Apresentação

A Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (ProPessoas), cuja criação foi aprovada através da Resolução nº 101, em maio de 2014 pelo Conselho Universitário, tem como missão promover o aprimoramento do potencial humano e da qualidade de vida de docentes e técnicos administrativos em educação (TAEs) da Unifesp. Além do acompanhamento da vida funcional dos servidores, busca-se propiciar seu desenvolvimento em ambientes saudáveis de trabalho, estimulando-se a ética e o respeito nas relações interpessoais no âmbito da universidade e da sociedade.

As atividades pertinentes à ProPessoas são executadas por três departamentos (Recursos Humanos, Saúde do Trabalhador e Desenvolvimento e Gestão de Pessoas) e por duas coordenadorias (Gestão de Vagas e Concursos e Segurança do Trabalho e Perícias), que integram sua estrutura.

A principal instância deliberativa da ProPessoas é o Conselho de Gestão com Pessoas (ConPessoas), que possui representação eleita de forma paritária para os três segmentos que compõem a universidade – docentes, TAEs e alunos.

Entre suas competências, enumeram-se:

  • Gerir os processos vinculados à vida funcional dos servidores, inclusive a mobilidade;
  • Propor e executar a política e/ou modelos de alocação de vagas de docentes e de TAEs nos campi;
  • Articular os diversos serviços relacionados ao bem-estar físico e mental do trabalhador, que compreendem a promoção da saúde, assistência médica, prevenção de doenças, perícia e readaptação funcional;
  • Desenvolver ações, de maneira compartilhada com os servidores, que visem ao estímulo e apoio à qualificação e aprendizado profissional e pessoal.

 

Pró-Reitorias

Unidades universitárias

Campi

Links de interesse