioquímica, industrial, ambiental e áreas correlatas, assim como em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de processos e produtos. Equipado com laboratórios de graduação de primeira linha, totalmente atualizados no contexto da moderna engenharia, o curso permite ao aluno confrontar o conhecimento prático e teórico. Os laboratórios de P&D permitem que os alunos desenvolvam trabalhos de extensão e iniciação científica, garantindo uma formação de excelência. A formação é integralizada com o estágio e trabalho de conclusão de curso, além da possibilidade de trabalho na empresa júnior, formada e gerenciada pelos próprios alunos.

Principais unidades curriculares: É necessária uma base sólida em reatores químicos e bioquímicos, termodinâmica aplicada, projeto de equipamentos da indústria química, mecânica dos fluidos, transferência de calor e massa, modelagem e simulação computacional, controle de processos químicos e projeto de processos industriais.

Mercado de trabalho: Encontra-se bastante aquecido, destacando-se as consultorias, empresas públicas e privadas nacionais e multinacionais, tais como indústrias químicas, petróleo e petroquímica, alimentos e bebidas, celulose e papel, farmacêuticas, higiene e cosméticos, fertilizantes, insumos agropecuários, empresas ambientais e tratamento de efluentes, entre outras.

Diferencial do curso: Maioria do corpo docente possui doutorado e pós-doutorado. Os egressos destacam-se atuando nas áreas científica e industrial. A excelente formação permite estágios diferenciados e a rápida inserção do profissional no mercado de trabalho. Os cursos integral e noturno apresentam as mesmas unidades curriculares (cargas horárias e conteúdos idênticos).

voltar ao topo


Farmácia

Campus Diadema

Duração: 10/ 12 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 50 integral e 100 noturno

Sobre o curso: O Curso de Farmácia da Universidade Federal de São Paulo objetiva formar profissionais capazes de exercer, no âmbito da profissão farmacêutica, atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e aos alimentos, com competência e ética, como agente de desenvolvimento científico, tecnológico e social. Pautado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Farmácia, apresenta um caráter multidisciplinar das Ciências Farmacêuticas, contemplado nos vários eixos do conhecimento que compõem a estrutura curricular do Curso de Farmácia. Assim, objetiva-se criar subsídios para a formação de um profissional Farmacêutico com visão generalista, em atendimento à legislação vigente, entretanto, atento às particularidades da sua área de atuação e, ao mesmo tempo, com uma visão global do cenário ao qual sua atividade profissional se insere, sem perder de vista o caráter especializado das atividades que pode vir a desenvolver em sua vida profissional.

Principais unidades curriculares: Destacam-se as seguintes unidades curriculares profissionalizantes obrigatórias: Farmacologia I e II, Farmacognosia I e II, Tecnologia Farmacêutica I e II, Farmácia Social, Química Farmacêutica I e II, Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância, Diagnóstico de Doenças Infecciosas e Parasitárias I, Diagnóstico de Doenças Metabólicas e Hematológicas, Farmácia Clínica I, Toxicologia Geral, Ciências dos Alimentos e, ainda, uma grande variedade de unidades curriculares eletivas.

Mercado de trabalho: O profissional farmacêutico poderá atuar em estabelecimentos de saúde, notadamente farmácias e drogarias, além de hospitais e laboratórios de análises clínicas. Exerce também papel de destaque em indústrias de medicamentos, de cosméticos, de alimentos, farmoquímicas e outros insumos farmacêuticos

Diferencial do curso: O aluno egresso do Curso de Farmácia da UNIFESP terá contempladas as habilidades e competências gerais e específicas constantes nas Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Farmácia, estando ele apto a trabalhar nas mais diversas áreas de atuação do Farmacêutico, com competência técnica e ética profissional.

voltar ao topo


Química
Bacharelado

Campus Diadema

Duração: 8/10 semestres Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: A Unifesp oferece dois cursos de bacharelado em Química: bacharelado em Química no período integral e também o bacharelado em Química no perído noturno, com matriz curricular que permite conferir o título de Química Industrial. Os Cursos de bacharelado em Química da Unifesp, oferecem ensino superior de ótimo nível de qualidade requerida, possibilitando a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho a partir da formação de profissionais com sólida formação nas áreas de ciências exatas e áreas correlatas. Além disso, esse profissional terá uma formação generalista com domínio das técnicas básicas de laboratórios, equipamentos e processos, com possibilidades de atuação em diversos campos de atividades socioeconômicas. O curso integral tem duração de 4 anos, (8 semestres) e o noturno, Química Industrial, 5 anos (10 semestres).

Principais unidades curriculares: Distribuídas em eixos formativos - Físico-química, Química Inorgânica, Química Analítica, Química Orgânica, Bioquímica, Química Ambiental, Tecnológicas e eixos complementares - Química Computacional, Biotecnologia, Química Verde, Química dos Materiais e Química do Petróleo, dentre outras.

Mercado de trabalho: Acadêmico, industrial e serviços.

Diferencial do curso: Profusão de conteúdos de formação básica e técnicos específicos, em um curso organizado por eixos formativos e complementares escolhidos interativamente pelos alunos com autonomia para caracterização de competências profissionais.

voltar ao topo


Química Industrial

Campus Diadema

Duração: 10 semestres Turno: Noturno Vagas: 50

Sobre o curso: O Curso de Química Industrial da UNIFESP, oferece ensino superior de ótimo nível de qualidade requerida, possibilitando a ampliação das oportunidades de inserção no mercado de trabalho a partir da formação de profissionais com sólida formação nas áreas de ciências exatas e áreas correlatas. Além disso, esse profissional terá uma formação generalista com domínio das técnicas básicas de laboratórios, equipamentos e processos, com possibilidades de atuação em diversos campos de atividades socioeconômicas.

Principais unidades curriculares: Distribuídas em eixos formativos - Físico-química, Química Inorgânica, Química Analítica, Química Orgânica, Bioquímica, Química Ambiental, Tecnológicas e eixos complementares - Química Computacional, Biotecnologia, Química Verde, Química dos Materiais e Química do Petróleo, dentre outras.

Mercado de trabalho: Acadêmico, industrial e serviços.

Diferencial do curso: Profusão de conteúdos de formação básica e técnicos específicos, em um curso organizado por eixos formativos e complementares escolhidos interativamente pelos alunos com autonomia para caracterização de competências profissionais.

voltar ao topo


Ciências Sociais
Bacharelado e Licenciatura

Campus Guarulhos

Duração: 8 semestres Turno: Noturno e vespertino Vagas: 60 cada turno

Sobre o curso: O Curso de Ciências Sociais da Escola de Filosofa, Letras e Ciências Humanas EFLCH/UNIFESP oferece formação em Antropologia, Ciência Política e Sociologia, as três áreas do campo científico que, embora com tradições científicas distintas, estão interligadas pois estudam os diversificados tipos de cultura, governos e sociedades construídos na história humana. Dois graus, ou percursos formativos, são ofertados: o Bacharelado e a Licenciatura. O Bacharelado prepara o estudante para a pesquisa científica e culmina na realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A Licenciatura propicia a formação integrada em pesquisa e no ensino na Educação Básica (Ensino Médio), bem como em outras instituições educativas, por meio da oferta de disciplinas específicas relacionadas à Educação e à Escola e das atividades práticas no âmbito do Estágio Curricular Supervisionado. A escolha pela formação específica (bacharelado ou licenciatura) ocorre após o ingresso, com o cumprimento de um primeiro ciclo comum a ambas formações. Atividades acadêmicas: projetos de ensino, de pesquisa e de extensão; grupos de estudos e de pesquisa; orientação individual para a realização do TCC.

Principais unidades curriculares: O Curso oferta disciplinas de formação complementar (ofertadas pelos cursos da EFLCH); disciplinas de formação específica (teorias antropológicas, políticas, sociológicas e métodos da pesquisa em ciências sociais) e disciplinas práticas (TCC e Estágio Supervisionado da Licenciatura).

