Perguntas Frequentes

  • O que são perguntas frequentes?

    São as dúvidas mais comuns dos usuários das plataformas on-line.

  • O que é UAB?

    A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

  • Quando foi criado Sistema da Universidade Aberta do Brasil?

    O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

  • Como funciona o Sistema da UAB?

    O Sistema da Universidade Aberta do Brasil é gerido no âmbito da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio de sua Diretoria de Educação a Distância (DED). A CAPES, como órgão gestor da UAB, oferta anualmente Editais de fomento ao Sistema, tanto para cursos novos quanto para reofertas de cursos, todos obrigatoriamente utilizando a metodologia de ensino a distância. Os Editais normalmente possuem um número máximo de vagas para cada modalidade de oferta (licenciatura, bacharelado ou especialização). Em 2014 o Sistema disponibilizou a oferta de 250.000 vagas. Para aderir ao sistema as IPES devem formalizar sua adesão por meio de Edital específico. A análise e deliberação da aprovação dos cursos fica a cargo da CAPES, que analisa caso a caso e delibera ou não pela aprovação do curso. O sistema de propostas de cursos e articulação é gerido pela plataforma on-line chamada SisUAB. O sistema de gestão de bolsas é denominado SGB e a plataforma on-line de troca de informações entre a DED/CAPES e os Coordenadores UAB é o ATUAB.

  • Como submeto um curso?

    A oferta de cursos novos ou reofertas de cursos devem sempre passar pelos trâmites internos da Unifesp. Veja os processos internos de aprovação de cursos acessando os endereços eletrônicos (sites) de uma das Pró-reitorias de Ensino para a modalidade que você pretende enviar o seu curso. Por exemplo, se você quer ofertar um curso de graduação a distância pela UAB, é necessário que você primeiro cumpra com todos os ritos internos de aprovação de um curso nessa modalidade, especificados no Regimento da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Unifesp. Após aprovado em todas as instâncias internas é que o curso pode ser enviado à Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp e avaliado em seu mérito para as normas do Sistema UAB.

  • Aprovei meu curso na Pró-reitoria de Ensino. Agora já posso iniciá-lo na UAB?

    Não. O fato de aprovar o curso na Pró-reitoria de Ensino (PROEX, PROGRAD ou Pró-reitoria de Pesquisa) não significa que seu curso já pode ser ofertado pela UAB. É necessário uma análise da equipe de docentes da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Unifesp, que emitem pareceres técnicos sobre a adequação ou não do curso às diretrizes do Sistema UAB. Após a análise técnica do Núcleo UAB na Unifesp, é preciso que a CAPES abra um edital de "Oferta de cursos novos", caso o curso nunca tenha sido oferecido, ou de "Reoferta de cursos", para os cursos que já estão em andamento.

  • Tive meu curso aprovado no Edital da UAB/CAPES. Como faço para começar?

    Normalmente, um curso novo, quando aprovado em Edital da UAB/CAPES, precisa ser estruturado para que sua oferta aconteça utilizando as metodologias de ensino a distância. Assim que a Coordenação da UAB na Unifesp informa ao coordenador que seu curso foi aprovado, é dado o início à fase de construção do curso nas plataformas on-line. O sistema de ensino utilizado pela UAB/Unifesp é o Moodle, um gerenciador amplamente utilizado em cursos a distância. O fluxo de produção dos materiais de um curso normalmente segue uma demanda específica, que é: a) aprovação do curso; b) início das negociações da oferta (datas, editais de adesão dos alunos, tutores e professores); c) produção dos materiais e ambiente ; d) gestão do curso junto à coordenação (pagamento de bolsas, sistemática de gerenciamento das avaliações etc.). A Equipe da UAB na Unifesp é responsável pela criação das plataformas de ensino on-line para os cursos. Para isso conta com uma equipe de docentes e de uma equipe multidisciplinar, formada por Designers Instrucionais, que desenham as interações nas plataformas virtuais de ensino. A CAPES, para fomentar a oferta dos cursos, apoia a produção, a tutoria e os docentes dos cursos por meio de bolsas de pesquisa e tutoria. O sistema de gestão das bolsas é realizado pela Coordenação da UAB na Unifesp e o pagamento é autorizado e gerido em âmbito nacional pela CAPES.

  • Qual é o prazo para submissão de um curso?

    Os Editais para adesão, ofertas e reofertas são normalmente anuais, mas atrasos podem acontecer, dada a necessidade de negociação de recursos realizada pela CAPES junto aos órgãos de fomento.

  • Como fico sabendo de novidades sobre os Editais?

    Acesse nosso endereço na Unifesp: www.unifesp.br/reitoria/uab ou o endereço da UAB na Capes, www.uab.capes.gov.br .

  • Onde fica a equipe da UAB na Unifesp?

    Atualmente a equipe da UAB está situada no quarto andar do prédio da Reitoria da Unifesp, na Rua Sena Madureira, 1500, São Paulo, SP, CEP 04021-001.

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