Capes oferta 48 bolsas a pesquisadores voltados à criação de conhecimento sobre a Covid-19

Decisão contempla programas de pós-graduação específicos e comprometidos com a ciência brasileira

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está ofertando à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) 48 bolsas de pós-graduação (23 de mestrado e 25 de doutorado). A decisão, classificada como emergencial, foi comunicada nessa segunda-feira (30) e acena a concessão de novas bolsas de mestrado e de doutorado, a instituições cujos programas de pós-graduação envolvidos com a produção de conhecimento orientado tanto à prevenção/combate à pandemia da Covid-19 quanto ao enfrentamento de novas crises de igual ou maior proporção.

Os programas de pós-graduação da Unifesp contemplados com a medida são Biologia Estrutural e FuncionalCiências Biológicas (Biologia Molecular)EnfermagemFarmacologiaInfectologiaMedicina (Hematologia)Medicina (Pneumologia)Medicina TranslacionalMicrobiologia e ImunologiaPediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria, e Saúde Baseada em Evidências.

Conforme explica Karen Spadari, Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação e Pesquisa, foram contemplados programas que objetivamente demonstraram, ao longo dos anos, qualidade e comprometimento com a ciência brasileira e cujos resultados sejam estrategicamente voltados para ações de alta relevância para o país. "Aguardamos informações sobre o prazo para a solicitação das bolsas", comemora.