Mercado de trabalho: O mercado de trabalho do cientista social é amplo. Engloba a pesquisa na universidade e em institutos especializados, o ensino nos níveis médio e superior, o planejamento e a consultoria em empresas, meios de comunicação, movimentos sociais, organizações não-governamentais, sindicatos, partidos políticos e, ainda, em agências governamentais.

Diferencial do curso: O curso de Ciências Sociais da Unifesp oferece formação teórica e metodológica sólida nas áreas da Antropologia, da Ciência Política e da Sociologia, bem como formação interdisciplinar em outros campos de conhecimentos das humanidades através dos domínios conexos ofertados pelos cursos de Filosofa, Letras, História, História da Arte e Pedagogia.

voltar ao topo


Filosofa
Bacharelado e Licenciatura

Campus Guarulhos

Duração: 8 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 60 cada turno

Sobre o curso: Integrado na área de Humanidades, o Curso de Filosofa da UNIFESP tem como princípio norteador oferecer uma formação teórica que permita ao profissional examinar filosoficamente as produções culturais, artísticas, científicas e técnicas da história do pensamento. O objetivo do curso é o de formar pesquisadores e professores para o ensino superior e médio. Este profissional - bacharel ou licenciado deve possuir conhecimento da história da filosofia, estabelecer relações conceituais e estar apto a analisar as diferentes correntes flosóficas à luz da história da cultura. Para alcançar estes objetivos, o curso de Filosofa da Unifesp oferece uma formação em história da filosofia, em disciplinas temáticas e na teoria das ciências humanas, bem como cursos de línguas clássicas e modernas que permitam aos alunos o acesso aos textos originais da tradição e à bibliografa crítica especializada. Além do âmbito da pesquisa e do ensino superior e médio, o profissional de filosofiapode atuar em trabalho editorial, bibliotecas especializadas, museus, centros culturais, consultorias em organizações não-governamentais e comissões institucionais de ética e áreas afins. A escolha pela formação específica (bacharelado ou licenciatura) ocorre após o ingresso, com o cumprimento de um primeiro ciclo comum a ambas formações.

Principais unidades curriculares: História da Filosofa Antiga; História da Filosofa Medieval; História da Filosofa da Renascença; História da Filosofa Moderna; História da Filosofa Contemporânea. Ética e Filosofa Política; Estética e Filosofa da Arte; Filosofa das Ciências Humanas; Filosofa da Lógica; Filosofa da Ciência.

Mercado de trabalho: Além do âmbito da pesquisa e do ensino, o profissional de filosofiapode atuar em trabalho editorial, bibliotecas especializadas, museus, centros culturais, consultorias em organizações e comissões institucionais de ética e áreas afins, seja na iniciativa privada, seja na esfera pública. O licenciado poderá ainda ministrar aulas no ensino médio.

Diferencial do curso: Dentro da proposta de interdisciplinaridade no âmbito do Campus Guarulhos, o estudante de filosofiaterá que cursar unidades curriculares em outros cursos do campus, a fim de se garantir um contato e diálogo com outras áreas do saber e outros modos de conhecimento, possibilitando o trânsito entre o pensamento abstrato e trabalhos empíricos, entre a ciência e as artes.

voltar ao topo


História
Bacharelado e Licenciatura

Campus Guarulhos

Duração: 8 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 120

Sobre o curso: Criado em 2007 nas modalidades Bacharelado e Licenciatura, com possibilidade de ênfase em Memória e Patrimônio, o curso de História visa à formação de profissionais capazes de atuar em distintas esferas com seus saberes, técnicas e informações eruditas e atualizadas, dominando as regras do seu ofício e consciente da interrelação da área de História com as demais Ciências Humanas. O curso compreende as diferentes espacialidades (Brasil, América, África, Ásia) e temporalidades (Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea), além de reflexões teóricas e práticas (Teoria da História, Memória e Patrimônio, Laboratórios de Ensino e Pesquisa) e discussões sobre a Educação e o Ensino de História. Para os que optam pela Licenciatura, é obrigatória a realização de estágio em escolas do ensino fundamental; os que optam pela complementação em Memória e Patrimônio devem fazê-lo em museus, arquivos, instituições culturais e de preservação do patrimônio. Em todos os casos, devem elaborar uma Monografa ao final do curso. Os alunos podem ainda se dedicar a atividades de monitoria e desenvolver pesquisas de Iniciação científica, e são incentivados a participar de seminários, palestras e outros cursos desde o início de sua formação.

Principais unidades curriculares: História do Brasil, História da América, História da África, História da Ásia, História Antiga, História Medieval, História Moderna, História Contemporânea, Introdução aos Estudos Históricos, Teoria da História, História, Memória e Patrimônio, Laboratórios de Ensino e Pesquisa, Ensino de História. Várias unidades curriculares eletivas e na área de Patrimônio.

Mercado de trabalho: O Licenciado pode atuar como professor de História no ensino regular, pré-vestibulares e técnicos. O Bacharel pode atuar nas áreas de pesquisa histórica em empresas públicas e privadas, como arquivos, museus, institutos culturais, além de órgãos públicos ligados à preservação e tombamento de bens e prestação de assessoria em pesquisa histórica.

Diferencial do curso: São ofertadas diversas eletivas sobre temas específicos e ainda outras relacionadas ao campo da Memória e do Patrimônio (Arquivos, Museus, Patrimônio Edificado, Patrimônio Imaterial, Arqueologia Histórica e Educação Patrimonial). A formação de professores trata sobretudo as relações entre ensino, pesquisa e prática profissional.

voltar ao topo


História da Arte
Bacharelado

Campus Guarulhos

Duração: 8 semestres Turno: Noturno Vagas: 50

Sobre o curso: A oferta do Curso de História da Arte da Unifesp significa a consolidação de um campo do conhecimento que, no Brasil, permanecia disperso entre outros cursos de graduação, tais como os de arquitetura, comunicações e artes plásticas. Ele propõe, assim, um diálogo intenso com as abordagens transdisciplinares relacionadas às artes e aos estudos da imagem. O Curso de História da Arte da Unifesp abre atualmente 50 vagas por ano, com ingresso através do SiSU / ENEM. O curso é noturno, com duração de 4 anos e fornece o título de Bacharel em História da Arte. A organização curricular do curso visa proporcionar uma formação diversificada nas Humanidades. Assim, além de cursar disciplinas obrigatórias (fixas) e eletivas, o estudante deverá cumprir unidades curriculares em outros cursos do Campus Guarulhos (Ciências Sociais, Filosofa, História, Letras e Pedagogia) que são denominadas domínios conexos (fixos e eletivos).

Principais unidades curriculares: Considerando-se o objetivo de formação do estudante pela construção do conhecimento básico em História da Arte,foram definidas três grandes áreas para a estruturação do curso: Arte Ocidental; Arte do Oriente, da África, do mundo árabe e indígena; Estudos Visuais e da Imagem.

Mercado de trabalho: O profissional formado pelo curso de História da Arte poderá desenvolver diferentes atividades profissionais, tais como: atividades curatoriais em museus e galerias privadas; Pesquisador em museus, instituições ligadas ao IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); Professor de história da arte; Consultores para as empresas de seguro especializadas em obras de arte e afins, galerias, agências de publicidade; Gerência Cultural.

