Bolsas no país

Os alunos de pós-graduação da UNIFESP podem obter bolsas de Mestrado ou Doutorado através de três agências de fomento: CNPq, CAPES e FAPESP.

As bolsas da CAPES, gerenciadas pela UNIFESP, são concedidas aos Programas, que as distribuem aos alunos conforme regras estabelecidas pela CAPES e pelos Programas.

As bolsas do CNPq e FAPESP são concedidas pelos Programas (CNPq) ou diretamente através dos orientadores (CNPq e FAPESP).

 


Bolsas CAPES

 

Processo seletivo

O interessado em uma bolsa da CAPES deverá procurar a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em que pretende ingressar e se informar sobre os procedimentos e requisitos necessários para obtê-la.


Os Programas são os únicos responsáveis pela seleção e concessão de bolsas de estudo da CAPES aos candidatos que atendem os requisitos necessários, tendo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação desta Instituição a incumbência de gerenciar a manutenção dessas bolsas e o pagamento dos bolsistas, mantendo assim um sistema de acompanhamento desses bolsistas permanentemente disponível para a CAPES e aos Programas de Pós-Graduação envolvidos.

 

Duração das Bolsas

A bolsa será concedida pelo prazo máximo de 24 (vinte e quatro) meses para o Mestrado e 48 (quarenta e oito) meses no máximo para o Doutorado.


Na apuração do limite de duração das bolsas será considerado também o período que o aluno recebeu bolsa de mesmo nível por outro programa ou por outra agência, assim como o período do estágio no exterior (bolsa PDEE ou balcão) subsidiado por qualquer outra agência ou organismo nacional ou estrangeiro.


O bolsista de mestrado que obtiver recomendação para ingresso no doutorado (mudança de nível), será contemplado com bolsa deste nível e não poderá ter a duração de bolsa superior a 60 (sessenta) meses, considerado ambos os níveis.


Obs.: a CAPES assegura a duração das bolsas acima citada, porém ficará a critério do Programa de Pós-Graduação o número de meses a serem concedidos aos bolsistas, bem como a determinação do cancelamento de bolsa caso seja infringida qualquer norma constante no Regulamento da CAPES para as bolsas, no Regimento da Pós-Graduação da UNIFESP ou no Regulamento do Programa de Pós-Graduação.

 

Calendário para Bolsas Capes DS (Demanda Social) 2017
Mês de referência Período de encaminhamento de formulários até... Cadastramento Cancelamento Suspensão
Janeiro dia 13 (sexta-feira) X X X
Fevereiro dia 15 (quarta-feira) X X X
Março Data limite ainda não informada pela Capes X X X
Abril X X X
Maio X X X
Junho X X X
Julho X X X
Agosto X X X
Setembro X X X
Outubro X X X
Novembro X X X
Dezembro X X X
  • Ficarão automaticamente para o mês subsequente todos os cadastramentos, cancelamentos e suspensões que chegarem nesta Pró-Reitoria após as datas acima. Controlem as datas de envio e chegada de documentos nesta Pró-Reitoria vindas pelo malote de outros Campi.

 

ATENÇÃO!
CANCELAMENTOS DE BOLSISTAS REUNI ME/DO DEVERÃO SER ENCAMINHADOS A ESTA PRÓ-REITORIA TODOS OS MESES ATÉ O DIA 5 DE CADA MÊS.

 


Para maiores informações sobre as outras agências acesse:

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse