Ações da Propgpq no período da quarentena

Desde o início da quarentena em 16.03.2020, a Propgpq acompanha as principais ações que estão sendo realizadas na Agits, na internacionalização, na pós-graduação e na pesquisa. Visando manter as atividades, quando possíveis, solicitamos levantamento de tudo o que estava sendo feito neste período em todas as áreas citadas. Resumidamente, podemos destacar algumas ações:

Na internacionalização, apesar da mobilidade ser inviável neste momento, devido a pandemia, as reuniões, seminários e webinar com palestrantes internacionais estão acontecendo. As atividades do CapesPrint como orientações a alunos no exterior e coordenadores de projetos bem como análise das candidaturas e reuniões da AUGM (Associação das Universidades do Grupo Montevideo) permanecem remotamente;

Na pesquisa, a Propgpq estimulou a criação de grupos de pesquisadores em diversas áreas relacionadas a pandemia (epidemiologia, saúde coletiva e políticas públicas; pesquisa básica; pesquisa clínica; diagnóstico; novos materiais e equipamentos para suporte e assistência e mapeamento do impacto social e econômico) para discutir e estimular projetos específicos no combate ao covid-19. Atualmente, temos 180 pesquisadores cadastrados em um banco de dados e 69 projetos relacionados ao COVID-19 em andamento, distribuídos nas Unidades Universitárias:

· 61% CSP (42 projetos)

· 15% Diadema (10 projetos)

· 12% Baixada Santista (8 projetos)

· 7% SJC (5 projetos)

· 3% Osasco (2 projetos)

· 1% Guarulhos (1 projeto)

· 1% Zona Leste (1 projeto)

Vale ressaltar, que destes projetos, 13% foram aprovados, 54% foram submetidos e 33% estão sem financiamento. Ainda, temos alguns projetos nos comitês de ética em pesquisa (CEP/CONEP e CEUA), sendo que 22% já foram aprovados, 36% submetidos e 42% em preparação para submissão.

Ainda, estão ocorrendo diversos webinários sobre COVID-19 para divulgar e discutir informações sobre o coronavírus, e estamos aguardando resultado da nossa submissão de solicitação de uma Unidade Embrapii.

Na pós-graduação, realizamos levantamento das atividades em andamento. Dos 71 programas de pós-graduação, 54 nos enviaram as suas atividades, sendo: 8 PPGs do Campus Diadema; 2 PPGs de Osasco; 8 PPGs de Guarulhos, 2 PPGs da EPE; 7 PPGs do Campus SJC, 6 PPGs da Baixada Santista e 21 da EPM.
Ressaltamos, que os programas continuam com suas disciplinas teóricas, reuniões, seminários de maneira remota e as atividades de pesquisa essenciais (que comprometem o experimento, risco para animais e humanos), bem como, as relacionadas ao COVID-19 permanecem. As defesas e qualificações estão acontecendo online, com assinaturas via SEI e até o momento, já foram realizadas 72 defesas.

Na Agits, algumas atividades estão sendo realizadas:

1) Projeto MIT-UNIFESP-UFRGS - http://safepaths.mit.edu/ - monitorar infectados e contactantes por GPS e BlueTooth no Celular - EM ANDAMENTO

2) Promoções campanha autocuidado com-ciência - No Instagram @autocuidado_comciencia - NO AR

3) Interação para viabilização de respirador com equipe prof Falcão e eng Clínica HSP - (Ventflow VF 2020) - NO AR

4) Colaboração com equipe Thabata e Gabriel (@brcontravirus) e Leroy Merlin - Máscaras TNT 150 e entrega de faceshields (ja feitos para o Graac) - NO AR

5) Colaboração com CoronaTrack - caixa de intubação e demanda de equipamentos - NO AR

6) Projeto funcionalização de máscaras cirúrgicas - Químicas diadema e Ricardo Bertolla - EM ANDAMENTO

7) Protocolo história natural Covid e oftalmologia - Reuniões grupo ProPgPq - Marimelia - CONEP - Letter Lancet OFTALMO – PUBLICADO

8) Disciplina Optativa Intercampi e Webinars em ciclo de empreendedorismo - Sebrae, Linda e Carla Grigoleti - NO AR