Diferencial do curso: O curso é a primeira graduação em história da arte no estado de São Paulo, e uma das 5 únicas no Brasil. O curso vem responder a uma demanda que surgiu graças à expansão do campos nas artes nos país, com a popularização das exposições de arte, o aumento da importância das artes latino-americanas no mercado de artes internacional, e o crescente interesse pela imagem nos estudos culturais e das ciências humanas em geral.

voltar ao topo


Letras

Campus Guarulhos

Duração: 8 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 200 (distribuídos em 8 habilitações)

Sobre o curso: O curso de Letras destaca-se por uma reflexão sobre os fenômenos literários e linguísticos e pela contribuição que pode trazer para a formação de um leitor crítico, por meio de uma abordagem de textos diferenciada e complementar às outras áreas das Ciências Humanas. Tem o objetivo primordial de formar pesquisadores, professores e profissionais qualificados, que possam atuar e intervir de forma consciente no magistério, seu campo privilegiado de atuação, e em toda uma gama de outras possíveis áreas de realização profissional. Atividades Acadêmicas: Unidades Curriculares Convencionais; Estágios; Atividades Complementares; Atividades Programadas de Pesquisa; Eventos Acadêmicos.

Principais unidades curriculares: Leitura e Produção de Texto; Introdução aos Estudos Linguísticos; Introdução aos Estudos Literários; Introdução aos Estudos Clássicos; Língua Latina ; Língua Grega ; Língua Estrangeira Moderna; Literaturas Brasileira, Portuguesa e de Língua Estrangeira; Língua Portuguesa; Linguística; Fundamentos Teórico e Metodológicos do Ensino.

Mercado de trabalho: O Curso de Letras habilita a atuar em diversos campos profissionais, podendo formar professores, além de pesquisadores, consultores, críticos literários ou revisores de textos. O bacharel poderá se especializar e atuar como tradutor, intérprete, roteirista, redator, profissional dos mercados midiático e editorial, secretário, assessor cultural etc.

Diferencial do curso: O Curso de Letras tem como objetivo geral oferecer ao aluno uma formação que contemple, por um lado, princípios e valores legados pela tradição humanista e, por outro, formas de pensamento, organização e atuação impostos pela sociedade contemporânea. De modo mais específico, o curso visa a uma formação em Letras que abarque as áreas de: 1. estudos literários clássicos e modernos, 2. estudos lingüísticos, 3. estudos em língua portuguesa, 4. estudos em línguas estrangeiras e suas literaturas, 5. estudos relativos aos processos de ensino.

voltar ao topo


Pedagogia
Licenciatura

Campus Guarulhos

Duração: 9 semestres Turno: Vespertino e noturno Vagas: 60 (por turno)

Sobre o curso: A Pedagogia é a área de conhecimento que trata de práticas educativas. Seus profissionais estudam e promovem o processo educacional nos espaços escolares – como professores ou gestores; nos sistemas de ensino – como formuladores e gestores de políticas públicas ou como formadores de pessoal; nos espaços nao-escolares – como formadores em organizações sociais, empresas, serviços. Assim, suas atividades compreendem a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para crianças, jovens e adultos, gestão dos processos educativos e a produção e disseminação de conhecimentos científicos da área. Considerando essas atividades, o Curso de Pedagogia oferece ampla formação humanística e pedagógica, bem como um programa especial de estágio curricular, a Residência Pedagógica. Estão previstos estudos filosóficos, científicos e técnicos sobre educação, em diferentes contextos histórico-sociais, e incluem teorias da aprendizagem, do desenvolvimento humano, do currículo, a didática, as metodologias de ensino, a gestão democrática da educação, da escola e do trabalho pedagógico e variadas práticas pedagógicas. Atividades Acadêmicas: TCC, estágio, IC, extensão.

Principais unidades curriculares: Alfabetização; Fundamentos da Educação Infantil, de Língua Portuguesa, Arte, Cultura Corporal, História, Ciências, Geografa e Matemática; Estudos Sociológicos e Filosóficos da Educação; História Social da Escola e Infância; Psicologia; Currículo; Didática; Avaliação; Políticas Educacionais; Gestão de Sistemas, de Escola e Residência Pedagógica.

Mercado de trabalho: Em escolas e outras instituições educativas públicas e privadas, o Pedagogo atua como professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental, da Educação infantil e como gestor – diretor e coordenador Pedagógico. Participa na organização e gestão de sistemas de ensino e presta assessoria educacional para projetos em contextos escolares e não escolares.

Diferencial do curso: O Curso de Pedagogia prepara o docente, o gestor e o pesquisador da escola e da educação e tem a educação pública como compromisso e como conteúdo transversal de suas disciplinas. O estágio curricular é uma modalidade inovadora baseada na participação sistemática de grupos de estudantes – os Residentes –em práticas pedagógicas nas escolas públicas.

voltar ao topo


Administração

Campus Osasco

Duração: 8 / 10 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 40 cada turno

Sobre o curso: As características contemporâneas da sociedade brasileira requerem de um administrador um profissional-cidadão capaz de: contribuir para a promoção do desenvolvimento do país em todos os aspectos, técnico, econômico, social, cultural e educacional; gerir de forma eficaz, justa e responsável organizações ou redes de organizações complexas e diversificadas nos diferentes setores, público, privado e terceiro setor, incorporando as perspectivas social, ambiental e de respeito à diversidade e identificar oportunidades, inovar e promover o espírito empreendedor em seu entorno social. Os objetivos gerais do curso de administração são: Formação técnico-científica e humana em administração. Formação científica, entendendo a pesquisa como propulsora do ensino e da aprendizagem. Formação de um profissional apto para o trabalho em equipe, numa perspectiva interprofissional. Atividades Acadêmicas: O Curso tem um total de 3.300 horas aula que incluem UC’s específicas, do eixo comum, eletivas, de prática profissional e atividades complementares. O TCC e o Estágio Supervisionado são conteúdos obrigatórios e importantes para a formação técnico-científica e para uma atuação profissional crítica e responsável.

Principais unidades curriculares: As Unidades Curriculares do curso compreendem conteúdos das seguintes áreas: administração geral, finanças, marketing, operações e serviços, sistemas de informação, métodos quantitativos, economia, contabilidade, direito, história, filosofia, política, psicologia, antropologia e sociologia.

Mercado de trabalho: O curso de administração pretende formar administradores com conhecimentos em gestão internacional, nacional, regional e local; este profissional deve ter a capacidade de descrição, análise e resolução de problemas de micro, pequenas, médias e grandes empresas; e deve estar habilitado a atuar nos setores privado, estatal e público não-estatal.

Diferencial do curso: O curso de administração da Unifesp propõe um currículo que assegura, uma formação sólida e diversificada quanto às áreas do saber contempladas. Permite, ainda, que o aluno, com base nos conhecimentos construídos ao longo de seu percurso acadêmico e nas suas expectativas e projetos individuais, prepare-se para atuar no mercado de trabalho de forma responsável, crítica e cidadã.

voltar ao topo


Ciências Atuariais

Campus Osasco

Duração: 8 / 10 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 40 cada turno

Sobre o curso: Foi implantado em 2013 para o período noturno e, a partir de 2014, nos dois períodos previstos. O curso abrange o contexto técnico de avaliação e administração de riscos com aplicação de modelos e conceitos matemáticos, estatísticos, demográficos, financeiros, jurídicos e contábeis no que tange ao cotidiano técnico das estruturas de seguros e previdência; otimização e convalidação de processos de tomada de decisões financeiras e atuariais, mitigando eventuais impactos e garantindo equilíbrio financeiro/atuarial. Também enfatiza operações de seguro e previdência, pareceres e avaliações atuariais que ratificam procedimentos securitários e previdenciários de larga escala pelo cálculo dos prêmios/contribuições e contingências/benefícios, além da gestão dos fundos garantidores das obrigações assumidas e reservas técnicas de seguradoras ou entidades de Previdência Privada. As diferentes atividades complementares vivenciadas ao longo do Curso proporcionam uma escolha do egresso entre a atuação prática do mercado ou a permanência na Academia. Atividades Acadêmicas: TCC, Estágios, Projetos de Iniciação científica e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Extensão, dentre outros.

