Sites Relevantes

logotipo repositorio unifesp

Portal de armazenamento e acesso à produção intelectual da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Um projeto da Coordenadoria da Rede de Bibliotecas da UNIFESP (CRBU).


capes

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

"(...) As atividades da Capes podem ser agrupadas em quatro grandes linhas de ação, cada qual desenvolvida por um conjunto estruturado de programas:

  • avaliação da pós-graduação stricto sensu;
  • acesso e divulgação da produção científica;
  • investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
  • promoção da cooperação científica internacional. (...)"

fonte:http://www.capes.gov.br/sobre-a-capes/historia-e-missao


cnpq

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

"O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Sua história está diretamente ligada ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil contemporâneo. (...)"

fonte:http://www.cnpq.br/cnpq/index.htm


fapesp

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

"A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Está ligada à Secretaria de Ensino Superior do Governo do Estado de São Paulo.

Desde 1962, com autonomia garantida por lei, a FAPESP concede auxílios a pesquisa e bolsas em todas as áreas do conhecimento e financia outras atividades de apoio à investigação, ao intercâmbio e à divulgação da ciência e da tecnologia em São Paulo. (...)"

fonte:http://www.fapesp.br/materia.php?data[id_materia]=2


lattes2

Plataforma Lattes

"A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais. (...)"

"(...) O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência. (...)"

fonte:http://lattes.cnpq.br/conteudo/aplataforma.htm


chagas2

Plataforma Integrada Carlos Chagas

"(...) A Plataforma Carlos Chagas nasce com importantes funções. Reunindo os dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros, a Plataforma oferece um ambiente personalizado para o seu usuário que poderá acessar todas as informações operacionais disponíveis na Agência."

fonte:http://carloschagas.cnpq.br/conhecaPlataforma.html


grupos

Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil

"O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, projeto desenvolvido no CNPq desde 1992, constitui-se em bases de dados que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País. O Diretório mantém uma Base corrente, cujas informações são atualizadas continuamente pelos líderes de grupos, pesquisadores, estudantes e dirigentes de pesquisa das instituições participantes, e o CNPq realiza Censos bi-anuais, que são fotografias dessa base corrente. (...)"

fonte:http://www.cnpq.br/gpesq/apresentacao.htm#p1


periodicos

Portal Periódicos CAPES

"(...) O Portal .periodicos. CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 11.419 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, e a mais de 90 bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento. Inclui também uma seleção de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet. (...)"

fonte:http://periodicos.capes.gov.br/, seção: O que é?

 


proquest

 

As bases de dados que compõem a ProQuest Business Collection estão disponíveis nos computadores da rede UNIFESP

Para acesso a conteúdos para negócios, contabilidade e ciências atuariais. Estas bases completam a grade já oferecida pelos periódicos CAPES sem sobreposições. Entre outros periódicos, é possível acessar a HARVARD BUSINESS REVIEW, Wall Street Journal, THE ECONOMIST. É possível acessar também plataformas generalistas, tais como ABI complete (dissertações, Market reports, trade journals, notícias de parceiros EXCLUSIVOS) e plataformas especializadas, tais como, a PQ Entrepreneurship, Accounting & Tax, Banking Information Source, Asian Business and Reference e International Bibliography of the social sciences.

Para acesso às bases de dados: http://search.proquest.com/index

Para acessar guias e manuais de uso, bem como tutoriais de acesso à Plataforma ProQuest: http://proquest.libguides.com/portugues/proquest


apg

Associação dos Pós-Graduandos

"A Associação dos Pós-Graduandos é a entidade legítima de representação de todos os discentes regularmente matriculados em quaisquer cursos de pós-graduação da Universidade Federal de São Paulo. (...)"

fonte:http://apgunifesp.webnode.com/


Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)

"O COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA da UNIFESP/EPM é uma instância colegiada, constituída pela instituição em respeito as normas da Resolução nº 196, de 10 de outubro de 1996, do Conselho Nacional de Saúde.

O Comitê tem caráter multi e transdisciplinar, incluindo a participação de profissionais da área da saúde, das ciências sociais e humanas, e usuários da instituição."

fonte:http://www.unifesp.br/reitoria/orgaos/comites/etica/index.htm


 

coreme

Comissão de Residência Médica

"(...) Na UNIFESP os Programas de Residência Médica são coordenados pela Comissão de Residência Médica – COREME, que está subordinada ao Conselho de Extensão – COEX, presidido pelo Pró-Reitor de Extensão."

fonte:http://proex.unifesp.br/coreme


MEC

O Ministério da Educação foi criado em 1930, logo após a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Com o nome de Ministério da Educação e Saúde Pública, a instituição desenvolvia atividades pertinentes a vários ministérios como saúde, esporte, educação e meio ambiente. Até então, os assuntos ligados à educação eram tratados pelo Departamento Nacional do Ensino, ligado ao Ministério da Justiça.

Fonte: Site do MEC, Serviços, O MEC, História.http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2&Itemid=171

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse