Subsídios teóricos para a sua prática de EaD

Acessos: 1362

A Profa. Drª. Lucila Pesce foi a webconferencista do dia 01/12/2010 e abordou de forma muito instigante o tema: Concepções de conhecimento e EAD.

Profª. LucilaProfª. Drª. Lucila Pesce

Ela iniciou sua aula apontando os principais subsídios teóricos, com o objetivo de criar uma reflexão sobre as concepções de conhecimento (bases gnosiológicas) que suportam o desenho didático dos cursos veiculados nos ambientes digitais e os sujeitos que conhecem o “fazer” do processo da educação a distância. Justificando a necessidade da reflexão sobre essas concepções, ela destacou a importância da mediação, nos processos de aprendizagem veiculados em contexto digital.

Dentre os assuntos abordados, a discussão sobre a contribuição do Interacionismo e do Conectivismo aos cursos online pôde ser apontada como um aspecto relevante, na medida em que sinaliza como os cursos online podem ser desenvolvidos sob outras bases que não a da racionalidade instrumental (que suporta cursos massivos, que prevêem pouca interação). Dito de outro modo, o Interacionismo e o Conectivismo convidam a pensar em cursos online que partem do repertório conceitual e cultural do aluno, apostam no valor das interações em rede e respeitam o ritmo de aprendizagem dos sujeitos sociais em formação. Visando uma ação de comunicação mais efetiva, foi publicado em julho/2011 o novo portal UAB | UNIFESP. Além da facilidade do encontro de informações, o portal prioriza a objetividade na divulgação de cursos, eventos, notícias, editais de seleção de profissionais, entre outros.

O âmbito da EAD, em geral, e da UAB, em particular, tem exigido dos seus profissionais um constante aprimoramento teórico-metodológico para o planejamento, o desenvolvimento, a implantação de cursos. Nesse sentido, segundo a professora Lucila, faz-se necessário refletir sobre diversas temáticas que têm impacto direto na qualidade dos cursos veiculados em ambientes digitais. Dentre tais temáticas, a discussão sobre concepções de conhecimento pode dar novas luzes para se pensar nos rumos que se descortinam aos processos de formação, em nível superior, que se valem da modalidade de educação a distância.

Conheça mais, aqui:

- a webconferência ministrada pela Profª. Drª. Lucila Pesce.

- o curriculum da Profª. Drª. Lucila Pesce.