Principais unidades curriculares: Introdução aos Estudos Atuariais e Contábeis; Matemática; Estatística; Direito Atuarial; Direito Empresarial; Legislação Previdenciária; Legislação Trabalhista; Análise de Custos; Contabilidade Financeira; Macroeconomia; Microeconomia Aplicada a Negócios; Análise Médico-atuarial; Matemática Financeira; Finanças; Mercado Financeiro.

Mercado de trabalho: O profissional formado em Ciências Atuariais pode trabalhar em Seguradoras, Resseguradoras, Previdência Privada, Previdência Social, Instituições Financeiras (Bancos, Cooperativas de Crédito, Administradoras de Carteiras e Fundos, etc.), Consultorias, Sociedades de Capitalização, Planos de Saúde e na área acadêmica.

Diferencial do curso: O Curso tem um caráter multi/interdisciplinar envolvendo matérias financeiras, matemáticas, estatísticas, jurídicas, entre outras. O conhecimento jurídico, por exemplo, reflete a necessidade de entendimento técnico do arcabouço constitucional, legislativo, doutrinário e jurisprudencial que interfere inexoravelmente na atuação profissional.

voltar ao topo


Ciências Contábeis

Campus Osasco

Duração: 8/10 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 40 cada turno

Sobre o curso: O Bacharelado em Ciências Contábeis da Unifesp iniciou suas atividades em 2011, tendo como base uma forte integração de ferramental técnico enriquecendo trocas de experiências e saberes numa postura de respeito à diversidade, cooperação para efetivar práticas transformadoras, parcerias na construção de projetos e exercício permanente de construção do saber contábil. O graduando em Ciências Contábeis da EPPEN deve ser capaz de compreender a realidade econômica prática e teórica, seja sob o espectro científico-metodológico, implementando técnicas de avaliação, controle, análise e síntese das relações econômicas e financeiras, seja em âmbito nacional ou internacional, das organizações públicas, privadas ou de terceiro setor, assegurando o pleno domínio das responsabilidades funcionais. Para tanto, a graduação em Ciências Contábeis da EPPEN pressupõe preparo do discente nas diversas técnicas de mensuração patrimonial existentes, com plena utilização de ferramentas tecnológicas, com apurada capacidade crítica de avaliação das implicações organizacionais das decisões econômicas e financeiras tomadas por seus respectivos gestores.

Principais unidades curriculares: Métodos quantitativos, mercado financeiro; contabilidade financeira, tributária, de custos e ambiental; análise de balanços; controladoria; orçamento público; finanças; laboratório contábil; sistemas de informações; auditoria; perícia e arbitragem; microeconomia; macroeconomia; direito trabalhista e previdenciário.

Mercado de trabalho: O mercado de trabalho do contador é bastante amplo. O profissional dessa área tem como campo de trabalho entidades públicas e privadas de todos os setores econômicos e tamanhos. Atua também em áreas especificas de Controladoria, Perícia Judicial, Arbitragem, Auditoria Interna e Externa, Contabilidade Forense, na área Pública atuando em entidades governamentais, entidades do terceiro setor e ambientais, instituições financeiras, securitárias e de previdência, podendo atuar também como professor e pesquisador de sua área especifica. São extremamente relevantes as opções de emprego para esse profissional seja no âmbito de empresas; nacionais, multinacionais e intercontinentais.

Diferencial do curso: Contempla a formação multiprofissional, valorizando metodologias ativas de ensino/aprendizagem.

voltar ao topo


Ciências Econômicas

Campus Osasco

Duração: 8/10 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 40 cada turno

Sobre o curso: O estudo de ciências econômicas tem como objeto a sociedade e suas relações de produção, troca e consumo. Para tanto, o curso da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, possui um conjunto amplo de unidades curriculares composto de conhecimentos básico e eletivo, permitindo ao aluno criar um currículo que atenda suas aspirações de qualificação acadêmica e profissional. Tem o objetivo de formar profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento local, regional e nacional.

Principais unidades curriculares: O curso proporciona ao aluno a oportunidade de conhecer e se aprofundar nas várias áreas que compõem a Ciência Econômica (Macroeconomia, Microeconomia, Finanças e Mercado de Capitais, Economia Brasileira, Econometria e Desenvolvimento Econômico).

Mercado de trabalho: O egresso do curso de Ciências Econômicas da Unifesp poderá atuar nos setores financeiro, industrial, de serviços em geral, no terceiro setor e no setor público. Estará apto a atuar em: assessoria e gestão financeira; planejamento estratégico; construção de cenários macroeconômicos; análise de concorrência nacional e internacional; análise de investimento; análise de fontes de financiamento e viabilidade econômica; mercado financeiro em geral; formulação e a execução da política econômica do país; elaboração de políticas públicas, setoriais e de regulação dos mercados; entre outros.

Diferencial do curso: Tem como diferencial a formação interdisciplinar e interprofissional com os outros cursos que compõem o Campus Osasco, permitindo ao aluno desenvolver habilidades para trabalhar conjuntamente com os profissionais de Relações Internacionais, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais. e Administração. O curso tem como princípio pedagógico o desenvolvimento da aprendizagem autônoma, da análise estruturada da realidade, da capacidade crítica e da interdisciplinaridade.

voltar ao topo


Relações Internacionais

Campus Osasco

Duração: 8 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 40 cada turno

Sobre o curso: Em um cenário de globalização e interdependência, multilateralismo e cooperação, guerras e paz, governança e paradiplomacia, novos temas sociais, econômicos, políticos, diplomáticos e estratégicos, as Relações Internacionais constituem-se como um campo dinâmico de conhecimento. Para o Brasil que busca cada vez mais um papel diferenciado no sistema internacional, trata-se de área em crescimento e expansão no setor público e privado, que demanda um profissional capacitado para pensar o país e o mundo. Entender o passado para projetar o futuro, atuando no presente de forma propositiva e crítica são desafios que ultrapassam fronteiras e sociedades nacionais. Neste contexto, o curso de graduação em Relações Internacionais do Campus Osasco da Unifesp visa a formação de um Bacharel multifacetado capaz de atuar além fronteiras, desenhar cenários e projetar o Brasil de forma autônoma e assertiva no equilíbrio de poder mundial. Atividades Acadêmicas: Pesquisa, Extensão, TCC, Negociação, Simulação e Análise de Risco e Estratégia.

Principais unidades curriculares: Introdução à Política Internacional, Teoria das RI, História das RI, Política Externa Brasileira, Direito Internacional, Organizações Internacionais, Integração Regional, Governança, Política e Segurança Internacional - Questões Estratégicas, Análise de Política Externa e Risco Político.

Mercado de trabalho: O graduado desenvolverá habilidades críticas, analíticas e propositivas e estará habilitado a atuar em diversas áreas do setor Público e Privado; Diplomacia, Consultoria, Organizações Internacionais Governamentais e Não Governamentais, Educação, Sindicatos, Partidos Políticos e Grupos de Interesse, Empresas, Bancos, Mídias e Informação e Terceiro Setor.

Diferencial do curso: Prover formação em Relações Internacionais por meio de um curso baseado nas demandas curriculares multidisciplinares da área, habilitando profissionais de perfil crítico, propositivo e analítico, capacitados para a liderança e o pensamento estratégico, e que atuem proativamente nas diversas arenas do setor público e privado, como agentes do país.

voltar ao topo


Biotecnologia
Bacharelado

Campus São José dos Campos

Duração: 8 semestres (6 semestres do BCT + 2 semestres de Biotecnologia) Turno: Integral Vagas: 25

Sobre o curso: O Bacharelado em Biotecnologia da UNIFESP São José dos Campos destina-se principalmente a estudantes com interesse em uma formação sólida em áreas da biologia moderna (biologia molecular, bioquímica, fisiologia molecular, biologia de sistemas); aplicações de biologia (biotecnologia para a saúde humana, para a produção de insumos industriais e biotecnologia agrícola); pesquisa científica e tecnológica em áreas relacionadas à biologia moderna e biotecnologia; interdisciplinaridade, pois é um curso que integra conhecimentos de áreas da biologia, da química e da engenharia. Atividades Acadêmicas: Disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso. O interessado em cursar o Bacharelado em Biotecnologia ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duração de três anos, onde já começa a cursar disciplinas do curso de Biotecnologia. Para saber mais: http:// www.sjc.unifesp.br/biotec_ict/

Principais unidades curriculares: Bioquímica e Biologia Molecular, Fisiologia e Modelos Experimentais, Microbiologia Geral e Aplicada, Física, Química, Cálculo, Engenharia Bioquímica, Bioinformática e Biologia de Sistemas.

Mercado de trabalho: Este profissional pode atuar na indústria farmacêutica, laboratórios de análises, na agricultura e meio ambiente, na indústria alimentícia, na indústria química, na medicina e na área de instrumentação, realizando atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos de produtos para aplicações específicas, utilizando sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados.

Diferencial do curso: Visão interdisciplinar para solução de problemas complexos em ciência básica, desenvolvimento e inovação tecnológica de processos e produtos biotecnológicos.

voltar ao topo


Ciência da Computação
Bacharelado

Campus São José dos Campos

Duração: 8 semestres (6 semestres do BCT + 2 semestres de Ciência da Computação) Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O objetivo principal do curso de Bacharelado em Ciência da Computação da Unifesp é formar profissionais com sólidos fundamentos em computação e matemática, especialmente em programação, desenvolvimento de sistemas por meio de uma visão sistêmica e holística da área de computação; ótimos conhecimentos dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação; eficiência na operação de equipamentos computacionais e sistemas de software; capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar projetos de software; capacidade para projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software; capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software. Atividades Acadêmicas: Disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares e trabalho de conclusão de curso. O interessado em cursar o Bacharelado em Ciência da Computação ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duração de três anos, onde já começa a cursar disciplinas do curso de Ciência da Computação. Para saber mais: http://www.unifesp. br/campus/sjc/graduacao/curso-de-formacao-especifica/bacharelado-em-ciencia-da-computacao.html.

Principais unidades curriculares: Lógica de Programação, Algoritmos e Estrutura de Dados I e II, Programação Orientada a Objetos, Projeto e Análise de Algoritmos, Redes de Computadores, Inteligência Artificial, Programação Concorrente e Distribuída, Engenharia de Software, Banco de Dados, Arquitetura e Organização de Computadores e Matemática Discreta.

Mercado de trabalho: Este profissional pode atuar na produção e desenvolvimento de softwares aplicados às mais diversas áreas; em grandes organizações; no setor público; na pesquisa; como consultor autônomo ou ainda, tornar-se empreendedor criando seu próprio negócio.

Diferencial do curso: O curso proporciona facilidade de inserção no mercado de trabalho em função da alta demanda desses profissionais, principalmente no Vale do Paraíba.

voltar ao topo


Ciência e Tecnologia
Bacharelado Interdisciplinar

Campus São José dos Campos

Duração: 6 semestres Turno: Integral e noturno Vagas: 200(Integral) + 100 (noturno)

Sobre o curso: Bacharéis em Ciência e Tecnologia (BCT) poderão seguir diversas trajetórias. Por exemplo, poderão seguir para um mercado de trabalho cujas tendências indicam maior avidez por conhecimento em áreas diversas da ciência, capacidade de resolução de problemas, criatividade, atitude empreendedora e autonomia de aprendizado. Uma segunda alternativa de trajetória é o acesso direto à pós-graduação stricto sensu, reservada àqueles que demonstrem dedicação e interesse científico. Ainda, alunos que concluírem o BCT do ICT-Unifesp serão elegíveis para concluírem também um dos cursos pós-BCT de formação especifica oferecidos pelo ICT. No Brasil, a expansão e a criação de novas universidades federais trouxeram importante oportunidade de inovação para o ensino superior. Nesse sentido, a Unifesp/SJC através do Instituto de Ciência e Tecnologia propõe o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Trata-se de um curso de graduação plena com duração de três anos, ao término dos quais o aluno é diplomado como Bacharel em Ciência e Tecnologia. Por outro lado, a conclusão do BCT possibilita também o ingresso em Cursos de Formação específica no próprio ICT potencializando dupla diplomação em outros Bacharelados e Engenharias. Atividades acadêmicas: TCC, estágios, extensão, etc.

Principais unidades curriculares: Unidades Geradoras de Conhecimento: Cálculo em Uma Variável; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; Fenômenos Mecânicos; Fundamentos da Biologia Moderna; Lógica de Programação; Química Geral e Unidades Integradoras de Conhecimento.

Mercado de trabalho: O curso oferece formação por competências que atendem as atuais demandas socioambientais e econômicas para o desenvolvimento sustentável do país. Possui 3 eixos formativos e de empregabilidade: Mercado de Trabalho em Geral; Acadêmico; Gestão em Ciência e Tecnologia.

Diferencial do curso: Disciplinas integradoras de conhecimento: unidades curriculares em que são utilizados métodos pedagógicos diferenciados (estudo de casos, resolução de problemas, aprendizado por pares) que solicitam autonomia do estudante e o desenvolvimento de habilidades científicas e sociais.

voltar ao topo


Engenharia Biomédica

Campus São José dos Campos

Duração: 10 semestres (6 semestres do BCT + 4 semestres de Engenharia Biomédica) Turno: Integral Vagas: 75

Sobre o curso: O curso tem por objetivo uma formação multidisciplinar que permite a atuação em diversas áreas, desde a engenharia elétrica propriamente dita até as áreas básicas como a biologia. Engloba o estudo de disciplinas das subáreas como bioengenharia, bioinstrumentação, bioimagens, bioinformática, reabilitação, diagnóstico, biomecânica, biomateriais, biotecnologia e engenharia hospitalar. Atividades Acadêmicas: Disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório. O interessado em cursar Engenharia Biomédica ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duração de três anos, onde já começa a cursar disciplinas de Engenharia Biomédica. Para saber mais: http://www.sjc.unifesp.br/portal/ engbio

Principais unidades curriculares: Cálculo, Física, Biologia, Programação, Elétrica, Eletrônica, Mecânica.

Mercado de trabalho: O Engenheiro Biomédico é formado para atuar na interface entre engenharia e saúde em: hospitais, clínicas, laboratórios e centros de diagnósticos; indústrias de equipamentos biomédicos; consultorias nas áreas de engenharia biomédica; centros de pesquisa clínica e científica; órgãos reguladores como ANVISA e INMETRO, nos testes e certificação de equipamentos.

Diferencial do curso: Formação de profissionais interdisciplinares capacitados e especializados na aplicação de técnicas de Engenharia e das Ciências Exatas na solução de problemas das áreas das Ciências Médicas, Biológicas e de Saúde.

voltar ao topo


Engenharia de Computação

Campus São José dos Campos

Duração: 10 semestres (6 semestres do BCT + 4 semestres de Engenharia da Computação) Turno: Integral Vagas: 25

Sobre o curso: O curso de Engenharia de Computação do ICT é ofertado por meio do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT). Após cumpridos os requisitos exigidos para a obtenção de grau no BCT, os alunos poderão progredir ao curso de Engenharia de Computação, de caráter específico e profissionalizante, por meio de um edital de seleção. O curso de Engenharia de Computação possui uma organização curricular que possibilita ao aluno: a capacidade de utilizar técnicas e procedimentos da Computação e da Engenharia para especificar, projetar, simular, implementar e testar sistemas eletrônicos digitais, incluindo processadores, microprocessadores e sistemas embarcados; a compreensão de conceitos e teorias relacionadas à Ciência da Computação para o desenvolvimento de softwares e suas aplicações; a capacidade de projetar, implantar, administrar e gerenciar redes de computadores; e a capacidade de gerenciar e realizar a manutenção de sistemas computacionais. Atividades Acadêmicas: estágios, Iniciações científicas, Extensões, Trabalhos de Graduação.

Principais unidades curriculares: O aluno deve cursar unidades curriculares que proporcionem uma sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Eletrônica visando a análise e o projeto de sistemas de computação, além de uma formação interdisciplinar.

Mercado de trabalho: Desenvolvimento de software: projeto de programas de computadores; Desenvolvimento de hardware: projeto de sistemas computacionais; Desenvolvimento de aplicações robóticas; Desenvolvimento de sistemas embarcados: projeto de sistemas de computação embarcados em aviões, automóveis, celulares etc; Projeto e suporte de redes de computadores; entre outras.

Diferencial do curso: O conjunto de unidades curriculares que compõem o curso foi elaborado para ser coeso e integrado. O aluno terá oportunidade de desenvolver um sistema computacional completo durante o seu processo de aprendizagem ao longo do curso. Dessa forma, o aluno terá condições de criar uma visão orgânica do desenvolvimento de um sistema computacional, envolvendo hardware e software.

voltar ao topo


Engenharia de Materiais

Campus São José dos Campos

Duração: 10 semestres (6 semestres do BCT + 4 semestres de Engenharia de Materiais) Turno: Integral Vagas: 75

Sobre o curso: É um curso que tem como objetivo a formação de engenheiros aptos a atuar em atividades de pesquisa, desenvolvimento, produção e aplicação de materiais das três classes básicas: metais, cerâmicas e polímeros. Grande importância é dada, também, à formação técnicocientífica e tecnológica do Engenheiro de Materiais, que vem refletida na matriz curricular com disciplinas específicas que abordam as correlações entre composição, estrutura, propriedade, processamento e aplicação dos diferentes materiais, além de disciplinas das áreas de conhecimento em economia, administração, gerenciamento e análise da conjuntura econômica, política e social. Atividades Acadêmicas: Disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio obrigatório. O interessado em cursar Engenharia de Materiais ingressa no curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia – BCT, com duração de três anos, onde já começa a cursar disciplinas de Engenharia de Materiais. Para saber mais: http:// www.sjc.unifesp.br/portal/engmat

Principais unidades curriculares: Cálculo, Física, Química, Materiais Cerâmicos, Materiais Metálicos, Materiais Poliméricos, Resistência dos Materiais, Ciência e Tecnologia dos Materiais.

Mercado de trabalho: Este profissional atua nas áreas de fornecimento de matérias-primas, indústrias de transformação, prestação de serviço, assistência e consultoria, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Principais áreas de atuação: aeroespacial, automotiva, de biotecnologia, mecânica, industrial, metalúrgica, de minas, energia, de petróleo, química, de tecnologia de alimentos, eletro-eletrônica, telecomunicações e têxtil.

Diferencial do curso: Diferente de cursos de mesmo gênero de outras universidades, a Engenharia de Materiais do ICT/Unifesp não tem ênfase. Ou seja, o aluno terá formação nas três grandes áreas: cerâmica, metais e polímeros, visando uma formação sólida, generalista e focada na resolução de problemas.

voltar ao topo


Matemática Computacional
Bacharelado

Campus São José dos Campos

Duração: 8 semestres (6 semestres do BCT + 2 semestres de Matemática Computacional) Turno: Integral Vagas: 50

Sobre o curso: O curso iniciou suas atividades no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFESP em 2009 e atualmente é uma opção de curso específico pós-Bacharelado em Ciência e Tecnologia. Foi o segundo a ser implantado em São José por ter um perfil atual e tecnológico, altamente condizente com o que se espera do ICT, que está situado em um dos maiores polos de inovação tecnológica do país. O profissional de Matemática Computacional tem a capacidade de compreender e formular modelos matemáticos sobre diversas situações aplicadas. O egresso estará apto a analisar e encontrar soluções destes modelos com o auxílio de métodos numéricos e de ferramentas computacionais. É parte fundamental do curso a construção e o desenvolvimento de tais métodos, o que qualifica o profissional não só como um usuário dessas ferramentas, mas como um agente transformador das mesmas. Para isso, os estudantes devem possuir uma base sólida da teoria em Matemática, complementada com o domínio de tópicos mais modernos de Matemática Aplicada, relacionados principalmente com a Computação, mas também com a Física e a Estatística. Atividades acadêmicas: TCC (obrigatório) e outras (IC, estágio...) fortemente incentivadas.

Principais unidades curriculares: Estão divididas em 3 grupos: UCs básicas de Matemática e Computação: Cálculo, Geometria Analítica, Lógica de Programação... UCs teóricas de Matemática: Análise e Álgebra Linear avançada... UCs de Matemática Computacional: Otimização e Métodos Numéricos para Eq. Diferenciais...

Mercado de trabalho: O mercado para matemáticos aplicados vem crescendo muito no Brasil. Empresas de vários ramos vêm buscando profissionais capazes de modelar matematicamente problemas reais e de resolvê-los, muitas vezes usando um software desenvolvido especificamente para isso. Há também a possibilidade de pesquisa e docência em instituições de ensino superior.

Diferencial do curso: O perfil interdisciplinar herdado da formação em Ciência e Tecnologia no primeiro ciclo e a possibilidade de usar os conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento são diferenciais do curso. Com a forte formação dada no curso e a falta de profissionais qualificados na área, existem excelentes oportunidades de carreira para o egresso.

voltar ao topo


Biomedicina

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 33

Sobre o curso: O curso visa formar profissionais para exercer docência e pesquisa nas diferentes áreas biomédicas, com sólidos conhecimentos dos aspectos básicos da biologia humana, dos processos fisiológicos e patológicos. O curso tem duração de 4 anos em período integral. Os três primeiros anos estão relacionados à aquisição de conhecimentos específicos à sua formação. No sexto semestre os estudantes optam por cursar disciplinas eletivas ou realizar estágio prático em laboratório de análises clínicas. O 4º ano consiste em um estágio, no qual o aluno desenvolve um projeto de pesquisa individual, em uma especialidade de sua escolha e sob a orientação de um pesquisador na área pretendida. Espera-se para o graduado o seguinte perfil: conhecimento sólido das ciências básicas da área biomédica; capacidade de autoaprendizagem; facilidade em obter informações nas várias formas de divulgação do conhecimento; espírito crítico amadurecido; conhecimento e familiaridade com o método científico; capacidade de formular e desenvolver um plano de pesquisa; apresentar seus resultados e conhecimentos adquiridos com clareza e adequação, tanto na forma escrita como na forma oral; desempenhar seu trabalho de forma ética.

Principais unidades curriculares: Biologia Celular, Biologia Molecular, Anatomia, Histologia, Biologia do Desenvolvimento, Biofísica, Bioquímica, Química, Matemática, Físico-Química, Fisiologia, Psicobiologia, Genética, Engenharia Genética, Microbiologia, Imunologia, Parasitologia, Patologia, Farmacologia, Análises Clínicas, Informática em Saúde, Bioestatística, Epidemiologia, Filosofa e Ética.

Mercado de trabalho: Os graduados deste curso podem exercer atividades profissionais em institutos de pesquisa, em empresas de iniciativa privada ligadas à área biomédica, como a indústria farmacêutica e de alimentos e em laboratório de análises clínicas. Sobretudo, poderão exercer atividades de pesquisa e docência em instituições de ensino de nível superior.

Diferencial do curso: Desde os primeiros anos do curso, os alunos têm a oportunidade de participar de atividades de iniciação científica nos laboratórios UNIFESP, onde podem acompanhar ou desenvolver projetos de pesquisa, participar de congressos científicos e, muitas vezes, os projetos podem resultar em publicações em revistas de divulgação nacional e internacional.

voltar ao topo


Enfermagem

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 88

Sobre o curso: O Curso de Graduação da Escola Paulista de Enfermagem articula diferentes áreas do conhecimento em três grandes campos teórico-prático: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciência da Enfermagem. Comprometido com as mudanças da sociedade e com a priorização da assistência sistematizada de enfermagem, desenvolve ações integradas de promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, nas diferentes fases do ciclo-vital. Tem como objetivo formar Enfermeiros com postura transformadora para atuar em qualquer nível dos programas de saúde, atendendo aos princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país. A filosofia do curso, pautada no valor do cuidado ao ser humano, no conhecimento científico, no desenvolvimento de competências, respaldada pela ética, a fim de preparar os futuros profissionais para a inovação, a reflexão, a crítica construtiva e a busca da autodeterminação profissional. O enfermeiro graduado pela EPE possui formação generalista, com competências para atuar nas dimensões biopsicossociais que envolvem o processo saúde-doença-cuidado do indivíduo, família e comunidade, no desenvolvimento de ações assistenciais, educativas, de gestão e de pesquisa.

Principais unidades curriculares: Anatomia Descritiva e noções de topografa; Princípios, Fundamentos do Cuidado em Enfermagem I: Farmacologia: Vigilância em Saúde; Gerenciamento dos Serviços de Saúde e Enfermagem; Enfermagem Clínica; Enfermagem cirúrgica; Enfermagem em Saúde Mental; Enfermagem Gerontológica; Metodologia da Pesquisa; Enfermagem em Saúde Coletiva; Enfermagem na Saúde da Mulher e Reprodutiva; Enfermagem na promoção à saúde da criança e do adolescente; Enfermagem em Pediatria Clinica Cirúrgica; Enfermagem em Saúde Neonatal; Enfermagem em Emergência; Enfermagem em Cuidados Intensivos.

Mercado de trabalho: Com as mudanças no cenário da assistência à saúde e no perfil demográfico da população, a demanda por profissionais de Enfermagem com qualificação compatível para responder aos desafios atuais é alta.

voltar ao topo


Fonoaudiologia

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Diurno e integral Vagas: 36

Sobre o curso: O Curso de Graduação em Fonoaudiologia tem como objetivo formar um profissional generalista com ênfase nas ações de Promoção e Proteção à Saúde, capaz de prevenir, identificar, avaliar, diagnosticar e intervir nos distúrbios da comunicação humana. O profissional também estará habilitado a aperfeiçoar os padrões de audição, voz, deglutição, fala e linguagem humana; preparado também para desenvolver atividades de ensino e pesquisa na sua área. O incentivo à pesquisa começa com as bolsas de Iniciação científica, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e outras atividades na Graduação que estimulam o estudante a dar continuidade em Programas de Pós-Graduação.

Principais unidades curriculares: O Curso é estruturado em quatro séries, organizadas sequencialmente em três Ciclos: Básico, Integrado profissionalizante ( Unidades Curriculares: UCI: Comunicação Humana: o Suceder Normal; UC II: Comunicação Humana: Critérios e Métodos de Avaliação; UC III: Comunicação Humana: Patologia Fonoaudiológica; UCIV: Comunicação Humana: Terapia Fonoaudiológica; UCV: Comunicação Humana: Promoção e Prevenção Fonoaudiológica) e Ciclo de Estágio profissionalizante.

Mercado de trabalho: Fonoaudiologia Clínica: clínicas, hospitais e empresas privadas; Saúde Coletiva; UBS, Ambulatórios e Clínicas Especializadas, Núcleos de Reabilitação, Centros de Saúde Mental e Centros de Referência de Saúde do Trabalhador; Hospitalar: em equipes multiprofissionais de triagens neonatais, UTI; Educacional: escolas; Arte e nas Ciências da Comunicação: radiodifusão, TV e telemarketing.

Diferencial do curso: Propiciar a prática clínica a todos os graduandos nas diferentes áreas de atuação do fonoaudiólogo.

voltar ao topo


Medicina

Campus São Paulo

Duração: 12 semestres Turno: Integral Vagas: 121

Sobre o curso: O graduado em Medicina é um profissional com domínio das ciências biológicas - dos eventos moleculares à anatomia - com especial apreço pela vida humana, pelas pessoas, suas necessidades e sofrimentos - compreendendo-as como sujeitos que fazem parte de um contexto social, cultural e histórico. A Escola Paulista de Medicina possui um corpo docente altamente qualificado formado em quase sua totalidade por doutores, pós-doutores e livre-docentes. Possui estrutura com excelentes laboratórios de pesquisa, prédio de anfiteatros destinados às aulas, uma das maiores bibliotecas do país, hospital escola e uma rede para a assistência primária e secundária da população. O objetivo do curso é formar um médico com conhecimento científico sólido e responsabilidade social. Para atingir este objetivo, durante a graduação o universitário tem acesso a um vasto conhecimento que vai desde as bases morfológicas até a complexa interação de conhecimentos necessários para a assistência médica de qualidade aos pacientes. Isso lhe permite pesquisar, prevenir, diagnosticar, tratar e orientar satisfatoriamente portadores de doenças e, também, compreender a dimensão psicológica e social do processo saúde-doença. Essa formação profissional é, desde o início do curso, norteada pela prática ética e humanizada. O Curso Médico da Escola Paulista de Medicina está estruturado como um currículo nuclear em módulos temáticos, nos quais diferentes disciplinas são ministradas ao aluno de forma integrada. A duração do curso é de seis anos, tempo integral, divididos em três ciclos: Básico (1º e 2º anos), profissionalizante (3º e 4º anos) e Internato (5º e 6º anos).

Mercado de trabalho: O médico formado na Escola Paulista de Medicina terá condições de atuar no mercado de trabalho tanto na assistência aos pacientes como no campo da pesquisa básica, clínica ou epidemiológica. Este profissional terá as ferramentas necessárias para atuação ética, responsável e humanizada para exercer sua profissão bem como uma base científica sólida para realizar suas atividades com competência.

Diferencial do curso: O Curso Médico da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), tradicionalmente promove a integração do aluno, durante a graduação, estabelecendo efetiva participação multidisciplinar, sempre sob a orientação de profissionais especificamente vinculados ao curso.

voltar ao topo


Tecnologia Oftálmica

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 17

Sobre o curso: O curso tem como filosofiaa formação de profissionais aptos a colaborar com a Oftalmologia nos cuidados da saúde ocular, desempenhando funções de avaliação, pesquisa e prevenção de problemas oculares, por meio de tecnologia cada vez mais avançada, bem como a assistência à população, ao fomento de produção de novos conhecimentos científico-tecnológicos e em gestão de saúde, de forma integrada e multidisciplinar. Nesse sentido, oferece educação para o trabalho aliando uma base teórica sólida e abrangente a uma formação profissional específica de qualidade. Atividades acadêmicas: 1º ao 4º semestre, o curso abrange disciplinas das áreas básicas de biológicas, exatas e humanas. Nos 3º e 4º anos, o ciclo profissionalizante envolve conceitos da área oftalmológica e integração entre conteúdos teóricos e atividades práticas, realizadas no Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM/ Unifesp. O último semestre compreende o estágio obrigatório e a elaboração do trabalho de conclusão de curso para estimular a reflexão crítica, criatividade e capacidade de construção do conhecimento em uma especialidade de sua escolha em Departamentos da UNIFESP, órgãos governamentais, empresas e hospitais credenciados, propiciando a aproximação ao mercado de trabalho.

Principais unidades curriculares: Administração e Gestão de Pessoas, Bases da Tecnologia Oftálmica, Biometria, Exames Subsidiários em Cirurgia Refrativa, Córnea, Glaucoma e Retina, Fisiologia Especializada, Instrumentação Cirúrgica Oftalmológica, Lente de Contato, Motilidade Extrínseca Ocular, Óptica Fisiológica, Perimetria, Visão Subnormal.

Mercado de trabalho: O profissional atua principalmente em equipes multidisciplinares de assistência à saúde ocular, em colaboração com o oftalmologista, em hospitais e consultórios oftalmológicos. Crescentemente, o profissional tem sido absorvido na área de comercialização de produtos oftalmológicos, inovação tecnológica e gestão em saúde.

Diferencial do curso: Em uma área de conhecimento dinâmico, preparar o graduando para que seja capaz de absorver com competência novas tecnologias, visando promover a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional permanente. Busca-se propiciar que o egresso se motive ao aprimoramento contínuo, com especializações e pós-graduação, compreendendo seu papel na sociedade.

voltar ao topo


Tecnologia em Informática em Saúde

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Matutino Vagas: 17

Sobre o curso: O Curso Superior de Tecnologia em Informática em Saúde - CSTIS em consonância com as transformações pelas quais as sociedades passam diante do progresso das tecnologias, mais especificamente com a relevância da tecnologia na área da Saúde, e respeitando as Diretrizes Curriculares Nacionais específicas, forma o tecnólogo com pensamento reflexivo, autonomia intelectual, capacidade empreendedora, apto a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades profissionais relacionadas à área de Informática em Saúde. O profissional será formado para a aplicação e desenvolvimento da pesquisa e inovação tecnológica para aplicação na saúde, gestão de processos de produção de bens e serviços voltados para as instituições e profissionais da área da saúde e para o atendimento ao paciente. O CSTIS assume o compromisso de uma proposta formativa que objetiva o desenvolvimento de competências profissionais tecnológicas para suportar e responder às demandas dos diferentes ambientes da Saúde como clínicas, hospitais, planos de saúde, secretarias de saúde, assistência domiciliar, centros de processamento de dados da Saúde, entre outros.

Principais unidades curriculares: O currículo do curso está organizado em UCs d e formação comum das ciências exatas, biológicas e humanas e UCs profissionalizantes que contemplam a gestão de informação em saúde e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à saúde, além do Trabalho de Produção Intelectual e Estágio Curricular.

Mercado de trabalho: É uma área emergente com grande aceitação no mercado de trabalho, decorrente da crescente informatização dos serviços de saúde, os quais têm gerado importantes demandas para o profissional de Informática em Saúde que poderá atuar na gestão e desenvolvimento de sistemas informatizados para serviços de saúde..

Diferencial do curso: O Curso se diferencia pela sólida formação básica e pela formação profissional interdisciplinar nas áreas de Tecnologia e Saúde, além da inserção precoce do estudante no mercado de trabalho por meio de visitas técnicas, atividades extracurriculares, estágios supervisionados.

voltar ao topo


Tecnologia em Radiologia

Campus São Paulo

Duração: 8 semestres Turno: Integral Vagas: 17

Sobre o curso: O curso de Tecnologia em Radiologia da UNIFESP promove a formação de um profissional competitivo no mundo globalizado que atenda as necessidades do atual mercado brasileiro, carente de profissionais com habilidades específicas na exploração e desenvolvimento de sistemas para a aquisição de imagens informatizadas, para fins de diagnóstico médico. O currículo deste curso está organizado em torno de dois ciclos: Ciclo Básico, onde abrangem disciplinas das três grandes áreas do conhecimento (ciências biológicas, exatas e humanas) e o Ciclo profissionalizante, constituído por disciplinas teórico práticas relacionadas ao conhecimento dos princípios de aquisição de imagens para o diagnóstico nos seus diferentes aspectos. As disciplinas ministradas no ciclo profissionalizante aplicam metodologias que privilegiam a participação ativa do aluno e a integração entre os conteúdos, promovendo a competência e a habilidade profissional gradualmente, com complexidade crescente, desde a observação até a prática assistida na realização dos exames no Departamento de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP. Atividades acadêmicas: TCC, estágio, extensão, etc.

Principais unidades curriculares: Anatomia, Biologia, Fisiologia, Física, Química, Cálculo, Informática, Física Radiológica, Gestão em Radiologia, Anatomia Radiológica, Enfermagem, Radiologia Convencional, Agentes de Contraste, Mamografa, Ultra-sonografa, Radiologia Digital, Angiografa, Tomografa Computadorizada e Ressonância Magnética.

Mercado de trabalho: profissional atuante em serviços de diagnóstico por imagem na aquisição de imagens clínicas, produzindo imagens de alta confabilidade e otimizadas; no ensino, na pesquisa e na gestão de processos e de tecnologia aplicada à produção da imagem clínica em fornecedores e consumidores de sistemas.

Diferencial do curso: Forte formação cientifica no ciclo básico e excelência na formação profissionalizante em tecnologias aplicadas na realização de exames no Departamento de Diagnóstico por Imagem da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. 100% do egresso absorvido pelo mercado de trabalho.

voltar ao topo


Tecnologia em Design Educacional

Campus Virtual

Duração: 5 semestres Turno: a distância Vagas: 30

Sobre o curso: O curso terá o objetivo de formar o profissional que atua em espaços educativos presenciais, a distância ou na articulação destas possibilidades, compondo metodologias e tecnologias que viabilizam e potencializam os processos educativos. O aluno do curso será formado no próprio campo de trabalho: o das tecnologias, ambientes de aprendizagem e mediações digitais e virtuais; justificando-se a relevância em ser um curso a distância. A dedicação mínima aos estudos será de 20 horas semanais e o aluno irá frequentar, ao longo de cada semestre, o polo de apoio presencial para desenvolver atividades presenciais.

Principais unidades curriculares: O curso acontecerá em cinco semestres e compreende os contextos educacionais de ação do designer educacional: 1) Design educacional em contextos abertos e em rede; 2) Design educacional em contextos não formais culturais e inclusivos; 3) Design educacional em contextos formais; 4) Design educacional em contextos não formais corporativos; 5) Projeto autoral de design educacional, num contexto escolhido pelo aluno.As disciplinas desenvolvidas no semestre compõem as seguintes áreas de conhecimento: educação, tecnologia, comunicação, design, linguagens e gestão de projetos e processos.

Mercado de trabalho: A demanda desse profissional tem crescido exponencialmente como resposta a uma educação mais ativa, inovadora e mediada por tecnologias que ampliam o alcance territorial e o acesso à educação. A sua atuação acontece em cursos acadêmicos, corporativos, em todos os níveis de ensino e/ou espaços culturais, e nas diferentes etapas dos projetos educacionais (planejamento, desenvolvimento, implementação, avaliação e gestão) sejam estes voltados ao ensino online, e as ações educativas presenciais e híbridas integradas ao uso de tecnologias.

Diferencial do curso: A metodologia do curso será baseada em projeto considerando-se diferentes contextos educacionais. Os projetos educacionais terão como enfoque discussões sobre questões culturais, sociais, análise e experimentações autorais sobre linguagens, metodologias, padrões e formatos para promoção da aprendizagem por projeto como um processo ativo, integrador e transversal. O profissional formado no Curso Superior Tecnológico em Design Educacional será também provocado a pensar na inovação e no impacto das soluções educacionais geradas nas esferas sociais, econômicas ou científicas.

voltar ao topo


Departamento de Comunicação Institucional

Projeto gráfico: Ana Carolina Fagundes, Ângela Cardoso Braga
Capa: Francisco Canzian
Tratamento de imagens: Reinaldo Gimenez
Fotografas: Acervo Unifesp

Revisão de Texto: Pró-Reitoria de Graduação
Elaborado em agosto de 2018

http://www.unifesp.br/reitoria/vestibular